Exibir Ação

Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Reflorestar e cultivar a saúde
Área Temática:
Meio Ambiente
Linha de Extensão:
Agroecologia e Agroextrativismo
Data de Início:
10/12/2019
Previsão de Fim:
09/12/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
120
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
300
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Caucaia
Formas de Avaliação:
Trabalho em grupo
Reunião
Participação
Debate
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Erick Aragao Ribeiro
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Bruno Almeida Cordeiro CEBUDV Integrante Sem vínculo Não 4 10/12/2019 09/12/2022
Erick Aragao Ribeiro IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 10/12/2019 09/12/2022
Sarah Ribeiro Matos CEBUDV Integrante Sem vínculo Não 4 10/12/2019 09/12/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto consiste em construir sistemas e infraestrutura para realizar o reflorestamento do CEBUDV dando suporte para pessoas fazerem suas próprias hortas, cultivar plantas frutíferas e aprenderem a utilizar plantas medicinais, de forma a combater a desnutrição e fome e contribuir para a sustentabilidade naquela região.
Justificativa
A realização deste projeto atinge as pessoas do CEBUDV na comunidade de Jandaiguaba onde, segundo informações da secretaria de saúde de Caucaia, mais de 50% da comunidade sofre com desnutrição e diversas doenças que podem ser tratadas com plantas medicinais. Fizemos uma pesquisa através de visitas nas casas dessas pessoas e constatamos a ausência de filtragem de água, limpeza de alimentos, produção do seu próprio alimento, disponibilidade de farmácias próximas, acesso a postos de saúde com medicamentos e a terapias holísticas. Esses problemas podem ser sanados ou amenizados através do incentivo a produção de hortas e utilização de plantas para tratar a água e combater doenças e realização de atendimentos para a comunidade em diversas terapias. Verificamos também que o reflorestamento e técnicas de permacultura, compostagem e produção de plantas alimentícias não são utilizadas pela comunidade para restaurar a flora e fauna da região. A dificuldade com o manejo do solo aliado ao longo período de estiagem nos apresenta uma necessidade de maior atenção no que diz respeito ao desenvolvimento de técnicas de irrigação e compostagem eficazes para a garantia da produção de alimentos mais saudáveis. O centro espírita enfrenta essa dificuldade de maneira não sustentável, visto que ainda não utilizamos técnicas de redução de consumo da água. Nesse contexto, podemos afirmar que a compostagem nesses períodos de estiagem demora para realizar seu ciclo e a qualidade do húmus produzido é de baixo valor nutritivo para o solo. Esse projeto vai desenvolver um sistema de irrigação, com sustentabilidade energética através de energia solar, capaz de economizar água dos lençóis freáticos. A comunidade de Jandaiguaba ainda não sabem utilizar essas plantas e vão receber cursos diversos para colocarem este conhecimento em prática, observando a estufa que será construída e conhecendo como plantar, cultivar e preparar. Haverá uma troca de saberes populares entre as as pessoas do projeto fazendo com que possamos multiplicar os conhecimentos. Contudo, este projeto está sendo totalmente apoiado pela comunidade e se faz necessário também para o incentivo a geração de renda com a venda das frutas e verduras cultivadas.
Público Alvo
120 pessoas da comunidade da Jandaiguaba e CEBUDV
Objetivo Geral
Desenvolver sistemas de reflorestamento, compostagem, irrigação e cultivo de plantas medicinais e alimentícias para a comunidade da Jandaiguaba.
Objetivo Específico
Preparar 50 mudas de árvores por mês para reflorestamento Plantar 150 mudas de árvores no solo nessas comunidades. Preparar compostagem e matéria orgânica para desenvolver o solo Realizar podas em árvores e asseros quando necessário
Metodologia
No início do projeto, as pessoas da instituição serão reunidas para apresentação. A divulgação das ações de reflorestamento e atividades ambientais será feita na reunião. As pessoas serão reunidas em equipes para realizarem o reflorestamento. Vamos definir também as culturas que estão em falta na instituição e quais os planos de manejo necessários. Com a definição das culturas vamos adquirir as plantas de acordo com as estações do ano e ir plantando no momento adequado. Durante o período do projeto estaremos juntando matéria orgânica no terreno para distribuir nas plantações, além de produzir adubo orgânico nas composteiras desenvolvidas no local. O endereço da instituição é Rua Jandaguabi, 686, Caucaia. O telefone é 988196097.