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Campus:
CAMPUS IGUATU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Preparação para Olimpíada Brasileira de Informática - Iniciação para Ensino Fundamental
Área Temática:
Tecnologia e Produção
Linha de Extensão:
Tecnologia da Informação
Data de Início:
02/09/2022
Previsão de Fim:
07/04/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
1
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
20
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Iguatu
Formas de Avaliação:
Testes Objetivos
Relatório
Questionário
Pesquisa de Satisfação
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Folder
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Rogerio Lopes Vieira Cesar
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Rogerio Lopes Vieira Cesar IFCE Coordenador Docente IFCE Não 3 02/09/2022 07/04/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Escolas do ensino fundamental da Rede privada de ensino Não
Escolas do ensino fundamental da Rede municipal de ensino Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O seguinte projeto tem por objetivo realizar a iniciação à Ciência da Computação para alunos do ensino fundamental da cidade de Iguatu. Utilizando metodologias ativas e ferramentas computacionais adequadas, busca-se introduzir conceitos de algoritmos, programação de computadores e pensamento computacional, a fim de despertar o interesse pela ciência da computação desde o ensino fundamental, bem como promover interdisciplinaridade com outras ciências
Justificativa
É notória a dificuldade de estudantes de cursos da área de ciência da computação em compreender os conteúdos básicos como, como, por exemplo, algoritmos, matemática básica, interpretação de textos, técnicas de resolução de problemas e lógica. Essas disciplinas requerem habilidades que nem sempre são desenvolvidas na vida estudantil regular, requerendo outras atividades que ultrapassem os "muros da escola" e o contato cada vez mais cedo com os elementos iniciais de programação de computadores. O contato inicial com essas disciplinas pode suprir ou pelo menos diminuir as dificuldades dos estudantes de informática, favorecendo também o desempenho no progresso de seus estudos na área citada. Além disso, observamos, dentre outras abordagens utilizadas nos últimos anos, a gameficação em diferentes contextos escolares com objetivos de motivar e apoiar o processo de ensino e aprendizagem.
Público Alvo
Alunos do ensino Fundamental de Iguatu
Objetivo Geral
Promover formação e preparação para participação de alunos Olimpíada Brasileira de Informática
Objetivo Específico
Realizar treinamentos em resolução de problemas; Realizar iniciação à ciência da computação aos alunos do ensino fundamental da cidade de Iguatu; Formar times para para participação da Olimpíada Brasileira de Informática
Metodologia
Haverá divulgação para a comunidade externa para possibilitar participação dos treinamentos; Realização de formação com tutores da comunidade interna; Realização de encontros presenciais no laboratório de informática do campus; Realização de encontros através de videoconferência; Resolução de problemas de OBIs de anos anteriores; Organização de evento interno (Maratona de Programação do campus Iguatu).