Exibir Ação

Campus:
CAMPUS QUIXADA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Pedagogia Histórico-crítica: contribuições para uma formação crítica do professor
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Formação de Professores
Data de Início:
15/07/2022
Previsão de Fim:
14/10/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Quixadá
Formas de Avaliação:
Reunião
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Folder
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Dayana Silva de Oliveira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Adele Cristina Braga Araujo IFCE Integrante Docente IFCE Não 4 15/07/2022 14/10/2022
Dayana Silva de Oliveira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 3 15/07/2022 14/10/2022
Francelio Angelo de Oliveira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 15/07/2022 14/10/2022
Maria Cleidiane Cavalcante Freitas IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 15/07/2022 14/10/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - FECLESC Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Emancipação, Sociedade e Sertão - GESSol / CNPq, em cumprimento aos seus objetivos e finalidades dispostos em regimento, apresenta este projeto de extensão e formativo com o objetivo de desenvolver um espaço para a formação crítica de professores em serviço e em formação acadêmica tanto do IFCE quanto de toda a comunidade de discentes de licenciaturas e professores de Quixadá. Para tanto debater-se-à temas relativos a Pedagogia Histórico-Crítica. A formação se desenvolverá por meio de encontros sistemáticos/hibrídos realizados quinzenalmente com duração de 2h/aula presenciais e 1h/aula atividades complementares tais como a pesquisa e realização de artigos científicos, somatizando carga horária total de 30h. Os encontros serão realizados a partir das discussões em torno do tema gerador e de ciclos de palestras realizadas por pesquisadores da área.
Justificativa
Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Emancipação, Sociedade e Sertão - GESSol / CNPq, também vinculado ao Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – Campus Quixadá, se propõe a integrar em diferentes áreas do conhecimento que discutem o fenômeno educativo, de maneira a realizar estudos e pesquisas sobre a educação em sentido amplo e estrito, dialogando com a diversidade sociocultural e ambiental do Sertão, considerando as implicações dos fatores socioeconômicos para a formação e a emancipação humana. Isto posto justifica-se este projeto de formação de professores por alinhar-se aos objetivos e finalidades do GESSol frente a formação crítica e emancipatória considerando as demandas sócio-históricas relativas as características culturais, políticas e regionais. Também visar atender mais interessados, para além do campus, em discutir a formação do professore e a Pedagogia Histórico Crítica construindo ciclos de palestras e debates, estudo e pesquisa.
Público Alvo
Professores da rede estadual, municipal e particulares de ensino do município de Quixadá. Estudantes de licenciatura de outras instituições de Ensino Superior de Quixadá.
Objetivo Geral
Desenvolver um espaço sistemático e educativo para a formação crítica de professores em serviço e formação acadêmica.
Objetivo Específico
Discutir por meio de instrumentos teóricos e metodológicos temas relativos a Pedagogia Histórico-Crítica; Mediar por meio de ciclo de palestras e debates a construção de um acervo teórico crítico sobre a temática da formação crítica de professores.
Metodologia
Encontros quinzenais na modalidade híbrida com ciclos de palestras relativos à Formação de Professores e a Pedagogia Histórico Crítica e mediação de pesquisadores na área da Pedagogia Histórico-Crítica; Leituras compartilhadas e discussões sobre a temática da Pedagogia Histórico-Crítica via plataforma Classrrom e grupo no WhatsApp; Elaboração textos, artigos científicos e atividades socializadas na plataforma Classroom e grupo no WhatsApp As inscrições serão realizadas via preenchimento de formulário eletrônico e divulgadas pelas redes sociais oficiais do campus IFCE Quixadá e site do referido campus. Procedimentos metodológicos: Para o alcance dos objetivos propostos serão realizados encontros que contemplem as modalidades presencial e à distância de modo a tornar acessível a todos os interessados e ampliar a participação dos que se encontram mais distantes do campus. Para viabilizar o acesso Educacional à Distância utilizar-se-à plataforma Google Classroom onde serão disponibilizados os materiais utilizados e produzidos ao longo da formação. E os Ciclos de Palestras e encontros síncronos serão transmitidos online por meio da plataforma Google Meet e físico no IFCE campus Quixadá. A carga horária dos Ciclos de Palestras e encontros síncronos serão compostos por duas horas a cada encontro formativo e uma hora relativa a atividades complementares.