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Campus:
CAMPUS TAUA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Qualificação técnica e prestação de serviços em assessoramento de produção e nutrição animal no semiárido cearense
Área Temática:
Tecnologia e Produção
Linha de Extensão:
Desenvolvimento Rural e Questão Agrária
Data de Início:
01/06/2022
Previsão de Fim:
01/05/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
60
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Rural
Fomento:
Projeto AgroIFNordeste
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Tauá
Formas de Avaliação:
Seminário
Debate
Reunião
Relatório
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Folder
Cartaz
Site institucional
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Nadia de Melo Braz
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Francisco Fabrício da Silva Loiola Aluno Egresso do IFCE campus Tauá Integrante Sem vínculo Sim 6 01/06/2022 01/05/2023
Francisco Roney Vicente Oliveira da Silva Aluno Egresso do IFCE campus Tauá Integrante Sem vínculo Sim 40 01/06/2022 01/05/2023
Joana Bezerra Ricarte IFCE Integrante Discente IFCE Sim 15 01/06/2022 01/05/2023
Kelvia Jacome de Castro IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/06/2022 01/05/2023
Luis Nery Rodrigues IFCE Integrante Docente IFCE Sim 3 01/06/2022 01/05/2023
Manoel Eduardo Izidório Matos Aluno Egresso do IFCE campus Tauá Integrante Sem vínculo Sim 40 01/06/2022 01/05/2023
Nadia de Melo Braz IFCE Coordenador Docente IFCE Sim 3 01/06/2022 01/05/2023
Weberte Alan Sombra IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/06/2022 01/05/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
IFPI Sim Convênio para pesquisa, desenvolvimento e inovação 23490.000274/2021-62
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 7.200,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 32.400,00
Vínculos:
Ação Tipo
Semana da Consciência Negra Evento
Workshop a ideia na prática - Literatura e Podcast: divulgando produções de escritoras negras Evento
Apresentação
O semiárido nordestino concentra a maior parcela da população brasileira em situação de pobreza. Entretanto, um novo cenário a partir de políticas públicas e investimentos privados têm alterado essa trajetória e promovido desenvolvimento na região. Apesar de apresentar uma diversidade de atividades econômicas, a pecuária é a que tem demonstrado maior resiliência e possibilidade de geração de renda estável no sertão nordestino, em especial a de pequenos ruminantes, área identificada como uma das prioritárias para o fortalecimento da renda no interior do nordeste. Dentre as principais regiões produtoras de caprinos e ovinos da região Nordeste, destaca-se a região do Sertão dos Inhamuns, localizada no Estado do Ceará, onde destaca-se o município de Tauá, posicionado entre os cinco maiores municípios brasileiros produtores de caprinos e ovinos (IBGE, 2016). Em função da relevância da caprinocultura e ovinocultura na região, o município de Tauá-CE foi a base da criação do Programa Rota do Cordeiro, coordenado pelo então Ministério da Integração Nacional em parceria com a Embrapa Caprinos e Ovinos. Atualmente, a caprinocultura e a ovinocultura do Sertão dos Inhamuns foram consideradas prioritárias para atuação do Programa AgroNordeste, coordenado pela Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). No entanto, as condições edafoclimáticas da região do Sertão dos Inhamuns levam à instabilidade na produção agropecuária local. As baixas produtividade e qualidade dos produtos agropecuários produzidos na região têm como principais causas a falta de capital, o que dificulta a aquisição de tecnologia e, assim, impossibilita que concorram no mercado e, também, a carência de assistência técnica, que auxiliaria no planejamento e tomada de decisões. O desenvolvimento das populações rurais e melhoria de vida nessas regiões, além da tecnologia em si, carece do aumento da capacidade técnica local para suprir a deficiência de assistência técnica dos produtores no processo de inovação tecnológica. Esse deficit na presença técnica local gera uma grande oportunidade para absorção da mão de obra egressa das escolas de formação técnica e de nível superior presentes em cada uma dessas regiões. Assim, oportunizar a inserção desses jovens nesse mercado de trabalho, além de aumentar a oferta de emprego qualificado, impacta na qualidade e economicidade da produção rural da região.
