Exibir Ação

Campus:
CAMPUS BATURITE
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Direção defensiva, Normas Gerais de Circulação e Conduta e Acessibilidade no Trânsito
Área Temática:
Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão:
Desenvolvimento Humano
Data de Início:
09/03/2022
Previsão de Fim:
09/03/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Carga Horária de Execução do Evento:
2
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Baturité
Formas de Avaliação:
Participação
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Apresentação
Palestra
Nome do Responsável:
Temilson Costa
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Fabiana dos Santos Lima IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 09/03/2022 09/03/2022
Gabriel Demetrius Gomes Lopes Santa Rosa IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 09/03/2022 09/03/2022
Marcelo Lima dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 09/03/2022 09/03/2022
Nubia Windycei Borges Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 09/03/2022 09/03/2022
Temilson Costa IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 09/03/2022 09/03/2022
Vladia da Silva Souza IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 09/03/2022 09/03/2022
Wodson Vieira Alves IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 09/03/2022 09/03/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
DETRAN CE Não
NAPNE BATURITÉ Não
IFCE Baturité Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Após promulgada pelo Congresso Nacional, a Lei no 9.503, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro, sancionada pela Presidência da República, e entrando em vigor em 22 de janeiro de 1998, estabelecendo desde o seu primeiro artigo, aquilo que seria uma das maiores diretrizes sobre a utilização do “trânsito seguro”, visto que se trata de um direito de todos e dever dos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito. Pensado nisso e buscando levar os condutores de veículos automotores e os usuários das vias, independente de estarem a pé, de bicicleta ou em qualquer outro tipo de veículo, adotarem procedimentos preventivos no trânsito, sempre com cautela e civilidade, salientando as diversas atitudes e técnicas, que mesmo simples, surtem bons resultados na prevenção de acidentes, a elaboração dessa proposta visa debater sobre os bons modos de utilização das vias brasileiras. Pretende-se então com este projeto, realizar um evento para os alunos do Curso Técnico Integrado em Comércio do IFCE Campus Baturité, com o intuito de debater e aprimorar a boa convivência no trânsito, devido os dados alarmantes e os altos índices de acidentes, que hoje representam 1,5 milhão de ocorrências, com uma média de 34 mil mortes e 400 mil feridos por ano, ocasionando um custo social estimado em aproximadamente R$ 10 bilhões de reais. Essa proposta traz em seu amago, possibilitar que os discentes percebam que todos somos responsáveis por um trânsito mais humano e solidário, pois o trânsito é feito por e pelas pessoas. E, como nas outras atividades humanas, quatro princípios são importantes para o relacionamento e a convivência social:  O primeiro deles é a dignidade da pessoa humana, do qual derivam os Direitos Humanos e os valores e atitudes fundamentais para o convívio social democrático, como o respeito mútuo e o repúdio às discriminações de qualquer espécie, atitude necessária à promoção da justiça;  O segundo princípio é a igualdade de direitos. Todos têm a possibilidade de exercer a cidadania plenamente e, para isso, é necessário ter equidade, isto é, a necessidade de considerar as diferenças das pessoas para garantir a igualdade o que, por sua vez, fundamenta a solidariedade;  Outro é o da participação, que fundamenta a mobilização da sociedade para organizar-se em torno dos problemas de trânsito e de suas consequências.  Finalmente, o princípio da corresponsabilidade pela vida social, que diz respeito à formação de atitudes e ao aprender a valorizar comportamentos necessários à segurança no trânsito, à efetivação do direito de mobilidade a todos os cidadãos e a exigir dos governantes ações de melhoria dos espaços públicos. O evento será realizado em 09/03/2022, no auditório do IFCE Campus Baturité das 13h30min às 15h.
Justificativa
Diante do processo de ensino e aprendizagem existente na atualidade, pensar práticas diferenciadas que envolva a participação e o envolvimentos dos alunos, são propostas que possibilitam realizar atividades social e cultural, que permitam reflexões sobre as melhores formas de convivência pessoais e profissionais. Portanto, agregar valores e evidenciam o respeito e solidariedade humana, trata-se da proposta da realização desse evento. Baseado nisto, comportamentos expressam princípios e valores que a sociedade constrói e referenda e que cada pessoa toma para si e leva para o trânsito. Neste sentido, os valores, por sua vez, expressam as contradições e conflitos entre os segmentos sociais e mesmo entre os papéis que cada pessoa desempenha. Ser “veloz”, “esperto”, “levar vantagem” ou “ter o automóvel como status”, são valores presentes em parte da sociedade. Mas são insustentáveis do ponto de vista das necessidades da vida coletiva, da saúde e do direito de todos. É preciso mudar essa forma de encarar a vida. Portanto, com a execução deste projeto, intitulado “Direção defensiva, Normas Gerais de Circulação e Conduta e Acessibilidade no Trânsito”, realizado numa parceria entre NAPNE Baturité e Detran CE, pretende-se desenvolver os melhores meios que favoreçam as relações interpessoais como forma de melhor entender a sociedade como fator de convivência social e utilização das vias terrestres.
Público Alvo
Publico em geral do município de Baturité
Objetivo Geral
Realizar palestra em parceria com o Detran/CE, como forma de refletir sobre as normas gerais de circulação, como também, debater sobre comportamentos para a existência de uma vida coletiva de qualidade com respeito e cuidados com a utilização das vias de trânsito.
Objetivo Específico
- Entender que uma tomada de decisão poderá sensibilizar questões sobre o convívio social; - Compreender a importância da convivência no trânsito; - Verificar os princípios e valores que irá levar a um trânsito mais humano, harmonioso, mais seguro e mais justo.
Metodologia
O projeto tem o intuito debater no auditório do IFCE Campus Baturité aspectos legais e de prevenção que fundamente as melhores formas de utilização das vias por motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, visando um comportamento seguro no trânsito, atendendo as diretrizes da “preservação da vida, da saúde e do meio ambiente”, diante da Política Nacional de Trânsito. Justifica-se portanto, a realização desse projeto, como oportunidade dos alunos do IFCE Baturité, entenderem as normas gerais de circulação e conduta no trânsito. O evento será realizado no dia 09/03/2022 das 13h30min até às 15h, contando com a participação dos Educadores para um trânsito seguro no estado do Ceará. Portanto, este projeto será coordenado pelo Prof. Temilson Costa, com a participação dos alunos do Curso Técnico Integrado do IFCE Campus Baturité e o apoio das Professoras Fabiana dos Santos Lima e Vladia da Silva Souza.