Exibir Ação

Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Mostra Interdisciplinar Juventude, Arte e Ciência - 9ª edição
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Metodologias e Estratégias de Ensino/Aprendizagem
Data de Início:
07/03/2022
Previsão de Fim:
06/03/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
450
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
1000
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Fortaleza
Formas de Avaliação:
Trabalhos Escritos
Trabalho em grupo
Reunião
Relatório
Questionário
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Sistema acadêmico
Redes sociais
Folder
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Cristianne Sousa Bezerra
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Michele da Silva Lima IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 07/03/2022 06/03/2023
Andrea Michiles Lemos IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 07/03/2022 06/03/2023
Antonio Gilberto Abreu de Souza IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 07/03/2022 06/03/2023
Bruno Leonardo da Silva Castro IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 07/03/2022 06/03/2023
Cristianne Sousa Bezerra IFCE Coordenador Docente IFCE Não 3 07/03/2022 06/03/2023
Fabiana Lima Abreu IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 07/03/2022 06/03/2023
Francileudo Venancio Ferreira IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 07/03/2022 06/03/2023
Francisco da Costa Rodrigues IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 07/03/2022 06/03/2023
Henrique César Oliveira da Silva Universidade Estadual do Ceará - UECE Integrante Sem vínculo Sim 4 07/03/2022 06/03/2023
Jose William Moreira Moreno Filho IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 07/03/2022 06/03/2023
Kylvia Rocha de Castro e Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 07/03/2022 06/03/2023
Maria Auxiliadora Gadelha da Cruz IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 07/03/2022 06/03/2023
Nubelia Moreira da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 07/03/2022 06/03/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio João Matos Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O presente projeto busca consolidar através da Mostra Interdisciplinar Juventude Arte e Ciência/ JAC, os pilares acadêmicos: o ensino, a pesquisa e a extensão. A Mostra foi iniciada em março de 2012 e neste ano, 2022, completa 10 anos de existência e atividade. Durante quase todo esse tempo, o trabalho residiu na apresentação de trabalhos artísticos dos alunos do IFCE, campus de Fortaleza, envolvendo todos os cursos do ensino técnico integrado numa perspectiva interdisciplinar, num processo de integração recíproca entre várias disciplinas e campos de conhecimento, além de uma interlocução também com o curso de licenciatura em Teatro do IFCE. Devido à pandemia de COVID-19, a nona edição da JAC não pode acontecer presencialmente, como habitual, e as atividades do projeto se reinventaram. A equipe trabalhou no resgate de memórias das oito edições anteriores da mostra, produzindo vídeos e divulgando o trabalho através das redes sociais do projeto. Nesse momento de retorno presencial, a equipe organizadora da mostra acredita que a nona edição do evento poderá, finalmente, acontecer presencialmente no fim do ano de 2022, o que exigirá muito trabalho de preparação, divulgação e organização. Além de tudo isso, esse projeto busca reaproximar uma relação já estabelecida nas edições anteriores da JAC entre o IFCE e a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio João Matos, quando foram recebidos estudantes da referida escola para prestigiar as últimas edições da JAC na condição de plateia da Mostra.
Justificativa
A Mostra Interdisciplinar Juventude Arte e Ciência do IFCE, desde sua criação, propôs através de um caráter extensionista uma nova forma de avaliação, quebrando paradigmas da avaliação tradicional, onde até então o aluno responde avaliações escritas objetivas ou subjetivas. A proposta da mostra vincula-se à proposta do uso de metodologias ativas, assim, o desafio imposto pela JAC é transformar conteúdos das disciplinas nas várias linguagens artísticas. Atualmente, a mostra, além de envolver os alunos do ensino integrado do IFCE campus de Fortaleza, conta também com a participação direta de alunos do curso de licenciatura em Teatro da referida instituição, que oferecem, para os alunos do ensino integrado, oficinas de imposição de voz, postura no palco, interpretação, além de atuarem como diretores artísticos das turmas participantes da mostra e ainda da comissão julgadora dos trabalhos produzidos. Dessa forma, a JAC transcende também na questão educacional dentro da própria instituição, articulando os vários segmentos de ensino e ainda promovendo uma parceria com outras instituições de ensino, além de permitir uma interlocução entre as disciplinas, que articulam os conteúdos de sala de aula, entre si, possibilitando aos educandos uma visão mais ampla e complexa das diversas temáticas, que por sua vez são trabalhadas através de diversas expressões artísticas, como teatro, música e dança.
