Exibir Ação

Campus:
CAMPUS TIANGUA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
A (des)configuração do Ensino Médio: desafios de formar numa escola para o mercado
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Formação de Professores
Data de Início:
29/04/2022
Previsão de Fim:
29/04/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
1
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Carga Horária de Execução do Evento:
2
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Relatório
Formas de Divulgação:
Site institucional
Folder
E-mail
Atividades Realizadas:
Palestra
Nome do Responsável:
Antonio Jose Albuquerque de Araujo Filho
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Antonio Jose Albuquerque de Araujo Filho IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 29/04/2022 29/04/2022
Brena Samyly Sampaio de Paula IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 29/04/2022 29/04/2022
Cecilia Gomes de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 29/04/2022 29/04/2022
John Mateus Barbosa IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 29/04/2022 29/04/2022
Josy Lucia Goncalves IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 29/04/2022 29/04/2022
Maria Felipe Barros IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 29/04/2022 29/04/2022
Sandra Oliveira dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 29/04/2022 29/04/2022
Willana Nogueira Medeiros Galvao IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 29/04/2022 29/04/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A palestra “A (des)configuração do Ensino Médio: desafios de formar numa escola para o mercado”, tem como objetivo discutir a recém implantada política de ensino médio, a qual reconfigura o ensino e destina aos filhos da classe trabalhadora um tipo de educação solapada. Isso alinha as políticas de amenizar a pobreza, que por sua vez emprega uma educação rasteira, sem conteúdo ou o mínimo possível. A palestra faz parte das ações do grupo de pesquisa Grupo de Formação Docente, política educacional e desigualdade social (FORPED), que é do IFCE, agregando professores e alunos do Instituto Federal do Ceará (IFCE), bem como da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN).
Justificativa
Tendo em vista a implantação do “novo Ensino Médio”, a partir do 1º ano do EM, e ser gradual, até chegar o 3º ano, há necessidade de discutir a implantação e as consequências dessa medida que vai chegar aos filhos da classe trabalhadora, dessa forma, a justificativa se dar como maneira de compreender a implantação do novo Ensino Médio e as consequências causadas para a formação dentro da perspectiva do mercado.
Público Alvo
Professores, alunos, profissionais da educação e demais interessados no tema.
Objetivo Geral
Discutir a implantação do “Novo Ensino Médio” no contexto da educação escolar pública.
Objetivo Específico
- Analisar o contexto do Novo Ensino Médio para a educação nacional - Refletir sobre a formação voltado para o mercado - Compreender as consequências da reformulação do Ensino Médio para o processo de socialização do conhecimento.
Metodologia
A palestra será ministrada pelo professor Dr. John Mateus Barbosa e mediada pela professora Josy Lucia Gonçalves (IFCE-Campus Tianguá). A palestra será realizada no dia 29.04.2022 e será dividida em três momentos: 1) Abertura do encontro Forped e apresentação do palestrante pela Professora Josy, 2) Debate sobre o tema da palestra e 3) perguntas e respostas ao palestrante. A comunicação com os participantes se dará pelo canal do Forped no Youtube (Forped IFCE- https://www.youtube.com/channel/UC2qTh1NM21V4pi7GLj-LiwA). Após a live, a gravação será disponibilizada no mesmo canal com o objetivo de alcançar pessoas interessadas na discussão que não puderam participar no horário agendado. Ao final da live um questionário de avaliação do encontro bem como um formulário de frequência será compartilhado com o público. A disponibilização, posterior, da certificação se dará por meio do canal de comunicação do grupo no instagram (@forpedifce) e do site do IFCE Campus Tianguá (https://ifce.edu.br/tiangua). O evento será divulgado por meio das redes sociais do Forped e do IFCE, além dos grupos vinculados aos professores e bolsistas do Forped, nos seus diferentes campis e instituições.