Exibir Ação

Campus:
CAMPUS SOBRAL
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
AÇÕES INTEGRADAS DE ESTÍMULO AO EMPREENDEDORISMO DA REGIÃO DO CAMPUS SOBRAL
Área Temática:
Tecnologia e Produção
Linha de Extensão:
Empreendedorismo
Data de Início:
09/03/2022
Previsão de Fim:
08/03/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
1000
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
3000
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Empresas Juniores
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Acaraú
Alcântaras
Amontada
Bela Cruz
Camocim
Cariré
Carnaubal
Coreaú
Cruz
Frecheirinha
Graça
Granja
Groaíras
Guaraciaba do Norte
Hidrolândia
Ibaretama
Ibiapina
Ipu
Ipueiras
Itapagé
Itarema
Jijoca de Jericoacoara
Marco
Martinópole
Massapê
Meruoca
Moraújo
Morrinhos
Mucambo
Nova Russas
Reriutaba
Santa Quitéria
Santana do Acaraú
São Benedito
Sobral
Ubajara
Uruoca
Varjota
Viçosa do Ceará
Formas de Avaliação:
Relatório
Questionário
Pesquisa de Satisfação
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Sistema acadêmico
Redes sociais
Folder
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Cristiane Saboia Barros
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Lucia Feitoza Freire Pereira IFCE Integrante Docente IFCE Não 4 09/03/2022 08/03/2023
Cristiane de Sousa Florencio IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 09/03/2022 08/03/2023
Cristiane Saboia Barros IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 09/03/2022 08/03/2023
Daniele Maria Alves Teixeira Sa IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 09/03/2022 08/03/2023
Fabiano Carneiro Ribeiro IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 09/03/2022 08/03/2023
Francisco Aldinei Pereira Aragao IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 09/03/2022 08/03/2023
Herlene Greyce da Silveira Queiroz IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 09/03/2022 08/03/2023
Inez Liberato Evangelista IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 09/03/2022 08/03/2023
Jorge Alberto Bezerra Fernandes IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 09/03/2022 08/03/2023
Kleber Cesar Alves de Souza IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 09/03/2022 08/03/2023
Luis Gonzaga Pinheiro Neto IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 09/03/2022 08/03/2023
Mirla Dayanny Pinto Farias IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 09/03/2022 08/03/2023
Paolo Germanno Lima de Araujo IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 09/03/2022 08/03/2023
Rodolfo de Souza Zanuto IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 09/03/2022 08/03/2023
Thiago Vieira da Costa IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 09/03/2022 08/03/2023
Thomas Edson Lima Torres IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 09/03/2022 08/03/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
GRENDENE Não
INCETEL Não
ACIS Não
CDL SOBRAL Não
FLF (CURSO DE ADMINISTRAÇÃO) Não
UVA (CURSO DE ADMINISTRAÇÃO) Não
SEBRAE Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Jovens Empreendedores Rurais Evento
IFCE de Portas Abertas Programa
Apresentação
O empreendedorismo por si, já fundamenta-se em uma área transversal, interdisciplinar e multidisciplinar. Perpassa pelas formações tecnológicas vinculando-se à inovação, seja transformando a ordem existente com a geração de novos negócios, prototipagem até a ideação em startups. Além de trazer consigo uma vocação comportamental, desde as caractetísticas do comportamento empreendedor (MC CLELAND, 2010). Assim, acredita-se que a mudança para um comportamento visionário que possibilite ao jovem uma percepção de oportunidade ao mercado em criar, quem sabe até patentear uma ideia e gerar recursos financeiros com ela pode ser startada a partir de pequenos estímulos, que estejam vinculados à sua instituição superior de ensino, neste caso o IFCE Campus Sobral. Buscando esta posição de incentivadora na academia a Comissão de Empreendedorismo do Campus Sobral propõem a sistematização de suas ações em um projeto anual, com atividades variadas com o intuito de mobilizar os discentes do campus, como também os docentes, e a comunidade externa, aproximando-os da área de gestão e trazendo consigo a compreensão que o empreendedorismo está próximo das áreas de conhecimento técnico, a medida que pode vir a proporcionar geração de autoemprego e renda. Neste sentido, traz-se o projeto Ações Integradas de Empreendedorismo do Campus Sobral, que contemplarão palestras, geração de conteúdo em plataformas digitais, engajamento em redes sociais e feira agrupando o ensino, a pesquisa e a extensão, como também relacionando-se com os stakeholders que circundam o network do Campus Sobral. Seguindo-se neste texto apresenta-se a seguir a justificativa da relevância do projeto.
