Exibir Ação

Campus:
CAMPUS ACARAU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
IFCe'Arte: Artesanias Familiares
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Artesanato
Data de Início:
19/05/2022
Previsão de Fim:
15/12/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
70
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
140
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Acaraú
Formas de Avaliação:
Trabalho em grupo
Pesquisa de Satisfação
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Suzana Machado Arruda
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Lucia Cibely Sales Freitas IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 19/05/2022 15/12/2022
Marcos Ruan de Paulo Nascimento IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 19/05/2022 15/12/2022
Mariana Rebeca Nascimento Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 19/05/2022 15/12/2022
Soniamar Zschornack Rodrigues Saraiva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 19/05/2022 15/12/2022
Suzana Machado Arruda IFCE Coordenador Docente IFCE Não 3 19/05/2022 15/12/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O IFCe’Arte – Artesanias Familiares, representa uma nova etapa do projeto de extensão desenvolvido no Campus Acaraú, que tem como objetivo principal pesquisar e desenvolver novas técnicas e produtos artesanais utilizando como matéria-prima sucata marinha, resíduos de pescado e outros materiais, bem como formar multiplicadores, auxiliando na criação de identidades para o artesanato local, com foco na economia solidária e desenvolvimento local.
Justificativa
Desde que iniciou suas atividades, o IFCe’Arte desenvolveu diversas ações, incluindo a formação de multiplicadores entre discentes – o que vem ocorrendo de forma contínua – e a divulgação das atividades em âmbito regional e nacional, através da oferta de cursos e participação em feiras e eventos, além da realização periódica de exposições. Neste momento, identificamos mais uma demanda, dentre muitas outras ainda possíveis de serem trabalhadas, que envolve, além da participação dos pais na vida escolar dos filhos e em assuntos da escola, uma possibilidade de envolvimento lúdico entre familiares de alunos com seus filhos e de capacitação envolvendo algumas técnicas artesanais que possam vir a se tornar inclusive fonte de renda para essas famílias. Esta são as razões pelas quais, nessa nova fase, o IFCe’Arte se propõe a trabalhar com esse público, ampliando, assim, os seus objetivos e abrangendo os impactos sociais do projeto. Nossos alunos residem tanto na sede destes municípios, em zona urbana, como em distritos e localidades situados em zonas rurais. Há, com isso, uma possibilidade de abrangência dos impactos do projeto que está para além da situação do campus Acaraú do IFCE.
Público Alvo
Familiares de alunos do IFCE Acaraú. Consideramos que, no Campus Acaraú, temos alunos que habitam em Acaraú, Itarema, Cruz, Bela Cruz, Marco e Jijoca de Jericoacoara. Então, habitantes de todos os municípios da Região Geográfica Imediata de Acaraú poderiam ser beneficiados.
Objetivo Geral
Dar continuidade às ações desenvolvidas pelo IFCe’Arte, incluindo ações específicas direcionadas à alunos e familiares de alunos do IFCE – Campus Acaraú. . Com a continuidade destas ações podemos beneficiar mais pessoas, desenvolver competências, refinar habilidades, capacitar humana e economicamente novos atores sociais que podem dar continuidades à multiplicação dos conhecimentos gerados e compartilhados no projeto.
Objetivo Específico
• Capacitar discentes dos Cursos Técnicos integrados e subsequentes e Licenciaturas do IFCE – Campus Acaraú para atuar como multiplicadores na divulgação do artesanato como forma de expressão e na conexão entre familiares; • Contribuir para o desenvolvimento de competências que podem desenvolver e fortalecer o artesanato da Região; • Auxiliar no diálogo entre escola e familiares incentivando-os a também se apropriarem do espaço do IFCE como um espaço de formação de todos; • Capacitar os pais como novos multiplicadores de conhecimentos e técnicas; • Estreitar vínculos, entre o IFCE e familiares de alunos, que podem auxiliar inclusive na redução da evasão escolar, e entre alunos e seus familiares, contribuindo com isso com o diálogo intergeracional.
Metodologia
O IFCe’Arte trabalha de forma cooperativa, com a realização de encontros presenciais envolvendo a coordenação e discentes multiplicadores, onde são desenvolvidas atividades teórico/práticas, incluindo o desenvolvimento de novas técnicas e produtos. Paralelamente a essas atividades são realizadas excursões para a coleta de materiais, além da participação em feiras e eventos para a exposição dos produtos confeccionados pelo grupo. Mensalmente, serão divulgadas oficinas nas quais os familiares dos alunos poderão participar. Serão 8 oficinas no total, com 10 vagas cada. Cada familiar pode ir acompanhado do aluno do IFCE, seu familiar, que poderá ajudar na confecção da mesma peça. Momento este que os monitores, também alunos do IFCE, poderão compartilhar técnicas que aprenderam naquele mês. Na oficina haverá a confecção de um produto que será elegido e planejado interna e coletivamente antes de sua realização. O momento da oficina não será somente de repasse de técnicas, mas também de troca de experiências e de estreitamento de laços afetivos. Após a finalização dessas atividades, os produtos confeccionados pelos alunos e seus familiares farão parte de uma exposição aberta ao público realizada no campus do IFCE. Nesta exposição, estará aberto o espaço também para a divulgação de artesanatos já desenvolvidos anteriormente pelos familiares dos alunos ou que tenham passado a desenvolver após o contato com o IFCe’Arte. Será uma forma também de divulgar o trabalho de pessoas de várias localidades da Região de Acaraú. O planejamento será feito em conjunto com os monitores desde a escolha das habilidades às peças a serem desenvolvidas por eles e que estará de acordo com competências que já tenham desenvolvido ou que notarmos, em testes, que poderão desenvolver no tempo disponível para aquele projeto de realização de peça específica. A divulgação será feita por redes sociais e por cartazes e tentaremos mobilizar outros professores a ajudarem na divulgação em sala de aula. As inscrições serão feitas virtualmente por formulário e como critério para a participação haverá o interesse em desenvolver ou aperfeiçoar habilidades manuais através do artesanato. Serão dadas prioridades, a cada oficina, a pessoas que ainda não tenham participado das oficinas anteriores, a não ser que ainda hajam vagas disponíveis. A realização e acompanhamento das oficinas com os familiares será nas quintas à tarde com a ajuda de todos os membros do projeto. A avaliação será feita ao final de cada oficina através da troca de percepções acerca da experiência.