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Campus:
CAMPUS PARACURU
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Política de Educação em Direitos Humanos: gênero, identidade e diversidade cultural
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Questões de gênero e diversidade sexual
Data de Início:
06/04/2022
Previsão de Fim:
12/04/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Carga Horária de Execução do Evento:
3
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Paracuru
Formas de Avaliação:
Reunião
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Cartaz
Atividades Realizadas:
Palestra
Nome do Responsável:
Karlane Holanda Araujo
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Alessandra Pinto de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 06/04/2022 12/04/2022
Antonio Mardon da Silva Alcantara IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 06/04/2022 12/04/2022
Cassandra Damiao de Melo Camilo IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 06/04/2022 12/04/2022
Debora da Rocha Bernardo IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 06/04/2022 12/04/2022
Evelaine Maria Batista de Souza IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 06/04/2022 12/04/2022
Francisco Dhemeson Sousa Moura IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 06/04/2022 12/04/2022
Jeniffer Elisabete Sousa Costa IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 06/04/2022 12/04/2022
Joao Caio Silva de Meneses IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 06/04/2022 12/04/2022
Jose Gleidson da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 06/04/2022 12/04/2022
Karlane Holanda Araujo IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 06/04/2022 12/04/2022
Layssa Andrade Souza IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 06/04/2022 12/04/2022
Marcela Irineu de Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 06/04/2022 12/04/2022
Maria Clivia Machado de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 06/04/2022 12/04/2022
Maria Luisa Paiva Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 06/04/2022 12/04/2022
Marisa Juliane Sousa do Nascimento IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 06/04/2022 12/04/2022
Nadine Elica Sanders Albuquerque IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 06/04/2022 12/04/2022
Sara Emilly Araujo dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 06/04/2022 12/04/2022
Sophia Silva Golignac de Carvalho IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 06/04/2022 12/04/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A roda de conversa Políticas em direitos humanos: gênero, identidade e diversidade cultural é uma iniciativa da turma do segundo semestre do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, decorrente das discussões realizadas nas aulas da disciplina de Política e Gestão Educacional acerca da situação de vulnerabilidade e violência sofrida pela população LGBTQIA+ no âmbito social, especialmente no ambiente educacional. Apesar de alguns avanços na legislação educacional que tangem para a inclusão da população LGBTQIA+, como a conquista da matricula escolar pelo nome social do estudante, sancionada via Resolução CNE/CP nº 1, de 19 de janeiro de 2018, pelo Ministério da Educação (MEC), a negação dos direitos ainda é uma constante, manifestada por atos preconceituosos no cotidiano das instituições de ensino. Situações de bullying, violência física e psicológica nas instituições de ensino ainda ocorrem com frequência, por isso a necessidade de tratarmos a temática como meio de combate a LGBTfobia mostrando a importância da criminalização desses fatos. A roda de conversa terá como palestrante a escritora Lua Teles Pacheco, ativista trans que luta pela representatividade e direitos da população LGBTQIA+
Justificativa
Durante todo o século XX e início do século XXI as lutas pela igualdade de gênero, étnico-racial e também pelo respeito à diversidade têm sido constantes. Todavia, o predomínio de atitudes e convenções sociais discriminatórias, em todas as sociedades, ainda é uma realidade tão persistente quanto naturalizada. O Brasil apresenta dados alarmantes de violência contra a população LGBTQIA+. De acordo com o Observatório de Mortes Violentas de LGBTQIA + no Brasil a cada 36 horas um LGBTQIA+ “é vítima de homicídio ou suicídio, o que confirma o Brasil como campeão mundial de crimes contra as minorias sexuais”. Essa realidade depõe contra a fragilidade das políticas públicas para proteger, amparar e gerar oportunidades para essa população. Ocorre que as pessoas LGBTQIA+ vêm enfrentando o desafio da garantia de seus direitos humanos e de cidadania, pois ainda são vistas por muitos como sujeitos não legítimos para reivindicar direitos na arena política ou até mesmo como não humanos o suficiente para terem sua integridade física, autonomia moral e liberdade existencial protegidas pelo Estado. Nesse sentido, consideramos ser extremamente necessárias ações educacionais que abordem sobre as políticas em direitos humanos: gênero e diversidade para ampliar a compreensão e fortalecer a ação de combate à discriminação e ao preconceito.
Público Alvo
Estudantes do 3º ano das escolas de ensino médio da cidade de Paracuru
Objetivo Geral
*Encorajar atitudes de combate à discriminação e o preconceito visando a inclusão social da comunidade LGBTQIA+
Objetivo Específico
* Disseminar informações de forma reflexiva sobre os temas da homossexualidade, bissexualidade, identidade e expressão de gênero a fim de fomentar o respeito as diferenças e combater a LGBTfobia. *Estimular trocas de experiências e o debate na comunidade educativa acerca da temática Gênero e Diversidade buscando promover uma mudança de mentalidade que respeite a singularidade das pessoas, os movimentos sociais, pautados nos direitos humanos e princípios de cidadania.
Metodologia
Roda de conversa