Justificativa
A justificativa para este para este projeto extensionista baseia-se em dois pilares, o primeiro a relevância de ações de estímulo ao empreendedorismo em um ambiente acadêmico como alternativa à empregabilidade dos discentes e o segundo institucionalizar em um projeto as ações da comissão temática do Campus Sobral, favorecendo com isso um ordenamento, um maior comprometimento e facilitando o acompanhamento e controle dos resultados das atividades realizadas. Nesta perspectiva, viabilizar o desenvolvimento das competências dos jovens no ambiente do ensino superior requer a ampliação da percepção de currículo, como aproximar as discussões a cerca do empreendedorismo, articulando com isso às demandas do ensino-pesquisa-extensão, ultrapassando o conteúdo técnico, buscando formar profissionais atentos às necessidades contemporâneas do mercado, (SILVA, BOING, 2021). Em 2012 a Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação do Ministério da Educação resolveu que os programas dos cursos técnicos devem incluir os conteúdos de empreendedorismo e gestão da inovação (BRASIL, 2012). Atendendo a estes contextos de necessidades do mercado, do ambiente universitário e das normatizações, o Campus Sobral instituiu a Comissão de Empreendedorismo em 2019 a partir de uma demanda e interesses de nove docentes que a comporam, publicando a portaria Nº 57/DG-SOB/SOBRAL, de 07 de maio de 2019, contemplando as áreas de Ambiente, Saúde e Segurança, de Controle e Processos industriais, do Núcleo Comum, da Produção Alimentícia e de gestores da pesquisa e extensão. Em sua segunda atualização, foi incluido o gestor de inovação e o eixo de Recursos Naturais. Atualmente é composta por dez membros de cinco áreas gerando um das comissões mais atuantes do Campus Sobral. Assim, este projeto busca aproximar a comunidade empresarial aos jovens talentos de discentes do Campus Sobral, assim, incluem os comerciantes, pequenos industriais com apresentação de tecnologias desenvolvidas no IFCE que possam vir a proporcionar acesso a um universo inovador. A indústrias de grande porte com transferência e troca tecnológica, além de edificação de laços institucionais com a prefeitura municipal de Sobral, dentre as secretarias e agências, como a Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo, Ação Social, Agência do Meio Ambiente. Como o Campus está vinculado à Macro Região Noroeste do Estado,com sede na Cidade de Sobral incluem ainda as regiões de planejamento como da Ibiapaba, Litoral de Camocim, com foco nos jovens que tem interesse em desenvolver atividades em negócios tecnológicos. Neste sentido, defende-se a relevância deste projeto que estimula o empreendedorismo, integra os diversos eixos do Campus e institucionaliza as ações da comissão de extensão .
Público Alvo
Pequenos negócios inovadores e industrias, associações, comunidade do entorno do Campus, prefeituras e comunidade da região noroeste incluindo a Ibiapaba e Camocim.
Objetivo Geral
Integrar o conteúdo transversal de empreendedorismo aos eixos de formação do campus sobral, ao tripé ensino, pesquisa e extensão favorecendo aproximação com comunidade empresarial;
Objetivo Específico
1. Criar relações práticas do empreendedorismo com o conteúdo técnico dos cursos do ifce campus Sobral; 2. Desenvolver nos alunos a motivação empreendedora em suas áreas de formação; 3. Utilizar ferramentas de marketing social para aprofundar as competências empreendedoras; 4. Divulgar para a comunidade interna e externa as ações da comissão de empreendedorismo do Campus;
Metodologia
O desenvolvimento das ações deste projeto envolve a execução das atividades na modalidade híbrida, presencial e virtual, que inclui exposição dialogada, por meio de palestras e mesas redondas. Criação de conteúdo intelectual de empreendedorismo para alimentação de redes sociais, Instagram e Youtube a partir das experiências de empreendedorismo nos eixos do Campus Sobral (recursos naturais, ambiente e saúde, controle industrial, alimentos e licenciaturas). Pretende-se incluir neste projeto a seleção de dois bolsistas que irão colaborar com a execução do projeto. Estes discentes terão capacitação informal, orientação da equipe e aproximação deles ao conteúdo e as atividades empreendedoras e inovadoras. E por fim, execução da feira de empreendedorismo do Campus Sobral que tem o intuito de agrupar e institucionalizar as exposições que ocorrem nas disciplinas relacionadas a gestão, que por vezes estar desintegrada entre os eixos do campus, agregá-las em um único dia, mobiliza o Campus e oferecendo mais visibilidade e envolvimento de discentes e docentes, unindo esforços e otimizando recursos do audio-visual, da equipe de manutenção e da comunicação. Fortalecendo e trazer mais visibilidade, envolvimento e integração entre os cursos. O detalhamento das ações a serem realizadas no projeto que são elas: palestras, promoção da temática em redes sociais, Instagram e Youtube e por fim a integração das feiras realizadas no Campus Sobral, seguirá o seguinte