Exibir Ação

Campus:
CAMPUS ACOPIARA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
I Seminário de Estágio e PIBID - IFCE Campus Acopiara
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Formação de Professores
Data de Início:
18/02/2022
Previsão de Fim:
18/02/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
200
Carga Horária de Execução do Evento:
4
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Folder
E-mail
Atividades Realizadas:
Apresentação
Ciclo de Debates
Exposição
Nome do Responsável:
Alcione Alves da Silva
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Alcione Alves da Silva IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 18/02/2022 18/02/2022
Alzeir Machado Rodrigues IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 18/02/2022 18/02/2022
Canuto Diogenes Saldanha Neto IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 18/02/2022 18/02/2022
Cleanto Rogerio Rego Fernandes IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 18/02/2022 18/02/2022
Edna Maria Juca Couto Amorin IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 18/02/2022 18/02/2022
Maria Amanda Menezes Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 18/02/2022 18/02/2022
Maria Aparecida Ferreira Barbosa Fernandes IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 18/02/2022 18/02/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O evento possui o intuito de socializar as ações desenvolvidas no componente curricular de Estágio de Regência no Ensino Fundamental e do Programa de Iniciação a Docência, ambos vinculados ao Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFCE-Campus Acopiara.
Justificativa
O evento justifica-se pela responsabilidade social institucional de devolver para a sociedade o que dela recebe. Nesse sentido, entendemos que o processo de divulgação de experiências de iniciação à docência são de grande valia para a formação de nossas/es/os estudantes e ao mesmo tempo, possibilita que a comunidade local se aproxime da instituição, entenda as suas ações e se veja como parte dela. Do mesmo modo que os relatos de experiência dão condições de reflexões aprofundadas sobre o fazer docente de modo a aprimorar as ações que serão desenvolvidas em atividades desenvolvidas no futuro.
Público Alvo
Comunidades escolares que foram campo de Estágio e de ações do PIBID.
Objetivo Geral
Divulgar experiências desenvolvidas no Estágio e PIBID.
Objetivo Específico
Instigar a divulgação de experiências vividas no âmbito do processo formativo.
Metodologia
O evento é fruto das experiências que foram construídas ao longo do desenvolvimento do PIBID no campus Acopiara e de duas turmas de Estágio de Regência no Ensino Fundamental do Curso de Licenciatura em Biologia do mesmo campus. Desde o início das disciplinas e PIBID as construções foram orientadas pelas professoras responsáveis e coordenadores de área do PIBID, com vistas a divulgação das ações. Nesse sentido, o evento consistirá em uma culminância de tudo que foi feito nesse tempo. Como os estudantes e bolsistas pibidianos estão na escola, já há a articulação para que docentes envolvidos nas ações participem desse momento formativo. Para além disso divulgaremos o evento virtualmente via redes sociais e site oficial do campus. O mesmo ocorrerá em quatro horas com a seguinte organização: *Inscrições de participação no evento via formulário eletrônico. Cada participante deverá escolher a sessão que fará parte; *Três sessões simultâneas virtuais (via Google Meet e Streamyard) de apresentação de trabalho; *Cada sessão terá apresentação de pôsteres e comunicações orais; *Em cada sessão haverá um coordenador e dois professores avaliadores convidados; *Primeiro teremos as exposições dos pôsteres e depois as comunicações orais; *Ao fim do bloco de apresentações os avaliadores farão uma síntese do trabalho; *Cada participante receberá certificação de participação com carga horária de 4h (com a diferenciação entre ouvinte e comunicação oral). Os avaliadores serão professores vinculados ao curso de Licenciatura e que já estão envolvidos com o processo formativo dos estudantes que compartilharão as experiências advindas do Estágio/PIBID. Avaliaremos o evento via formulário virtual disponibilizado ao final de cada sessão temática. Além dos registros de inscrições, frequência e avaliação, também faremos imagens das salas virtuais.