Exibir Ação

Campus:
CAMPUS ITAPIPOCA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Teoria social e anticolonial brasileira: o caso do ISEB
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Formação de Professores
Data de Início:
28/04/2022
Previsão de Fim:
29/04/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
35
Carga Horária de Execução do Evento:
16
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Frequência
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Folder
Cartaz
Atividades Realizadas:
Minicurso
Nome do Responsável:
John Karley de Sousa Aquino
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Breno Augusto da Costa Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Integrante Sem vínculo Não 16 28/04/2022 29/04/2022
John Karley de Sousa Aquino IFCE Coordenador Docente IFCE Não 16 28/04/2022 29/04/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O ISEB (Instituto Superior de Estudos Brasileiros) foi uma instituição vinculada ao Ministério da Educação e Cultura durante o período da Quarta República. Foi uma experiência intelectual e cultural inovadora que reuniu teóricos de formações variadas e posições políticas distintas, mas que compartilhavam entre si o ideal de elaborar uma ideologia política capaz de orientar o projeto político capaz de resolver os problemas nacionais e tornar o Brasil uma nação autenticamente independente. Para os intelectuais do ISEB o conhecimento não era algo neutro, mas um instrumento de luta que estava a serviço das causas políticas. Diante disso a filosofia, a sociologia, a história, a economia e outras ciências foram mobilizadas no intuito de conhecer criticamente a realidade nacional para que com isso fosse possível transformá-la. Esse caráter instrumental do saber, criticado pelos seus opositores (principalmente os acadêmicos da USP), punha em relevo a questão do “para quê” e “para quem” serve o saber, pois pressupunha que todo saber é engajado, mesmo aquele que se diz neutro.
Justificativa
O ISEB foi um importante marco da história intelectual brasileira, todavia foi relegado ao esquecimento tanto por obra da Ditadura Militar (1964 - 1985) que fechou a instituição e perseguiu seus membros, quanto por obra da intelectualidade acadêmica (sobretudo paulistana) que apesar de alegar não considerar os isebianos interlocutores dignos, efetuou uma dura crítica sem direito a defesa após a dispersão do grupo. Por conta disso, resgatar as ideias de uma das mais fascinantes iniciativas intelectuais nacionais é um trabalho de reparação histórica em relação aos intelectuais que se dedicaram a pensar a realidade brasileira e se engajaram na defesa por reformas de base na busca de um Brasil melhor. Recuperar seu legado é o mínimo que podemos fazer por essas vítimas da ditadura militar.
Público Alvo
Graduandos das IES púbica e privada da região e professores da educação básica das redes pública e privada.
Objetivo Geral
O intuito do presente minicurso é apresentar o ISEB, sua história, protagonistas e feitos, mas também abordar os aspectos relevantes da teoria social dos isebianos.
Objetivo Específico
(1) A questão da descolonização cultural, econômica e política; (2) a importância da consciência crítica da realidade nacional na vida intelectual; e (3) os projetos de uma filosofia e sociologia autenticamente brasileiras.
Metodologia
Aulas expositivas online, ministradas através da plataforma Google Meet; Utilização de slides; Espaço para discussões e problematizações durante os intervalos entre um conteúdo e outro; Leitura dos textos indicados; Data 28/04/2022 Carga horária: 8 horas Ministrante: John Karley de Sousa Aquino & Breno Augusto da Costa Conteúdo: História do ISEB; Principais isebianos: vida e obra; Projeto nacional desenvolvimentista e a produção dos isebianos; Coleção Cadernos do Povo Brasileiro; História Nova; Data 29/04/2022 Carga horária: 8 horas Ministrante: John Karley de Sousa Aquino & Breno Augusto da Costa Colonização cultural e filosofia brasileira; A filosofia de Álvaro Vieira Pinto; A filosofia de Roland Corbisier;