Justificativa
A assessoria técnica, através da orientação higiênico-sanitária, ações de manejo dos animais, principalmente planejamento nutricional, além de planejamento e boas práticas na produção agrícola, auxiliam no aumento da produtividade e, consequentemente, aumento da geração de renda e lucratividade da atividade. Dentre as demandas tecnológicas do setor, dadas as condições edafoclimáticas da região, a área de alimentação animal é uma das que se destaca. Portanto, a formação de mão de obra qualificada para orientar o manejo nutricional desses rebanhos oferece maior possibilidade de oferta de postos de trabalho nas propriedades rurais e organizações de produtores, como cooperativas e associações. Nesse mister, o alto custo e risco da produção de alimentos volumosos no Semiárido tem feito com que os produtores usem cada vez mais alimentos concentrados para atender as exigências nutricionais dos animais. Nos últimos anos, em razão de secas sucessivas, o uso destes recursos tem se tornado cada vez mais intensivo devido às limitações na disponibilidade e qualidade de forragem decorrentes da vulnerabilidade climática. Entretanto, dada a falta de orientação técnica o uso desses alimentos tem sido feito de forma desordenada, não balanceada e, normalmente, em grandes quantidades, encarecendo assim o custo de produção e submetendo os animais a riscos sanitários. O correto balanceamento da dieta pode reduzir em até 20% o custo de produção de animais como resultado do aumento da eficiência de uso do alimento consumido. Todo esse quadro demonstra uma demanda por profissionais que possam orientar os produtores no uso racional desses recursos, que podem representar até 70% do custo de produção animal total. Para atender a demanda regional por desenvolvimento e transferência de tecnologias, o Instituto Federal do Ceará – Campus Tauá está estruturando um complexo de quatro laboratórios, sendo um laboratório de sanidade e reprodução animal, um de análise de alimentos, um de processamento de leite e derivados e um de processamento de carne e derivados. Também a fim de atender a demanda de produtores e de formação de técnicos, a Embrapa, em parceria com o Instituto Federal do Ceará – Campus Tauá e com a Secretaria de Agricultura Familiar, por meio do TED 13/2019, está estruturando o serviço de Assessoramento Nutricional de pequenos ruminantes (AssessoNutri), com a instalação de um laboratório de diagnóstico e intervenção nutricional associado a ferramentas de balanceamento de dietas, para suprir os técnicos da região de uma estrutura de suporte ao trabalho de orientação no correto balanceamento da nutrição dos rebanhos. Portanto, essa proposta de residência agrícola converge os interesses de qualificação profissional de jovens egressos de instituições de ensino técnico e superior da região com os dos produtores e suas organizações. O programa de residência agrícola permitirá, através de suas ações, reduzir os custos de produção, gerando maior lucro na atividade agropecuária, melhorando assim a renda dos produtores, ao mesmo tempo que fortalece a sustentabilidade da produção local. Aumenta, também, a chance de absorção dos jovens técnicos no mercado de trabalho.
Público Alvo
Produtores locais; Proprietários das unidades produtivas do PRPA, alunos residentes
Objetivo Geral
Formar estudantes e recém-egressos de cursos na grande área de ciências agrárias com competências necessárias para atuar na área de assessoramento nutricional e manejo geral de rebanhos em propriedades rurais do semiárido nordestino, contribuindo para sua inserção no mercado de trabalho e para o desenvolvimento da agropecuária.
Objetivo Específico
I- Apoiar a qualificação técnica de estudantes e recém-egressos de cursos de ciências agrárias e afins, por meio de treinamento prático, supervisionado e orientado por Instituição de Ensino e realizado em Unidades Residentes; II- Proporcionar um assessoramento técnico por parte do corpo docente das instituições de ensino nas unidades produtivas do agronegócio familiar; III- Buscar a união entre teoria e prática orientando os alunos residentes de forma a propiciar aos agricultores assistência na produção e na comercialização, visando à melhoria da qualidade dos produtos, à redução de custos e à maximização de lucros na Agricultura, Pecuária e Abastecimento; IV- Promover o aprimoramento de conhecimentos e de habilidades por meio de treinamento intensivo profissional em serviço de uma ou mais áreas de conhecimento com o escopo de especializar o futuro profissional para exercer a profissão e oferecer consultorias nas áreas de ciências agrárias e afins; V- Possibilitar a inserção dos jovens recém-formados no mercado de trabalho do agronegócio; VI- Aproximar o universo acadêmico das unidades produtivas, por meio do intercâmbio de conhecimento e de tecnologias, de forma que possam contribuir mutuamente para o crescimento do agronegócio.
