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Campus:
CAMPUS TIANGUA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Racismo estrutural: prática discriminatória e desigualdades sociorraciais
Área Temática:
Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão:
Diversidade Étnico-racial
Data de Início:
01/04/2022
Previsão de Fim:
01/04/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
1
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
1000
Carga Horária de Execução do Evento:
2
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Pesquisa de Satisfação
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Folder
E-mail
Atividades Realizadas:
Encontro
Palestra
Nome do Responsável:
Willana Nogueira Medeiros Galvao
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Antonia Lianca de Sousa Pereira IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 15/03/2022 01/04/2022
Brena Samyly Sampaio de Paula IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 15/03/2022 01/04/2022
Marcos Vinicius Pereira Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 15/03/2022 01/04/2022
Maria Irani Mendes Maia IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 15/03/2022 01/04/2022
Sandra Oliveira dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 15/03/2022 01/04/2022
Willana Nogueira Medeiros Galvao IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 15/03/2022 01/04/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A live “Racismo estrutural: prática discriminatória e desigualdades sociorraciais” se constitui como uma iniciativa denominada Encontros Forped, que ocorre no contexto do Projeto de extensão “Forped em Movimento”, proposto pelo Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Política Educacional e Desigualdade Social (Forped). O Encontros Forped é um um espaço virtual de formação mensal cujo objetivo é fomentar e proporcionar a discussão qualificada de temas associados às linhas de pesquisa do grupo: 1) Política e desigualdade social e 2) Formação de professores, currículos e programas. Todo mês um professor membro do grupo, com apoio dos seus bolsistas e da coordenação do Forped, é responsável pelo encontro, assim, realiza a escolha do tema e o convite para que um professor externo apresente o assunto e faça a mediação do debate. Para o mês de março e com foco no tema escolhido, a convidada é a professora Soraia Colaço da Prefeitura Municipal de Horizonte, graduada em Pedagogia e Ciências Sociais, Especialista em Gestão Escolar, Mestra em Educação e Ensino e doutoranda em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará. A docente desenvolve trabalho de pesquisa e formação docente no Instituto Circo Multicor, em Beberibe-CE, tendo como pauta a reeducação para as relações étnico-raciais.
Justificativa
Ao tratar das desigualdades raciais na sociedade brasileira, sob um contexto histórico, observa-se como episódio preliminar as circunstâncias formatadas a partir da “abolição da escravatura” (1888), em que destaca-se sua materialização como uma falsa possibilidade de emancipação social da população negra, por não ter sido oportunizado aos “negros libertos” condições de organização e ascensão social, em uma sociedade que já apontava em direção ao racismo. Pode-se considerar esse momento histórico como o embrião do desenvolvimento das teorias científicas racialistas e de todas as outras formas de justificar o racismo na sociedade brasileira, e principalmente na culminância do Brasil com o título de paraíso racial, sob o manto de uma convivência cordial no relacionamento entre as “raças” neste cenário social. Nesse aspecto, a construção racial brasileira inicia seu processo de materialização utilizando como elemento importante a questão da mestiçagem (MUNUNGA, 1999), no sentido de reafirmação enquanto composição ou mistura racial alternativa, tipicamente brasileira. Assim, Sílvio Romero (1993), desenvolve uma discussão racial fundada em pressupostos baseados na ideia de uma sociedade de “raças cruzadas”, centrando-se, portanto, numa perspectiva de mestiçagem para a admissão de uma raça superior, o quanto mais possível embranquecida. Deste modo, na iminência de se admitir e se limitar dentro dos parâmetros de naturalização da mestiçagem, mascarasse toda uma situação de racismo e segregação de espaços no cenário social e, como consequência derradeira, acaba-se confirmando o mito da democracia racial instaurado visceralmente na sociedade brasileira. O que se percebe historicamente é um processo cujo objetivo é empurrar a população negra para as classes menos favorecidas. Assim, entendendo-se os elementos históricos e políticos na constituição do cenário social brasileiro e suas repercussões sobre a população negra e analisando solidamente a questão racial no Brasil, o Encontros Forped de março visa avançar no sentido de proporcionar ao público que vai acompanhar a formação oferecida, uma percepção crítica sobre o assunto. Hasenbalg (1979) mostra-se enfático neste sentido, ao afirmar que grande parte dos negros e mulatos brasileiros apresentam-se expostos aos mesmos mecanismos de dominação de classe que afetam outros grupos socialmente subordinados. Mas, além disso, “os não brancos” sofrem um processo de desqualificação peculiar e desvantagens competitivas provindas de sua condição racial. Esse processo supracitado pode ser comprovado na questão do trabalho na qual, de acordo com dados oficiais, há um crescente desfavorecimento da população negra no que concerne ao acesso, permanência e condições de trabalho e direitos básicos, expressando todo um contexto de precarização das condições no meio social. Diante do exposto, o grupo de pesquisa Forped considera importante fomentar reflexões sobre o tema, uma vez que, além de colaborar com a comunidade externa que tenha interesse no assunto, seja professores do ensino superior e da educação básica, seja curiosos sobre a temática, também colabora com a formação e o conhecimento dos alunos do IFCE e das demais instituições parceiras do Forped que contam com cursos de licenciatura, considerando que a discussão sobre o tema tem chegado a escola de diversas formas, inclusive por meio das questões curriculares.
Público Alvo
Professores, alunos, profissionais da educação e demais interessados no tema.
Objetivo Geral
Refletir sobre o impacto das práticas discriminatórias e das desigualdades sociorraciais na sociedade brasileira.
Objetivo Específico
- Ampliar a discussão da área pedagógica nos cursos de licenciatura; - Oferecer suporte teórico aos estudantes dos cursos de licenciatura; - Colaborar com a ampliação das ações de extensão do IFCE, promovendo aproximação dos estudantes e comunidade com a instituição. - Compreender os desdobramentos de contextos sociais discriminatórios na educação.
Metodologia
A palestra será ministrada pela professora mestra Soraia Colaço professor da Prefeitura Municipal de Horizonte e mediada pela professora Mestra Maria Iraní Mendes Maia (IFCE-Campus Jaguaribe). A palestra será realizada no dia 01.04.2022 e será dividida em dois momentos: 1) Apresentação da professora; 2) Abertura para debate e perguntas. A comunicação com os participantes se dará pelo canal do Forped no Youtube (Forped IFCE- https://www.youtube.com/channel/UC2qTh1NM21V4pi7GLj-LiwA), para o primeiro e segundo momento. Após a live, a gravação será disponibilizada no mesmo canal com o objetivo de alcançar pessoas interessadas na discussão que não puderam participar no horário agendado. Ao final da live um questionário de avaliação do encontro bem como um formulário de frequência será compartilhado com o público. A disponibilização, posterior, da certificação se dará por meio do canal de comunicação do grupo no instagram (@forpedifce) e do site do IFCE Campus Tianguá (https://ifce.edu.br/tiangua). O evento será divulgado por meio das redes sociais do Forped e do IFCE, além dos grupos vinculados aos professores e bolsistas do Forped, nos seus diferentes campis e instituições.