Exibir Ação

Campus:
CAMPUS ACARAU
Tipo da Ação:
Programa
Título:
Clube de XADREX IFCE Acaraú
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Desporto e Lazer
Data de Início:
12/05/2023
Previsão de Fim:
12/05/2028
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
300
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
1200
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Trairi
Jijoca de Jericoacoara
Itarema
Cruz
Bela Cruz
Acaraú
Formas de Avaliação:
Trabalho em grupo
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Armando Matos Fontenele Junior
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Armando Matos Fontenele Junior IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 12/05/2023 07/03/2028
Ester Loidy Coutinho do Nascimento IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 12/05/2023 12/05/2028
Francisco Gabriel Ferreira Nascimento ex-aluno IFCE Integrante Sem vínculo Não 2 12/05/2023 12/05/2028
Joao Gilberto Goncalves Nunes IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 12/05/2023 12/05/2028
José Juarez Mendes Júnior ex aluno IFCE Integrante Sem vínculo Não 2 12/05/2023 12/05/2028
Jose Luciano Nascimento Bezerra IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 12/05/2023 12/05/2028
Juliana Martins Pereira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 12/05/2023 12/05/2028
Sabrina Victor de Araújo IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 12/05/2023 12/05/2028
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
27º Torneio de Xadrez presencial do IFCE Acaraú Evento
Clube de XADREX IFCE Acaraú Projeto
Teatro de Xadrez Humano: Mito e Arte. Projeto
Apresentação
A prática do xadrez propicia diversos benefícios como: disciplina, concentração, raciocínio lógico e socialização e pode ter o seu potencial aproveitado como ferramenta de desenvolvimento cognitivo e emocional dos alunos do IFCE Acaraú e da comunidade externa, onde há indícios de limitação de raciocínio lógico e matemático de forma ampla. Assim o projeto visa estabelecer o clube com a proposta de promover jogos, torneios e oficinas incentivando a prática do xadrez e a interação dos professores e alunos do IFCE com o público externo de outras escolas e entidades, assim como incentivar nossos alunos a participar dos torneios e ações das entidades externas e a prática do xadrez de forma geral.
Justificativa
A prática do uso de xadrez no processo de ensino-aprendizagem tem se mostrado de fundamental importância para desenvolvimento de habilidades, tendo como destaque: memória, concentração, planejamento e tomadas de decisões. É preciso considerar que a preparação dos jovens para o mercado de trabalho e para suas vivências cotidianas exigem o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, visto que o avanço tecnológico tem impactado negativamente no desenvolvimento dessas. É preciso considerar ainda que, a experiência com discentes da instituição e na atuação com a comunidade, é perceptível e urgente a necessidade de trabalhar de forma eficaz o desenvolvimento dessas habilidades, a fim de impactar positivamente o desenvolvimento desses jovens, bem como contribuir para o desenvolvimento regional, objetivo institucional das atividades extensionistas no IFCE. Além disso, as atividades relacionadas com o xadrez sem desenvolvem apoiado no tripé ensino-pesquisa-extensão, uma vez que a participação deste projeto atende não só à comunidade interna, mas também a externa com o fito de proporcionar uma troca de saberes e de experiências e que estas potencialmente ensejarão o desenvolvimento de pesquisas na temática a fim de desenvolver melhores técnicas relacionadas com o ensino a partir da prática do xadrez. Por isso, consideramos a criação do Programa como um marco para a contribuição no desenvolvimento regional e no processo de ensino-aprendizagem.
Público Alvo
jovens a partir de 12 anos de idade
Objetivo Geral
Incentivar de forma geral a prática do xadrez e assim desenvolver habilidades cognitivas e socioemocionais nos jovens da Região do Baixo Acaraú.
Objetivo Específico
Foi efetivada a Criação do Clube de XADREZ do IFCE Acaraú em 2014 que dessa forma se organiza e vem promovendo atividades internas e externas como forma de alcançar os objetivos propostos: - Incentivar a prática do xadrez na comunidade; – Sensibilizar a comunidade quanto aos benefícios da prática do jogo de xadrez; - Desenvolver as habilidades cognitivas dos participantes; - Proporcionar ambiente de troca de saberes e de interação entre as comunidades interna e externa da instituição; - Desenvolver as habilidades socioemocionais nos participantes e - Convidar e ensinar pessoas interessadas a jogar xadrez.
Metodologia
Reuniões bimestrais da equipe para planejamento das ações e avaliação dos resultados; - As ações com a comunidade serão no formato de torneio de xadrez presencial no campus, online ou em outras instituições da localidade, com participação de discentes e servidores do IFCE, além de participantes advindos da comunidade. Para os torneios serão disponibilizados certificados aos participantes e medalhas e troféus aos mais bem colocados. Os torneios serão registrados como eventos no SIGPROEXT respeitando os prazos exigidos. - Outras ações serão desenvolvidas por meio do Teatro de Xadrez que acontecerá bimestralmente no campus e com inscrições abertas para a comunidade interna e externa, caracteriza-se essencialmente pela realização de atividades de encenação a fim de tratar a temática do jogo de forma mais lúdica e participativa. Ressaltamos que o Teatro de Xadrez já foi registrado como projeto e validado pela PROEXT, dessa forma, o plano de trabalho referente a esta metodologia já se encontra detalhado no referente projeto, o que tornaria redundante repeti-lo aqui. - Haverá também o desenvolvimento de oficinas para o ensino das práticas do jogo de xadrez para participação das comunidades interna e externa, e a seleção ocorrerá por meio de inscrições online. Será registrado como evento no SIGPROEXT respeitando os prazos, nestes momentos serão pormenorizados as metodologias e plano de trabalho.