Público Alvo
Estudantes do Ensino Médio da Escola de Ensino Fundamental e Médio João Matos, além de estudantes de outras instituições de ensino do município de Fortaleza ou região metropolitana e familiares de estudantes do IFCE que tenham interesse em prestigiar as apresentações artísticas. Estudantes egressos da instituição que serão convidados a contribuir com a preparação e com a realização da próxima JAC, dando depoimentos ou atuando como jurados nessa edição do projeto.
Objetivo Geral
Conhecer melhor os elementos do conhecimento científico inerentes às várias áreas, para, por meio de pesquisas, estudos e debates, transformá-los em possibilidades de apresentações artísticas e culturais, oportunizando a construção dos diversos saberes através da arte e da cultura.
Objetivo Específico
- Despertar habilidades artísticas, possibilitando a construção de diversos saberes através da arte e da cultura; - Desenvolver habilidades como: cooperação, compreensão mútua e pluralismo por meio do trabalho em grupo; - Exercitar formas alternativas de avaliações; - Integrar áreas do conhecimento e disciplinas; - Proporcionar uma interlocução entre o ensino médio e o superior; - Desenvolver um trabalho conjunto entre o IFCE e a escola João Matos; - Desenvolver e buscar formas práticas de trabalhar metodologias ativas, na perspectiva de colocar o aluno como ator de relevância extrema no cenário da relação ensino-aprendizagem; - Promover oficinas artísticas, bem como grupos de estudo e pesquisas científicas para endossar a proposta aqui descrita; - Promover a troca de experiências entre as duas instituições de ensino já mencionadas, objetivando alargar as discussões propostas.
Metodologia
Nessa edição, para alcançar os objetivos desse projeto, as atividades serão norteadas pelo ensino, a pesquisa e a extensão, com o desenvolvimento de: 1. Grupo de estudos: momentos em que ocorrerão o estudo, o debate e a avaliação de assuntos relacionados à cultura de paz, metodologias ativas, protagonismo estudantil, paradigmas e práticas educacionais, dentre outros, incluindo ainda, os temas das apresentações artísticas que serão construídas para a culminância na IX JAC e nos demais eventos que serão definidos com a interlocução do IFCE com a escola João Matos; 2. Pesquisas científicas, como a que foi realizada e deverá ser aplicada novamente, intitulada: "Avaliação da Mostra Interdisciplinar Juventude Arte e Ciência do IFCE/ JAC - Um olhar de quem participou", a fim de atestar a importância e também as falhas geradas pelos diversos métodos educacionais, bem como a analise da atividade norteadora desse projeto. Para tanto, lançaremos mão de questionários estruturados, os preceitos da História Oral, como ferramenta imprescindível para captar com um grau maior de eficiência o alcance dessas metodologias ativas, como ferramentas importantes no processo de ensino aprendizagem; 3. Aulas de campo e visitas técnicas que irão colaborar tanto para o fortalecimento das ações do grupo de estudo, como das atividades de pesquisa, que encaminharão os trabalhos artísticos; 4. Oficinas artísticas; 5. Divulgação do projeto: devido à pandemia de COVID-19 e à necessidade do ensino remoto, a JAC não foi realizada no campus Fortaleza nos anos de 2020 e 2021. Por conta disso, muitos estudantes do primeiro e do segundo ano do ensino técnico integrado não têm conhecimento sobre a JAC ou sobre como ela acontece. Nesse sentido, a equipe organizadora decidiu realizar vários eventos ao longo do ano para divulgação do projeto. Inicialmente, por conta ainda dos altos índices de contaminação pela COVID-19, a divulgação acontecerá por meio das redes sociais da JAC e pela realização de lives. Tão logo seja possível, serão organizados alguns eventos de preparação para a JAC no auditório do campus Fortaleza. Esses eventos contarão com convidados, principalmente egressos do IFCE e ex-participantes da JAC, que terão a oportunidade de compartilhar a sua experiência. Serão organizadas também exposições de fotos e vídeos para divulgação do trabalho desenvolvido nos 10 anos de existência do projeto. 6. Captação de parcerias: visitas a escolas públicas com convite a prestigiar a JAC no momento da realização das apresentações.