processo, para todas elas: O planejamento das temáticas das palestras iniciais do semestre terão assuntos contemporâneos e motivadores, com foco em mobilizar e envolver os alunos na comissão de empreendedorismo. Serão executadas no auditório do Campus com capacidade presencial de mais de 130 pessoas e que pretende-se ocupar com até 50% de público, onde simultaneamente será transmitida via YouTube, apresentada por um palestrante externo (da comunidade local e empreendedor) nas áreas de negócios dos cursos: alimentos, indústria, irrigação, meio ambiente, com um mediador presencial membro da comissão para viabilizar a discussão presencial e um mediador na plataforma virtual (YouTube). A divulgação da-se-á pela comunicação social do Campus, nas plataforma digitais, Q-Acadêmico, além da mobilização dos professores da Comissão de empreendedorismo em seus cursos de origem e em suas disciplinas de gestão. As inscrições serão via GoogleForms, que viabilizará também o controle de frequência e emissão de certificado de participação, seguindo um sucinto cadastro que possibilite criar rede de relacionamento com o público participante, que virtualmente pretende-se que atinja 80 participantes, perfazendo pelo menos a expectativa de 150 pessoas entre presentes e virtuais nesta ação. A viabilização da criação das redes sociais Instagram e YouTube conta com o engajamento dos professores de Gestão do Campus, que ministram as disciplinas de Gestão Empresarial, Empreendedorismo, Organização do Trabalho Industrial, Administração Rural e Comercialização, também de todos os eixos, professores estes que compõem este projeto de extensão. Serão definidas temáticas e datas semanais para cada turma concentrar suas postagens, como também viabilização da live ao final do conteúdo relacionado, a divulgação ficará com o envolvimento dos alunos das disciplinas, sem inscrição formal, mas com lista de frequência via GoogleForms, assim quem participar de todas as lives terá um certificado acumulativo de horas de capacitação de empreendedorismo, os temas das postagens e das lives serão: TEMAS: 1. Criatividade e Inovação: Identificação e validação de uma ideia de negócios - 2. A construção de uma visão e missão para o negócio 3. A motivação e os desafios do empreendedor 4. Características do comportamento e preparação pessoal 5. Estimativa de estrutura da empresa: física, financeira e organizacional 6. Rede de relacionamentos empresariais: network, parcerias, stakeholders 7. Canvas: Parcerias, atividades, proposta de valor, recursos, relacionamento, segmento de clientes, canais, estrutura de custo 8. A análise de mercado: Concorrentes, fornecedores, clientes 9. Plano de Marketing: produto, preço, praça, promoção 10. Plano Financeiro: Investimentos iniciais, faturamento e fluxo de caixa, ponto de equilíbrio, payback Pretende-se com esta mobilização envolver pelo menos 50 pessoas semanalmente, entre os alunos e turmas de gestão, em 10 semanas chegando à 500 atendidos envolvidos. A unificação das feiras pretende trazer em seu planejamento os professores dos eixos que promovem feiras em suas disciplinas e definir o dia "D" das feiras, que se chamará FEIRÃO EXPOTEC com planejamento para a primeira quarta-feira do terceiro mês do semestre, em vez de ocorrerem de forma pontual e desintegrada entre os eixos do campus, agregá-las e ocorrerem em um único dia, mobilizando o Campus e oferecendo mais visibilidade e envolvimento de discentes e docentes, unindo esforços e otimizando recursos do audio-visual, da equipe de manutenção e da comunicação, as turmas que irão compor a feira além das disciplinas de gestão aqui citadas, serão incluídas as disciplinas de Embalagens, Restrições Alimentares, Panificação do eixo de alimentos, as disciplinas de projetos sociais de mecatrônica e física, e gestão e educação ambiental do eixo de Saúde e Ambiente. A divulgação além das próprias turmas, contará com divulgação externa cumprindo os prazos e requisitos da comunicação social, assim atenderemos à midia escrita, blogs e rádios locais, não haverá inscrições, o objetivo é atrair público externo e visibilidade de noção ações empreendedoras. Quanto aos municípios listados inicialmente no projeto, entre eles Forquilha, Groaíras, Coreaú, etc. ocorre pela localização geográfica dos alunos do Campus, que residem nestes municípios e acredita-se que estão sendo agentes de transmissão das atividades acadêmicas e extensionistas que ocorrem aqui em Sobral, além do que as redes sociais Instagram e Youtube são plataformas globais que facilmente disponibilizam acesso a estes municípios, expandindo a visibilidade e realização do projeto. O acompanhamento, o monitoramento e a avaliação do projeto serão via reuniões mensais da Comissão de Empreendedorismo, com apresentação dos dados, ajustes e colaboração que forem necessários até a conclusão com a elaboração do relatório final. Logo no item 8. Plano de trabalho será apresentado detalhes das atividades. Ferramentas: Audiovisual, Cartazes virtuais, Computador e Internet;