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Campus:
CAMPUS UBAJARA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Tecnologia na Educação: reflexões sobre apropriações tecnológicas no contexto educacional
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Formação de Professores
Data de Início:
06/04/2022
Previsão de Fim:
06/04/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
15
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Carga Horária de Execução do Evento:
4
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Mesa Redonda
Nome do Responsável:
Emanuelle de Souza Barbosa
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Benedita de Sales Martins IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 21/03/2022 06/04/2022
Emanuelle de Souza Barbosa IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 06/04/2022 06/04/2022
Francisca Maria Lima do Nascimento IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 21/03/2022 06/04/2022
Leonardo dos Reis e Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 22/03/2022 06/04/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O momento atual de intensa propagação do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na organização do trabalho pedagógico, em virtude do ensino remoto, acarretou em mudanças profundas no modo de organização e oferta da educação em todos os níveis e modalidades. Dessa forma, é imprescindível refletir sobre os aspectos teóricos e metodológicos que cerceiam o debate sobre a incorporação das tecnologias digitais no contexto educacional sobretudo em um momento histórico no qual tais recursos são inseridos no centro do debate pedagógico sobre a qualidade da oferta educacional. O desenvolvimento de capacidades para utilização das tecnologias pressupõe a compreensão de que elas são instrumentos sociais e historicamente construídos que envolvem o tempo todo a construção e reconstrução do pensamento. Portanto, compreende-se que a formação para o uso da tecnologia vai além dos usos tecnicistas e operacionais que atravancam processos de reflexão sobre a práxis acerca do uso das tecnologias digitais e suas possibilidades de contribuir com a democratização da educação. Ainda que a demanda por apropriação tecnológica seja algo muito associada à urgência dos tempos atuais, é preciso dizer que tais recursos devem ser plenamente apropriados por professores e estudantes, não somente para atender às necessidades imediatas mas, principalmente, por serem fruto de trabalho desenvolvido ao longo dos tempos pela humanidade e, assim sendo, devem ser colocados em favor do desenvolvimento e da emancipação humana. Partindo deste pressuposto, se faz necessário promover processos formativos que auxiliem professores e estudantes a desenvolverem saberes técnicos, científicos e didáticos que envolvam o uso das tecnologias digitais como forma de aprimoramento da qualidade da educação. Nessa direção, a proposta aqui apresentada se propõe a realizar uma mesa redonda com pesquisadores vinculados ao grupo Kadjót, grupo interistitucional (IFG, IF Goiano, UFG, PUC Goiás, UEG, Seduc Goiás, SME Goiânia) que se dedica à compreensão das relações entre as tecnologias e a educação, com objetivo de debater sobre os processos de apropriação tecnológica na educação com foco em metodologias que atuem no aperfeiçoamento do processo de ensino e aprendizagem e sua relação com o trabalho pedagógico. O evento insere-se no conjunto de atividades propostas pelo Programa de Mentoria Acreditar IFCE – 2ª Edição.
Justificativa
As possibilidades trazidas pelos desenvolvimento tecnológico e a crescente demanda pela apropriação de tais recursos no contexto educacional têm gerado muitos debates sobre os limites e as possibilidades de se se inserir tecnologias digitais no trabalho pedagógico. Pesquisas que têm como objeto de estudo a análise do par tecnologia-educação apontam algumas tendências que dominam o campo, tais como: 1. associação automática entre a utilização de tecnologias e a inovação das práticas educacionais e 2. atribuição à tecnologia de papel facilitador do trabalho pedagógico (ECHALAR et.al, 2021). Investigar essa realidade é condição necessária para entendê-la e, a partir disso, contribuir com a melhoria da oferta da educação pública, o desenvolvimento dessa contribuição pressupõe análise minuciosa e criteriosa dos processos relacionados à apropriação das tecnologias digitais nas redes de ensino. É nesse ponto, que a atividade aqui descrita pretende contribuir ao abrir um espaço a mais para o debate juntos a um público variado sobre as determinações que pairam sobre as tentativas de incorporação das tecnologias no campo educacional. É notório que existe uma grande fragilidade situada na relação educação-tecnologias digitais que deve ser efetivamente enfrentada a fim de contribuir com a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Além das condições de infra-estrutura atreladas à oferta dos equipamentos tecnológicos ressalta-se também problemas estruturais associados à precarização das condições de trabalho docente e, consequentemente, problemas na formação destes profissionais para desenvolverem suas atividades laborais com a qualidade necessária. É importante ressaltar que apesar da instalação de um certo consenso sobre a contribuição das tecnologias digitais à educação o uso adequado de tais recursos requer, de acordo com Gasparin (2020), que elas sejam escolhidas, planejadas e usadas de forma integrada à proposta pedagógica construída pelo professor. Dessa forma, a mesa redonda aqui apresentada se propõe não só a caracterizar alguns dos recursos tecnológicos existentes, mas a pensá-lo dentro de uma proposta pedagógica significativa orientada pela busca de estratégias concretas para ajudar na apropriação de tais recursos sem reduzir o papel docente ao de um executor de tarefas predeterminadas e entendendo a tecnologia em sua contribuições para a educação. Assim, defendemos estudantes.
Público Alvo
Comunidade externa interessada, a saber professores da educação básica, estudantes e profissionais da educação interessados na temática.
Objetivo Geral
Fornecer subsídios técnico-didáticos-teóricos para a incorporação de Tecnologias Educacionais Digitais aos processos de ensino e aprendizagem.
Objetivo Específico
Apresentar estratégias para apropriação das tecnologias digitais na educação enfatizando aspectos teóricos e metodológicos.
Metodologia
QUANTO A ORGANIZAÇÃO: Será utilizada a Plataforma Google Meet, para transmissão e desenvolvimento das atividades. Os professoras convidados serão responsáveis pelo material a ser apresentado. cada um dos três palestrantes terá cerca de 40 min para sua exposição, ao final das três falas será iniciada a sessão de perguntas e comentários do público inscrito na atividade. Compete à organização do projeto a criação do evento, compartilhamento e divulgação do Link do Meet, aos inscritos e nas redes sociais. A inscrição dar-se-á por meio de link de formulário de inscrição contendo nome completo, e-mail e contato, criado e divulgado pela organização do Workshop. Aos participantes, durante o evento será disponibilizado link de frequência divulgado o link no chat pela organização. Aos participantes será enviado via e-mail certificado de 3 horas. QUANTO AO DESENVOLVIMENTO: O evento será desenvolvido de forma síncrona através do Google Meet, com duração de 3 horas. A mediação será realizada pela professora Emanuelle Barbosa que após a fala inicial convidará o professor Dr. Jhonny David Echalar para apresentar o tema: as bases pedagógicas nos OVA. Em seguia a professora Dra. Natalia Carvalhaes de Oliveira dissertará sobre as produções sobre tecnologia e educação na área de Ciências da Natureza. Para encerrar a parte de exposição dos convidados a professora Dra. Adda Echalar falará sobre trabalho pedagógico com tecnologias. Em seguida, será iniciado o momento de perguntas e contribuições dos participantes.