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Campus:
CAMPUS ARACATI
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Oficina de construção de corrimão em Braile utilizando impressão 3D para miradouros turísticos do Litoral Leste e Vale do Jaguaribe
Área Temática:
Tecnologia e Produção
Linha de Extensão:
Tecnologia da Informação
Data de Início:
28/07/2022
Previsão de Fim:
04/01/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
85
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Captação de recursos externos
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Aracati
Formas de Avaliação:
Trabalho em grupo
Relatório
Participação
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Mario Wedney de Lima Moreira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Talita Lima de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Sim 8 28/07/2022 04/01/2023
Denise Layne dos Santos Pereira IFCE Integrante Discente IFCE Sim 20 28/07/2022 04/01/2023
Eduardo dos Santos Arruda IFCE Integrante Discente IFCE Sim 20 28/07/2022 04/01/2023
Francisco Haulivan Ferreira Silva IFCE Integrante Discente IFCE Sim 20 28/07/2022 04/01/2023
Mario Wedney de Lima Moreira IFCE Coordenador Docente IFCE Sim 8 28/07/2022 04/01/2023
Mary Gabriely Crispim de Freitas IFCE Integrante Discente IFCE Sim 20 28/07/2022 04/01/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Secretaria de Educação de Aracati Não
Associação dos Empreendedores de Canoa Quebrada (ASDECQ) Não
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo Sim Acordo de cooperação 23483.000006/2022-11
Fundação de Apoio ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo Sim Acordo de cooperação 23483.000006/2022-11
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 11.700,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 13.300,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Este projeto apresenta uma proposta baseada em uma pequena intervenção. Um corrimão construído com filamento de impressora 3D um exemplo de uma iniciativa com uma intervenção muito baixa em termos de custos, mas que na verdade faz uma grande diferença para as pessoas que são cegas ou amblíopes. A acessibilidade é um direito conquistado, previsto na Lei Brasileira de Inclusão (Lei 13146 de 2015), sendo dever das instituições de ensino colaborar para a quebra de barreiras arquitetônicas, pedagógicas e atitudinais. O material em inox convencional é um tanto quanto inadequado para corrimões acessíveis, portanto, sua substituição por um material mais resistente ao calor necessário para que pessoas com deficiência visual possam “ler” as paisagens a qualquer momento. Este projeto é apoiado pela Associação dos Empreendedores de Canoa Quebrada (ASDECQ), que prestará apoio técnico aos cursistas, bem como pela Secretaria de Educação de alguns municípios, a princípio, que poderão participar da Oficina com o objetivo de sensibilização a respeito dos temas de empreendedorismo, acessibilidade, inovação e uso das tecnologias digitais. O Programa Oficinas 4.0 é um programa de fomento à execução de oficinas extracurriculares de educação profissional e tecnológica, executadas em espaços de construção coletiva, por meio de aprendizagem baseada em projetos, voltadas à construção de soluções para demandas reais oriundas do setor produtivo, com o objetivo de desenvolver em estudantes do ensino médio técnico e de graduação e pós-graduação as competências requeridas para o empreendedorismo, a inovação e o uso das tecnologias digitais da Economia 4.0. Os recursos financeiros serão fornecidos pela Setec/MEC e geridos pelo IFES e FACTO.
Justificativa
Recentemente, um post de Nápoles na Itália chamou bastante a atenção no Twitter. Diante de um cenário incrível, uma descrição em braile da paisagem no guarda corpo de um ambiente era mostrada. O corrimão que serve como guia de segurança para o público, se tornou uma espécie de guia para pessoas com deficiência visual, que, além de poderem sentir a emoção daquele local, puderam saber exatamente como ele é através da leitura em braile. Esta iniciativa trouxe, além de uma visão acessível do espaço, um outra reflexão, a sua exposição ao sol e o material em inox qual está a escrita é um tanto quanto inadequado, avaliando de uma visão diurna do ambiente, o seu superaquecimento pode ser um obstáculo para as pessoas com deficiência visual, e isso pode ocasionar uma visão não tão acessível. Este problema é vivenciado também em diversas obras de acessibilidade. Portanto, este projeto busca desenvolver, junto à Oficina 4.0, a construção de placas acessíveis para corrimão que serão instaladas nos municípios cearenses do Litoral Leste e Vale do Jaguaribe. Para a construção destas será utilizado material da Impressora 3D (filamento) que é resistente ao calor, considerando que o material convencional em inox é inadequado. Espera-se apresentar à comunidade um material de baixo custo para tornar-se realmente acessível aos deficientes visuais a descrição de paisagens a qualquer momento do dia, mesmo com o calor intenso, utilizando a leitura em braile. A demanda surgiu através de uma provocação da instituição parceira ao Eixo de Turismo Hospitalidade e Lazer. Ressalta-se que a comunidade com deficiência visual tem também crescido nesta Unidade do IFCE.
