Exibir Ação

Campus:
CAMPUS ACOPIARA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
ENCONTRO DE GERAÇÕES: UMA VIA DE MÃO-DUPLA PARA O APRENDIZADO
Área Temática:
Saúde
Linha de Extensão:
Terceira Idade
Data de Início:
20/11/2019
Previsão de Fim:
30/12/2019
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
30
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Acopiara
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Redes sociais
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Cleanto Rogerio Rego Fernandes
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Cleanto Rogerio Rego Fernandes IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 06/11/2019 20/12/2019
Jayny Moreira Gonçalves IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 20/11/2019 30/12/2019
Maria Zilda Vieira da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 20/11/2019 20/11/2019
Samuel Nascimento de Araujo IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 20/11/2019 30/12/2019
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Prefeitura Municipal de Acopiara Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Brasil está com a sua população envelhecendo, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2050, haverá, no Brasil 73 idosos para cada 100 crianças e é imprescindível melhorar a qualidade de vida dos idosos, levando-os a participarem ativamente nas atividades do cotidiano evitando assim o desequilíbrio emocional e o surgimento de doenças, estresses e angústias. O projeto visa a inclusão 30 idosos do município de Acopiara, através da realização de atividades empreendedoras, culturais, lazer e de conhecimentos na área de informática proporcionadas pelos alunos do IFCE- campus Acopiara e estes terão a oportunidade de interagirem com os idosos, aprendendo que as necessidades deles não se resumem apenas a cuidados médicos, mas principalmente ao carinho, conversas e diversão, e tem como objetivo promover a troca de experiências e saberes em um processo de crescimento, aproveitando o conhecimento do idoso e do jovem.
Justificativa
O Brasil logo deixará de ser um país jovem para se tornar um país com predominância de velhos, a transição demográfica é incontestável. Segundo dados de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há mais de 14,5 milhões de idosos, correspondendo a cerca de 8,6% da população brasileira. O munícipio de Acopiara apresenta realidades semelhantes à nacional com uma população formada por 14,8% de idosos. Ao longo de muitas décadas, a nossa sociedade percebia os mais velhos de forma preconceituosa, rotulando-os como pouco importantes e excluindo-os do convívio social. O aumento significativo da população idosa, altera significativamente o perfil das políticas sociais, exigindo a implementação de leis, programas e projetos voltados para a promoção e garantia dos direitos da pessoa na terceira idade com abertura de horizontes para um envelhecimento com expectativa de uma vida saudável e com qualidade. Os idosos podem apresentar vários perfis diferenciados, desde sedentarismo, carência afetiva, perda de autonomia causados pelos mais diversos fatores como ausência de familiares para ajudar no auto cuidado, insuficiência de suporte financeiro, estilo de vida e outros. O novo paradigma manter no idoso sua capacidade funcional, mantendo-o independente e preservando a sua autonomia, inserindo no cotidiano e na sociedade, levando-o participar ativamente nas mais diversas áreas e desejando ser úteis de alguma forma, apesar da idade avançada. Quem chega à famosa “terceira idade” precisa entrar no ciclo do envelhecimento com autoestima, cidadania e qualidade de vida. Daí a necessidade da criação de projetos que envolvam lazer, oficinas de cidadania, minicursos, palestras educativas, orientações sobre empreendedorismo na terceira idade e jurídicas sobre os direitos dos idosos, aulas de informática com ênfase em rede social, ensinando a descobrirem o Skype, facebook, whatsapp. O IFCE- campus Acopiara, conhecedor desta realidade, não pode eximir-se da tarefa de apresentar um projeto que venha contribuir para que os idosos possam usufruir a vida com prazer e sabedoria, com também, levar nossos alunos a refletir que um dia serão velhos, conscientiza-los do seu papel social e que eles serão beneficiados com a troca de experiências entre gerações distintas.
Público Alvo
Idosos atendidos pelos Centros de Referência em Assistência Social (CRAs) do município de Acopiara - CE.
Objetivo Geral
Promover a troca de experiências e saberes entre os idosos e jovens, proporcionando para ambas as gerações oportunidades de convívio social com foco no desenvolvimento cognitivo e afetivo dos atores envolvidos no projeto.
Objetivo Específico
• Estimular a saudável convivência entre os idosos e jovens; • Difundir e atualizar conhecimentos entre os alunos do IFCE-campus Acopiara e os idosos por meio de atividades planejadas voltadas para o lazer, inclusão social e digital; • Promover a participação do grupo da terceira idade, em atividades sociais, culturais e artísticas; • Proporcionar palestras sobre temas como empreendedorismo na terceira idade, saúde, diretos dos idosos; • Criar atividades que melhoram a qualidade de vida da terceira idade, como por exemplo, as seguintes oficinas: trabalhos manuais e curso de informática. • Divulgar os trabalhos desenvolvidos nos grupos em eventos, feiras, internet.
Metodologia
O projeto será desenvolvido no campus do IFCE-Acopiara em parceria com a Secretária de Ação Social / Prefeitura Municipal de Acopiara, com 20 idosos selecionados através de entrevistas e 5 alunos do Campus de Acopiara. Durante as 7 semanas de execução do projeto, serão realizados encontros semanais nos quais o público alvo participará de atividades de lazer, promoção da saúde, palestras, e introdução à informática.