Exibir Ação

Campus:
CAMPUS TAUA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
II Semana do Orgulho LGBTQIA+ do Campus Tauá do IFCE (Título a definir)
Área Temática:
Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão:
Direitos Individuais e Coletivos
Data de Início:
27/06/2022
Previsão de Fim:
29/06/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Carga Horária de Execução do Evento:
20
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Tauá
Formas de Avaliação:
Testes Subjetivos
Seminário
Reunião
Relatório
Questionário
Pesquisa de Satisfação
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Sistema acadêmico
Redes sociais
Folder
E-mail
Cartaz
Áudio
Atividades Realizadas:
Apresentação
Ciclo de Debates
Concerto
Espetáculo
Exposição
Mesa Redonda
Minicurso
Mostra
Oficina
Palestra
Semana
Nome do Responsável:
Carlos Getulio de Freitas Maia
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Carlos Getulio de Freitas Maia IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 27/06/2022 29/06/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Em 2022, realizaremos a 2ª Semana do Orgulho LGBTQIA+ do Campus IFCE de Tauá, com título, recorte e temática ainda passíveis de escolha mediante debate com a comunidade estudantil, docente e de taes. As Semanas do Orgulho servem como momento integrador artístico, científico e cultural, em que a produção de conhecimento se articular a partir do interesse existencial dos/ as envolvidos/as. Nesse sentido, a II Semana continuará a celebração dos direitos das minorias historicamente retiradas dos palcos de produção de conhecimento e de decisão.
Justificativa
A II Semana do Orgulho LGBTQIA+ do campus Tauá do IFCE tem, por principio, devolver à comunidade a produção de conhecimento e o acesso a bens culturais. No seu caso específico, trata-se de direcionar essa prestação de contas através do recorte da minoria social. A noção de direitos extendidos, isto é, os direitos difusos, pressupõe que a entrada no Século XXI trouxe problemas impensáveis para as categorias de direitos de primeira e segunda geração, isto é, os direitos individuais clássicos e os direitos coletivos sociais já não dão conta do tecido social e simbólico que envolve subjetividades, muitas vezes em sofrimento. As ações reinvidicativas acontecem não para resgatar sujeitos carentes de direitos de representação e acolhimento, mas para abrir as portas para que esse reconhecimento aconteceça, de forma articulada ao acolhimento. Dessa forma, a Semana do Orgulho acontecerá para que o campus de Tauá do IFCE se torne um lugar possível para o encontro e a facilitação da comunicação entre a produção de conhecimento e serviço à comunidade.
Público Alvo
Cidadãos interessados, profissionais de educação, saúde e cultura. Amplamente, todas as pessoas.
Objetivo Geral
Vincular a comunidade LGBTQIA+ de Tauá e circunvizinhaça ao campus Tauá do IFCE pelo recorte da diversidade de orientação sexual, de gênero e do acolhimento.
Objetivo Específico
Produzir, disseminar e divulgar conhecimento relacionado às minorias e seus direitos no que tange à orientação sexual, diversidade de gênero, direitos reprodutivos e saúde LGBTQIA+. Disseminar conhecimento sobre educação, minorias sociais e direitos sociais. Celebrar a cultura popular cearense dos Inhamuns a partir dos LGBTQIA+. Celebrar a diversidade dos cidadãos e cidadãs. Incentivar a escuta, o acolhimento e o convívio com a diferença. Fortalecer a centralidade da família na resolução de conflitos e acolhimento para a gestão de saúde mental.
Metodologia
O evento acontecerá durante 4 dias, na última semana do mês de Junho. Ele estará voltado para apresentação de trabalhos, mesas redondas, palestras, apresentação de filmes e documentários sobre a temática escolhida pela comunidade. O planejamento se deu e se dá através de reuniões virtuais e/ou presenciais com as sugestões de discentes do campus e pessoas externas, vinculadas ao campus por meio do curso de extensão "A literatura e seus desvios: os LGBTQIA+ na história da literatura." As reuniões, semanais, organizam as datas, os temas, os convidados e convidadas e as formas como a semana deverá ser operacionalizada. A divulgação se deu e se dá por meio das redes sociais e do site do campus. Como foi informado pelo setor de comunicação local, o prazo para que pudéssemos ter utilizado o edital de cartazes já estava atrasado em maio, por isso, não o fizemos. Mobilizou-se por meio da divulgação interna ao município de Tauá e pelo convite aos campi de Boa Viagem, Canindé e Crateús, pretendendo-se alcançar o público por meio das falas acadêmicas, assim a interlocução com o município de Tauá na realização do sarau municipal pela diversidade. Para o acompanhamento dos extensionistas, será feito credenciamento, lista de presenças, articulação com os projetos da casa e formulários de auto-avaliação. Dia 27/06: 18:20 - Mesa rendonda: a Educação e os LGBTQIA+. Palestrantes: Prof.ª Msª. Raimunda Costa e Prof. Ms. Bruno Oliveria. Mediação: Prof. Ms. Carlos Getúlio de Freitas Maia. Dia 28/06: 14:00: Minicurso Empreendedorismo para LGBTQIA+s no serviço gastronômico. Prof. Ms. Henrique Martins Teles. 18:00 - Literatura e cultura e LGBTQIA+s: Prof. Dr. Claudicélio R. da Silva, Prof Ms. Gilmar Costa e Prof. Guilherme Costa. Dia 29/06: 14: 00 Minicurso "Escrita Criativa". Profª. Hérica Valle. 18:00- Saúde e LGBTQIA+ : Sharlene Chaves, enfermeira. e Alan Safronov, enfermeiro. Mediação: Prof. Ms. Elpida Andréia de Queiroz Nikokavouras. Dia 30/06: Direitos Sociais, Minorias e Cidadania. OAB Ceará. Seccional Diversidade. Levante da juventude CE. Anthony Pontes. Mediação: Prof. Ms. Edson Bessa. As inscrições se darão através da plataforma Even3, no link seguinte: https://www.even3.com.br/iisemanadoorgulho/ .