Metodologia
5. METODOLOGIA DE EXECUÇÃO DO PROGRAMA O Programa AgroIFNordeste vem com a proposta de formação de estudantes e recém-egressos de cursos da grande área de ciências agrárias em consultoria técnica em produção e nutrição de ruminantes. Serão realizados três projetos: Residência Profissional Agrícola; Implantação de Unidades de Referência Tecnológica (URT’s) e Gestão e Comercialização na Agricultura Familiar. O curso de Residência Profissional Agrícola trata-se de uma qualificação técnica que une teoria e prática, destinada a jovens na faixa etária de 15 a 29 anos, estudantes dos cursos de Ciências Agrárias e afins, de nível médio ou superior que já tenham cursado todas as disciplinas, ou, ainda, que sejam egressos desses cursos tendo concluído há, no máximo, 12 (doze) meses. Os discentes residentes realizarão atividades teóricas (20% da carga-horária total do curso) e atividades práticas (80% da carga-horária total do curso), dentro das funções ligadas à respectiva formação profissional, que serão supervisionadas e acompanhadas por profissionais técnicos habilitados com formação na área de atuação. O curso de Residência Profissional Agrícola buscará aproximar o universo acadêmico das unidades produtivas, por meio do intercâmbio de conhecimento e de tecnologias, de forma que possam contribuir mutuamente para o crescimento da produção agropecuária nacional. A Residência Profissional Agrícola propõe uma matriz curricular que assegure o acesso, a permanência e o êxito do profissional formado não apenas no programa em si, mas, principalmente, no setor formal ou como profissional autônomo. Para tal, o residente deverá ser acompanhado por um professor orientador e um coorientador (opcional), em função da área de atuação da unidade residente em que irá atuar e das condições de disponibilidade de carga-horária dos professores orientadores. São mecanismos de acompanhamento e avaliação da Residência: a) execução do plano de trabalho do residente aprovado pelo professor orientador; b) reuniões entre o residente e a equipe de orientação e c) relatórios mensais e final da residência supervisionada. Serão consideradas como unidades residentes: propriedades rurais, instituições de assistência técnica e extensão rural (ATER), assentamentos rurais, cooperativas agrícolas, associações de produtores rurais, secretarias municipais de agricultura, pecuária, abastecimento e meio ambiente e qualquer empresa ligada à área agropecuária, que tenha condições de propiciar experiência prática, em conformidade com o curso de Residência Profissional Agrícola. A unidade residente deve oportunizar ao discentes situações/experiências no mundo do trabalho, de forma que ele possa adquirir, reconstruir e aplicar conhecimentos. Os profissionais residentes selecionados passarão por treinamentos sobre formulação e balanceamento de dietas para ruminantes, além de capacitação para análise químico bromatológica de alimentos para animais no laboratório de análises de alimentos do IFCE – Campus Tauá. Complementarmente, os residentes serão capacitados sobre aspectos técnicos do sistema de produção incluindo manejo alimentar, sanitário e reprodutivo e boas práticas de produção, utilizando recursos de aprendizagem virtual e presencial, como parte do nivelamento tecnológico essencial para a proposição de intervenções para soluções dos problemas diagnosticados nas propriedades assistidas. Também receberão treinamento para proposição de metas de eficiência produtiva e indicadores de viabilidade econômica para produtores rurais. As propriedades pilotos selecionadas para participação no projeto receberão um diagnóstico inicial com o levantamento dos índices zootécnicos e caracterização da propriedade. A partir de tal diagnóstico serão identificados os principais problemas da propriedade, a realização de um planejamento com metas e indicadores de acompanhamento. As propriedades selecionadas receberão duas visitas técnicas mensais e os residentes farão uma interação com os técnicos extensionistas que acompanham a propriedade, quando houver, sendo supervisionado pelo professor orientador, que exercerá também função de intermediador com outros profissionais (professores, pesquisadores e extensionistas) de instituições parceiras para subsidiar a atuação dos residentes nas propriedades. A cada visita técnica o residente fará o monitoramento de indicadores zootécnicos do sistema de produção, os quais serão sistematizados e apresentados em relatórios semestrais e anuais sobre a evolução dos índices produtivos alcançados pela propriedade no período de monitoramento executado. Durante a vigência do projeto, serão realizados dois dias de campo com temáticas ligadas à produção e nutrição de ovinos, caprinos e bovinos. À medida que se fizer necessário, por meio de demanda dos produtores e dos técnicos, outros dias de campo poderão ser programados. No final do ano será realizado um workshop para apresentação dos resultados de cada propriedade acompanhada, servindo de feedback para realinhamento das estratégias de atuação do projeto no ano subsequente. O projeto Energias Renováveis e Economia de Água na Produção Agropecuária será realizado por meio da implementação de inovação tecnológica de energias renováveis de baixo custo e baixo impacto ambiental e, soluções tecnológicas para redução do consumo de água. A implantação de Unidades de Referência Tecnológica (URT’s) será uma ferramenta pedagógica implantada em área pública, como referencial técnico e/ou conceitual, destinada a demonstração e transferência de tecnologias, e a capacitação de técnicos, alunos e produtores. Serão implantadas em áreas públicas no IFCE campus Tauá. No entanto, haverá a seleção de projetos por meio de um edital. Para a realização das atividades a serem desenvolvidas nas URT’s ocorrerá a Capacitação de técnicos da Ater; Capacitação de produtores → Interação com o PRPA; Realização de Dia de Campo; Capacitação de estudantes. No terceiro projeto do programa envolve a Gestão e Comercialização na Agricultura Familiar. Serão realizadas atividades de promoção à comercialização de produtos da Agricultura Familiar Brasileira, através de realização de feiras da agricultura familiar; criação de um aplicativo e plataforma virtual para comercialização pela agricultura familiar; capacitação de produtores em gestão e comercialização. Nas Feiras da Agricultura Familiar haverá mostra de produtos da agricultura familiar; capacitações de produtores – cursos e oficinas; divulgação do CAF (Cadastro Nacional da Agricultura Familiar); aproximação da comunidade e o campus; apresentação de resultados parciais e final e aproximar produtores e consumidores. Dessa forma, será possível desenvolver e capacitar profissionais das ciências agrárias para gestão estratégica e sustentável dos empreendimentos agropecuários, habilitando-os ao trabalho e fortalecendo o agronegócio nas pequenas, médias ou grandes cadeias agrícolas.