Exibir Ação

Campus:
CAMPUS LIMOEIRO DO NORTE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Bioquímica do Cérebro
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Metodologias e Estratégias de Ensino/Aprendizagem
Data de Início:
20/06/2022
Previsão de Fim:
31/12/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Limoeiro do Norte
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Renata Chastinet Braga
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Felipe da Silva Teles IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 20/06/2022 31/12/2022
Glória Maria Nogueira Pinheiro dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 20/06/2022 31/12/2022
Paulo Hermeson Maia Nogueira IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 20/06/2022 31/12/2022
Renata Chastinet Braga IFCE Coordenador Docente IFCE Não 3 20/06/2022 31/12/2022
Sulamita Mara Pereira Ramos IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 20/06/2022 31/12/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O ensino de ciências muitas vezes inclui nomenclaturas incomuns a jovens que acaba dificultando o aprendizado dos estudantes e afastando seu interesse. Esse projeto visa criar formas mais acessíveis de aprendizado através de materiais de ensino diferenciados. No trabalho de SANTOS (2021) , ela infere que o uso de diferentes metodologias durante as aulas são meios que auxiliam no desenvolvimento do ensino e da aprendizagem, quando utilizados corretamente facilitam o trabalho do docente e o desenvolvimento cognitivo do discente. Há uma necessidade de compreender e conhecer a importância de se trabalhar com diferentes metodologias, com o intuito de tornar as aulas mais agradáveis, motivadoras que incentiva e desperta o interesse de se estudar. Na revisão feita por Santos(2021), ela verificou como vantagensdas metodologias para o ensino: ✓ Motivar e despertar a atenção dos alunos; ✓ Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo; ✓ Aprimorar a capacidade de observação e registro de informações; ✓ Aprimorar habilidades manipulativas; ✓ Detectar e corrigir erros conceituais dos alunos. Como vantagens das metodologias para a aprendizagem ela verificou: ✓ Estimular a criatividade; ✓ Aprender a analisar dados e propor hipóteses para os fenômenos; ✓ Desenvolver a iniciativa pessoal e a tomada de decisão; ✓ Compreender as relações entre ciência, tecnologia e sociedade; ✓ Aprender conceitos científicos; ✓ Compreender a natureza da ciência e o papel do cientista em uma investigação. Ao final do projeto espera-se ministrar um curso e preparar um material tipo revistinha em quadrinhos. REferência: SANTOS, K. F. Discussão do Uso das Metodologias De Ensino com Foco na Educação em Química: Publicações da Scielo no Brasil no período de 2010 a 2020. Trabalho de Conclusão de Curso. Disponível em https://repositorio.ifgoiano.edu.br/bitstream/prefix/1975/2/art_esp_Karliene%20Ferreira%20dos%20Santos.pdf acesso 25/03/2022.
Justificativa
O IFCE apresenta tem papel importante na formação da comunidade. Em especial o ensino básico deve contar sempre com ajuda de atividades do IFCE para o crescimento da comunidade. Sabendo disso, focou-se em matérias que normalmente são citadas pelos alunos como difíceis como Química e Bioquímica. A Química e a Bioquímica são vista pra muitos como algo extremamente complicado. Com o projeto, fazendo um recorte temático (o cérebro), poderia se tornar bem mais fácil o aprendizado porque não seria o conteúdo batido, apenas os textos do carderno. Além disso o uso de jogos, em especial o rpg, que é uma maneira divertida de aprender sobre neurotransmissores, e que essa ideia possa ser usada até em sala de aula.
Público Alvo
Estudantes do ensino médio das escolas públicas e privadas do munincípio de Limoeiro do Norte e cidade vizinhas
Objetivo Geral
Ministrar minicursos envolvendo assuntos de Bioquímica utilizando um material elaborado de linguagem acessível e disponibilizar o material para estudantes e escolas
Objetivo Específico
Elaborar um curso incluindo o material preparado. Desenvolver uma apostila no estilo de uma história em quadrinhos. Ministrar minicursos com abordagem diferenciada.
Metodologia
O projeto surgiu da ideia de estudantes de ensino médio que percebem que estudantes da sua faixa etária tem muita dificuldades, diante disso o grupo resolver fazer uma pesquisa para desenvolver atividades com estudantes das diversas escolas de ensino básico de Limoeiro do Norte. Na primeira etapa - As atividades serão desenvolvidas com pesquisas sobre o assunto. Na segunda etapa - será feita a adaptação do material estudado para uma linguagem mais jovem através da criação de personagens. Também serão pesquisadas metodologias adequadas para a aplicação de jogos em sala de aula. Na terceira etapa - Será feita a divulgação de minicursos de extensão voltados para o ensino médio que serão divulgados nas redes sociais do IFCE. O material então será utilizado com os estudantes inscritos nos minicursos. Na quarta etapa - Será elaboradas revistinhas em quadrinhos para os participantes do curso que pode ser disponibilizada para o restante da comunidade no formato pdf. Na quinta etapa serão feitos minicursos presenciais voltado para estudantes do ensino básico da cidade, será utilizada uma abordagem com o foco de utilizar RPG "Role-Playing Games:" como metodologia ativa de aprendizado. Por fim será feito a avaliação do projeto e preparação de relatório de atividades.