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Campus:
CAMPUS UBAJARA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Olimpíada de Química das Escolas Públicas do Ceará (OQEPCE)
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Espaços de ciência
Data de Início:
18/04/2022
Previsão de Fim:
18/04/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
2000
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
10000
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Ubajara
Quixadá
Limoeiro do Norte
Itapipoca
Iguatu
Crateús
Camocim
Aracati
Formas de Avaliação:
Reunião
Relatório
Prova
Pesquisa de Satisfação
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Folder
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Jefferson Saraiva Ferreira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ambrosio Martins da Cunha IFCE Integrante Docente IFCE Não 4 18/04/2022 18/04/2023
Cristiano Tenorio dos Santos IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 18/04/2022 18/04/2023
Jefferson Saraiva Ferreira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 18/04/2022 18/04/2023
Nayara Coriolano de Aquino IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 18/04/2022 18/04/2023
Raimundo Rafael de Almeida IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 18/04/2022 18/04/2023
Regis Lopes Nogueira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 18/04/2022 18/04/2023
Samuel Pedro Dantas Marques IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 18/04/2022 18/04/2023
Sebastiao Junior Teixeira Vasconcelos IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 18/04/2022 18/04/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
As Olimpíadas Científicas são atividades que incentivam os estudantes à busca de novos conhecimentos, bem como, contribuem para a divulgação científica e a descoberta de novos talentos nas diferentes áreas da Ciência. A competitividade, além de fornecer a todos os envolvidos, docentes e discentes, além da comunidade escolar apresenta-se como estímulo para a melhoria do processo ensino-aprendizagem, também incentiva o trabalho em equipe, o que reforça o vínculo de cooperação entre os participantes. O presente projeto se dará como a Olimpíada de Química das Escolas Públicas do Ceará (OQEPCE) que se apresenta com um caráter educacional e que tem como objetivo principal identificar jovens com talento e aptidão para o estudo de ciências da natureza, com ênfase em Química, estimulando-os à curiosidade científica, bem como, incentivando-os a aplicar seus conhecimentos e suas habilidades. Isto pode ser realizado através do espírito olímpico, que além de promover um maior entrosamento entre professores e estudantes, favorece o enriquecimento de suas formações acadêmicas, demonstrando que é possível melhorar significativamente seus desempenhos. Neste sentido, a Olimpíada será um fator importante na geração de recursos humanos na área de Química, estimulando os alunos a estudar e ter bons rendimentos nas disciplinas da área de ciências da natureza, resultando na redução da evasão escolar e reprovação nestas disciplinas.
Justificativa
As Olimpíadas científicas proporcionam um maior engajamento dos estudos em caráter olímpico, como também, o despertar para o ingresso acadêmico. Este evento representa o ponto culminante dos sistemas nacionais das Olimpíadas de Química e é reconhecido como um meio de incentivar estudantes de alto nível a entrarem nos Cursos de Graduação em Química, como em áreas afins, desta forma favorecendo a melhoria nos níveis educacionais. A preparação para a participação de uma Olimpíada requer bastante esforço de professores e alunos devido ao alto nível deste evento e da competitividade com estudantes das escolas públicas. Portanto, busca-se proporcionar melhorias ao ensino das ciências da natureza e suas habilidades, o envolvimento dos discentes ao âmbito de processos seletivos e potencializar ainda mais o ensino público do estado do Ceará.
Público Alvo
Estudantes matriculados nas escolas Públicas do estado do Ceará.
Objetivo Geral
Estimular docentes e discentes (do 1º ano ao 4º ano do ensino médio das escolas públicas) à curiosidade científica, contribuindo para a descoberta de jovens talentos na área de Química, incentivando-os a se aperfeiçoarem e desenvolverem seus conhecimentos e habilidades a partir do espírito olímpico.
Objetivo Específico
a) Identificar os estudantes de maior destaque do ensino médio médio das escolas públicas na área de Química do Estado do Ceará; b) Selecionar e capacitar os estudantes que poderão representar o Brasil em competições regionais, nacionais e internacionais na área de Química; c) Contribuir para formação de profissionais na área de Química no Ceará; d) Estimular o ensino, o estudo e a pesquisa na área de Química no Ceará; e) Incentivar ao engajamento dos estudantes nos cursos graduação em Química do Estado do Ceará; f) Promover a formação de parcerias interinstitucionais na área de Química; g) Engajar os docentes da área para a elaboração de projetos que capacitem os discentes da região na participação mais efetiva da Olimpíada.
Metodologia
A Olimpíada de Química das Escolas Públicas do Ceará (OQEPCE) constará de três (3) modalidades: Modalidade A (Mod-A) poderão participar estudantes do 1o ensino médio; Modalidade B (Mod-B), os estudantes do 2º do ensino médio; Modalidade C (Mod-C) poderão participar os estudantes do 3º do ensino médio e 4o do ensino médio/técnico. As provas serão elaboradas por professores qualificados em cada área, numa equipe multidisciplinar e institucional. Os integrantes da Comissão de provas são responsáveis pela elaboração, execução e correção das provas da Olimpíada de Química das Escolas Públicas do Ceará (OQEPCE). No período anterior à aplicação das provas serão selecionados Coordenadores de Pólos, fiscais e Coordenadores de sala, preferencialmente alunos pertencentes a Cursos de Graduação e Pós-Graduação de Instituições de Ensino Superior do Ceará. A distribuição de aplicação: Cabe Coordenador de Pólo será responsável por divulgar e estimular a participação dos estudantes de sua região na prova de primeira fase, sendo este responsável por supervisionar a inscrição desses estudantes. No momento de aplicação da prova, o mesmo será responsável pela supervisão da logística e da infraestrutura local. Ao término da prova, o Coordenador de Pólo deverá lançar no sistema a pontuação de cada aluno, devendo encaminhar a folha de respostas de cada inscrito, inclusive a dos que não comparecerem à comissão organizadora para fins de transparência e arquivamento. Em cada sala onde serão aplicadas as provas deverão estar presentes um Coordenador de sala e pelo menos 1 (um) fiscal. As provas da OQEPCE serão realizadas em duas fases: A fase I (prova objetiva) com critérios estabelecidos pela coordenação geral da OQEPCE tem por objetivo selecionar os mais destacados estudantes em cada modalidade para a Fase II. A fase II corresponde à uma prova escrita, com questões objetivas e analítico-descritivas a ser realizada nos Pólos de aplicação, com critérios estabelecidos pela Coordenação Geral da OQEPCE. Durante o transcurso do projeto, a equipe organizadora irá promover encontros intercampi com docentes e discentes da área, através de minicursos para a discussão da preparação dos estudantes para as olimpíadas, palestras com personalidades das competições olímpicas de conhecimento e com estudantes agraciados em olimpíadas. Toda a divulgação de lançamento de edital, cerimônias de premiação serão disponibilizadas em sites da instituição e nas redes sociais do projeto sob a responsabilidade da equipe organizadora do projeto.