Público Alvo
Estudantes do Ensino Fundamental da Prefeitura Municipal de Aracati; Associação dos Empreendedores de Canoa Quebrada (ASDECQ)
Objetivo Geral
Construir junto aos alunos do IFCE placas para corrimão em braile, usando impressão 3D, para atender uma demanda da ASDECQ e turistas com deficiência visual.
Objetivo Específico
i) Capacitar os estudantes do IFCE para o uso de Impressão 3D no Laboratório de Ensino Maker de Aracati; ii) Discutir junto à comunidade externa ao IFCE temas voltados ao empreendedorismo, inovação e tecnologias digitais, imprescindíveis para um turismo acessível.
Metodologia
Proposta deste projeto de construção de objetos com o uso de impressora 3D tem como principal objetivo contribuir para o desenvolvimento de habilidades de construção e idealização de projetos, através da prática desta não somente pelos construtos desenvolvidos, mas principalmente pelos seus processos, visando a formação de bons empreendedores. Para tanto, através do uso de metodologias de aprendizagem ativa baseadas em problemas. O maior objetivo das chamadas metodologias ativas é incentivar os alunos para que possam aprender de forma autônoma e participativa, normalmente utilizando problemas e situações reais que agregam um maior significado ao ato de aprender. A proposta é que o aluno seja o verdadeiro protagonista do processo de aprendizagem e seja o responsável pela sua própria construção de conhecimento. Este projeto adota as principais metodologias ativas para seu desenvolvimento, são elas: i) Aprendizagem baseada em problemas: tem como propósito fazer com que o aluno aprenda por meio de resolução colaborativa de desafios. O estudando explora soluções dentro de um determinado contexto de aprendizagem, que pode utilizar tecnologia e outros recursos, de modo a desenvolver as habilidades de investigação, reflexão e criatividade. ii) Aprendizagem baseada em grupos: em grupos, os alunos exercitam as habilidades de comunicação e argumentação, progredindo para uma maior autonomia e maturidade. Como resultado espera-se dos alunos maior proatividade, colaboração, pensamento crítico e trabalho em equipe. iii) Gamificação: significa simplesmente usar elementos dos jogos de forma a engajar pessoas para atingir um objetivo. Na educação, o potencial da gamificação é imenso: ela funciona para despertar interesse, aumentar a participação, desenvolver criatividade e autonomia, promover diálogo e resolver situações-problema. A seguir apresenta-se os principais materiais e métodos utilizados: Materiais: - Utilização de plataformas digitais para a modelagem das placas em braile. - Utilização de infraestrutura do Laboratório IFMaker do Aracati: Impressoras e Scanners 3D, Máquinas de Corte, Canetas 3D, computadores, ferramentas, entre outros; Métodos: - Construir objetos ou formas em três dimensões através de ferramentas computacionais especializadas. - Utilizar a impressora 3D como recurso para a prototipagem rápida de peças e maquetes. # Planejamento: Todo o planejamento foi executado durante a elaboração do projeto a ser submetido ao EDITAL; Foi determinado a busca de parcerias junto aos secretários de educação municipais e as formas de seleção de alunos segue o exigido no edital (a seleção seguem os critérios estabelecidos pelas secretarias de educação); #Divulgação: foram enviados ofícios paras as secretarias dos municípios adjacentes à Aracati e marcada uma reunião para apresentar a estrutura do nosso Laboratório IFMAKER bem como o planejamento do curso e as contra partidas dos municípios (conforme exigido em EDITAL); Além disso, visitas aos municípios e escolas também foram feitas a fim de divulgar junto aos professores e alunos municipais; # Atividades: O curso de 240h com intenção de formar até 5 estudantes multiplicadores que buscarão apresentar seus resultados a pelo menos 100 pessoas. # Verificação dos resultados: Busca-se observar indicadores de engajamento dos alunos; nível de interesse dos alunos; nível de participação das escolas; taxa de evasão. Tais indicadores são obtidos através de observação e espera-se verificar, após o término do projeto, o aumento do número de inscrições nos cursos técnicos integrados do campus, bem como uma maior interação direta com as escolas municipais da região. #O projeto encontra-se em execução desde março/2022; O período de março a maio consistiu no trabalho de formação dos monitores e divulgação junto às secretarias e escolas.