Exibir Ação

Campus:
CAMPUS CANINDE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
PRODUÇÃO DE AUDIOVISUAL PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
Área Temática:
Comunicação
Linha de Extensão:
Desenvolvimento de Produtos
Data de Início:
08/08/2022
Previsão de Fim:
07/09/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
20
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Marcos Rodrigues Pinto
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Erisvania Soares Ferreira IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 08/08/2022 07/08/2023
Iara Pinheiro Paulino IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 08/08/2022 07/08/2023
Marcos Rodrigues Pinto IFCE Coordenador Docente IFCE Não 3 08/08/2022 07/08/2023
Maria Taynara Braga da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 08/08/2022 07/08/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
É fato que as licenciaturas em matemática buscam a formação de excelência de seus discentes, tanto do ponto de vista técnico e científico quanto do ponto de vista didático e humano. No entanto, basta observar os programas de unidades didáticas para ver que nenhum treinamento há quanto a produção de produtos didáticos, especialmente produtos audiovisuais. Por outro lado, cresce a demanda por tais produtos, acompanhando a presença cada vez maior de plataformas de streaming no cotidiano das pessoas em geral. Para o segmento de pessoas que veem nessas plataformas um meio de se desenvolver intelectual ou profissionalmente, há diversas vantagens como flexibilidade de horários, possibilidade de repetições na quantidade que for necessária ao espectador, controles como pausar, retroceder, e avançar. É importante frisar que o estudo por meio do audiovisual não pode ser considerado um substituto para o estudo por meio do milenar livro didático. No entanto, pode-se admitir que determinados tópicos possam ser tratados exclusivamente por meio do audiovisual sem perda da profundidade de conteúdo. Considerando o exposto, nosso projeto se dedica a iniciar estudantes de licenciatura em matemática na produção audiovisual como a oferecer tais produtos a um nicho específico de pessoas que buscam desenvolver ou melhorar suas habilidades básicas em matemática.
Justificativa
Há uma demanda crescente por produtos audiovisuais de cunho didático, especialmente de matemática, de um lado; de outro lado há uma necessidade de capacitação específica de profissionais que saibam lidar minimamente com aspectos técnicos da produção de audiovisual como o roteiro (escrita e tratamento), a filmagem (iluminação, enquadramento, mise en scène), e a edição (cortes, montagem, transições, efeitos). Enquanto grandes centros de formação possuem equipes completas e equipamentos de última geração para suas produções, os produtores independentes, a maioria, conta com poucas informações técnicas, espalhadas pela internet e, na maioria dos casos, apenas com o celular como ferramenta de produção. Desde que não podemos esperar a boa vontade dos grandes centros em produzir conteúdos gratuitos que atendam o maior número de pessoas em temas que não impliquem grandes retornos financeiros, é preciso fomentar a produção independente, dando conhecimento mínimo, inclusive no que tange o aproveitamento mais eficiente das ferramentas disponíveis.
Público Alvo
8 professores e 8 professoras, do ensino médio, de escolas de Canindé.
Objetivo Geral
Capacitar estudantes de licenciatura em matemática na produção audiovisual para o ensino de matemática.
Objetivo Específico
1. Treinar a equipe envolvida no projeto em aspectos técnicos como roteiro, filmagem e edição audiovisual. 2. Ofertar oficinas de desenvolvimento de produtos audiovisuais voltados para o ensino de matemática básica.
Metodologia
O treinamento da equipe envolvida será feito por meio de oficinas, cobrindo os aspectos mais relevantes ou indispensáveis à produção de audiovisual: elementos básicos do roteiro, enquadramentos e movimentos de câmera mais comuns, montagem e edição básicas. Depois do treinamento, a equipe passará a produzir videoaulas, com duração de 10 a 15 minutos, sobre matemática básica, revesando-se nas tarefas necessárias. O Youtube será a plataforma principal de lançamento das videoaulas, sendo usados o TikTok e o Kwai como plataformas auxiliares de distribuição. Após o lançamento, a equipe estará apta a compartilhar sua experiência com outros estudantes de licenciatura em matemática, por meio de oficinas.