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Campus:
CAMPUS JUAZEIRO DO NORTE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Música Ambiente
Área Temática:
Meio Ambiente
Linha de Extensão:
Música
Data de Início:
14/03/2022
Previsão de Fim:
24/06/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
40
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Juazeiro do Norte
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Folder
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Janisi Sales Aragao
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Felipe Vieira da silva Universidade Federal do Cariri -UFCA Integrante Sem vínculo Não 4 14/03/2022 24/06/2022
Flavia Cristiana da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 14/03/2022 24/06/2022
Guido Alves do Nascimento Universidade Estadual do Rio Grande do Norte - UERN Integrante Sem vínculo Não 4 14/03/2022 24/06/2022
Janisi Sales Aragao IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 14/03/2022 24/06/2022
Rosimeire Alves de Oliveira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 14/03/2022 24/06/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Escola de Música D'alva Stella Nogueira Freire da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto Música Ambiente nasceu da ideia da interdisciplinaridade entre as áreas da arte e meio ambiente. O meio ambiente representado pela necessidade das discussões sobre os resíduos sólidos e os impactos que estes causam no meio ambiente, e a arte representada pela música. Assim, os resíduos que antes seriam descartados, agora são transformados em instrumentos musicais percussivos, e estes acompanharão o violão, instrumento harmônico e melódico, que complementará a qualidade musical do grupo formado pelas oficinas de percussão e violão. Este é um projeto em parceria do IFCE campus Juazeiro do Norte com a Escola de música D'alva Stella Nogueira Freire da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. Para a realização desse projeto, alunos, servidores e terceirizados do campus, além da comunidade externa serão convidados a participar através de inscrições presencial e online, divulgadas nas redes sociais e site do campus. O único pré-requisito necessário para a participação no projeto será de o participante possuir o violão, contudo, será disponibilizado oito violões para a comunidade interna, para aqueles que não possuírem o instrumento.
Justificativa
O tema resíduos sólidos (RS) tem sido amplamente debatido nas mídias sociais, principalmente, devido ao consumo exagerado, que aliado ao crescimento populacional está cada vez mais produzindo enormes quantidades de resíduos que são em sua maioria descartados de forma inadequada, prejudicando o meio ambiente e consequentemente a saúde humana. E para tentar minimizar esses impactos, um dos instrumentos para o correto gerenciamento dos RS é a reutilização e reciclagem. Tanto a reutilização e reciclagem podem ser facilmente trabalhados dentro da educação ambiental. Esta, segundo Dias (2000), se mostra como uma forma de compreender a existência e importância da interdependência econômica, política, social e ecológica da sociedade, oportunizando aos indivíduos a construção de conhecimentos, interesse e atitudes necessárias para a promoção de mudanças. A disciplina de Arte, apesar de historicamente ocupar um lugar marginal no currículo escolar, tem na contemporaneidade potencial para impulsionar mudanças significativas na escola, ao repensar as práticas tradicionais de ensino a partir das transformações ocorridas na própria arte como manifestação cultural (ROCHA FILHO et al, 2015). No terreno da educação musical além das possibilidades artísticas, a música se tornou uma ferramenta de humanização, possibilitou a criação de laços entre os envolvidos e se configurou como um sistema de socialização. O compartilhamento das experiências e dos valores apresentados pelos sujeitos da pesquisa se envolve em relações pessoais e favorece o desenvolvimento dos diversos modos de sentir, de ouvir e de tocar violão (ALVES, 2021). Dessa forma, a comunidade interna formada por alunos, servidores e terceirizados do campus Juazeiro do Norte e a comunidade externa, convidada via redes sociais, participarão de um projeto que busca a construção do processo de ensino e aprendizagem de forma interdisciplinar, integrando música e meio ambiente, na descoberta de novas habilidades e formação de cidadãos mais conscientes ambientalmente.
Público Alvo
familiares e amigos da comunidade interna do campus, e qualquer pessoa interessada.
Objetivo Geral
Integrar arte e meio ambiente na formação de cidadãos
Objetivo Específico
- Propiciar aos participantes reflexões a respeito da problemática dos resíduos sólidos - Construir instrumentos musicais com materiais recicláveis. - Capacitar multiplicadores para implementação de ações que visem a reutilização dos resíduos sólidos - Ensinar música através do violão e dos instrumentos construídos com materiais recicláveis - Criar um grupo de violão
Metodologia
Primeiramente será realizada a divulgação do projeto Música Ambiente para a mobilização do público. Para a comunidade interna, será colocado cartazes sobre o projeto no campus, além da divulgação nas salas de aulas e grupos de WhatsApp. Já a comunidade externa, será mobilizada através da divulgação pelas redes sociais, tanto do campus, quanto dos professores envolvidos no projeto, além da divulgação no site do campus. A partir daí, os interessados deverão se inscrever em formulário disponibilizado no formato eletrônico ou presencial, este último disponibilizado na recepção do campus. O único pré-requisito necessário para a participação no projeto será de o aluno possuir o violão, contudo, para aqueles participantes da comunidade interna que não possuírem o instrumento, será disponibilizado oito violões pertencentes ao campus. O aluno poderá retirar o instrumento mediante apresentação de documentação para utilizar nas oficinas, assim como, para o estudo posterior as aulas. A primeira etapa será a realização das discussões sobre as questões dos resíduos sólidos e os impactos no meio ambiente, assim como os meios de reaproveitamento destes. Para isso, serão realizadas aulas teóricas com os alunos participantes. A segunda etapa será a de construção dos instrumentos: nessa, os alunos participantes trarão de casa, os materiais utilizados para a construção dos instrumentos, como garrafas PET, latas, pedaços de madeira e construirão instrumentos musicais percussivos a partir desses materiais recicláveis. Essas oficinas serão realizadas uma vez por semana, e cada aluno será responsável pela guarda dos seus instrumentos, onde deverá trazer a cada aula da oficina do grupo musical (etapa 3). Caso, algum aluno não consiga o material necessário para a construção dos instrumentos, esses serão retirados dos materiais recicláveis coletados no campus, através do projeto do Núcleo de Gestão Ambiental (NUGA). A terceira etapa, se dará com a formação do grupo musical, onde os alunos participantes aprenderão a tocar violão e os instrumentos construídos por eles na etapa anterior (etapa 3). Vale salientar que a segunda e terceira etapas, acontecerão simultaneamente. A quarta etapa será a de apresentação, onde os alunos participantes irão apresentar um show com o repertório musical que aprenderam nas aulas de violão e percussão.