Exibir Ação

Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Mundo dos negócios II
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Desenvolvimento Regional
Data de Início:
09/05/2022
Previsão de Fim:
31/05/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
250
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
300
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Incubadoras de Empresas
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Horizonte
Eusébio
Pacajus
Guaiúba
Fortaleza
Formas de Avaliação:
Reunião
Participação
Formas de Divulgação:
Site institucional
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Marieta Maria Martins Lauar
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Edilene Rodrigues Araujo IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 09/05/2022 30/05/2023
Maira Nobre de Castro IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 09/05/2022 30/05/2023
Marieta Maria Martins Lauar IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 09/05/2022 31/05/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
As incubadoras surgiram no Brasil na década de 80, motivadas por pesquisadores acadêmicos que buscavam uma alternativa de aplicar suas pesquisas e incentivar a criação de empresas de alta tecnologia (ETZKOWITZ, 2009). Com a evolução desse conceito, houve o surgimento e criação de diversos programas, como: parques tecnológicos, aceleradoras, coworkings, etc., fundamentados nas bases do conhecimento adquirido ao longo do processo iniciado pelas IEs (FERNANDES, 2014). Houve também definição de metodologias para auxiliar e dar condições para que empreendedores possam criar, desenvolver e fazer seus negócios prosperarem. Portanto, as incubadoras são instrumento de apoio e estruturação de empreendimentos, tornando-os viáveis e geradores de desenvolvimento regional. No intuito de promover e auxiliar o nascimento de novos empreendimentos através das incubadoras, faz-se necessário a adoção e utilização de ferramentas internas que promovam a uniformidade nos processos internos externos, bem como na gestão. Esta uniformidade dos processos internos e/ou externos promovem a padronização dos serviços com consequente melhoria nas atividades de apoio à incubação e sucesso dos empreendimentos. Visto que a visão da incubadora é ser referência na estruturação de negócios inovadores, atendendo as demandas das empresas, dos parceiros, da sociedade e ser um negócio autossustentável, há a necessidade de que todas as atividades desenvolvidas por ela realmente ajudem os empreendedores a desenvolver suas ideias, dar os primeiros passos na gestão e formalização de seu negócio e consigam crescer a ponto de se graduar e obterem sucesso. Sendo assim, a Incubadora do Campus Fortaleza / IFCE objetiva favorecer ainda mais a inovação e a interação entre o ambiente acadêmico e o setor empresarial, proporcionar aos estudantes a experiência em gestão de negócio e um papel contínuo de capacitação, fortalecer os processos (internos e/ou externos), além da sua própria gestão.
Justificativa
empresas para serem recebidas pelo mercado. Recentemente foi cadastrada no Comitê da Área de Tecnologia da Informação (CATI) do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI), através da Resolução nº 34, de 03 de dezembro de 2019, tornando-se a única do Estado do Ceará. Tem como foco a viabilização de oportunidades de negócio (setor tradicional, de impacto social e de base tecnológica), gerando ações de capacitação para a comunidade interna e externa (mulheres, jovens, idosos, entre outros), promovendo o desenvolvimento local e servindo como alicerce para aqueles que pretendem desenvolver suas ideias e projetos para transformá-los em empreendimentos de sucesso; no total já foram apoiados e impulsionados mais de 30 projetos empreendedores. Atualmente, esta incubadora abriga e dá suporte a quatro projetos diferentes, que perpassam diversos setores e se concentram nas categorias de Pré-incubação, Incubada residente e Associada: Lumière Conexões e Soluções Ópticas (pré-incubada), Pomtal (pré-incubada), Comparasol (incubada residente) e DENTVISION PROJETOS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA LTDA (associada), todos em diferentes estágios de desenvolvimento, por terem diferentes datas de incorporação à Incubadora. No entanto, para favorecer ainda mais a inovação e a interação entre o ambiente acadêmico e o setor empresarial é necessário fortalecer os processos (internos e/ou externos) e a gestão, por meio de um conjunto de ações que inclui: implementação do programa “trilha empreendedora” (envolve capacitação, acompanhamento e gerenciamento); participação nas disciplinas de empreendedorismo; publicação de edital de fluxo contínuo; acompanhamento do processo de implantação do modelo CERN; promoção de 01 (um) evento na área de empreendedorismo; execução de 01 (um) projeto de pesquisa; e 01 (um) projeto de extensão; além da participação em eventos externos.
Público Alvo
Serão beneficiados aproximadamente 250 pessoas ligadas ao empreendedorismo.
Objetivo Geral
Favorecer ainda mais a inovação e a interação entre o ambiente acadêmico e o setor empresarial, proporcionar aos estudantes a experiência em gestão de negócio e um papel contínuo de capacitação, além de fortalecer os processos (internos e/ou externos) e a própria gestão da incubadora.
Objetivo Específico
Implementação do programa “trilha empreendedora” (envolve capacitação, acompanhamento e gerenciamento), participação nas disciplinas de empreendedorismo; publicação de edital de fluxo contínuo, acompanhamento do processo de implantação do modelo CERNE, promoção de 01 (um) evento na área de empreendedorismo, execução de 01 (um) projeto de pesquisa e 01 (um) projeto de extensão, além da participação em eventos externos.
Metodologia
No cenário atual de desafios é imprescindível focar nessas ações que favorecem ainda mais a inovação e a interação entre o ambiente acadêmico e o setor empresarial, no intuito de proporcionar aos estudantes a experiência em gestão de negócio e um papel contínuo de capacitação, além de fortalecer os processos (internos e/ou externos) e a própria gestão da incubadora. Essas ações serão realizadas de forma presencial seguindo todos os protocolos de segurança à saúde e quando necessário, será de forma virtual (ou remota). As ações propostas ocorrerão da seguinte maneira: A implementação do programa “trilha empreendedora” será realizada através de mentorias e capacitações, acompanhamento através do preenchimento e entrega de ferramentas específicas e gerenciamento a partir de reuniões e entrega de relatórios; A participação nas disciplinas de empreendedorismo se dará de forma participativa e coletiva, envolvendo servidores e estudantes nesse ecossistema; O edital de fluxo contínuo se dará através da escrita e publicação no site do IFCe para a comunidade interna e externa que tenha interesse no processo de incubação em qualquer tempo, Acompanhamento do processo de implantação do modelo CERNE, será compartilhado instrumentais e registros das atividades realizadas na incubadora; Promoção de 01 (um) evento na área de empreendedorismo, será realizado conjuntamente com a equipe de servidores e alunos de disciplinas de Empreendedorismo e aqueles que já estão na incubadora com vagas destinadas a comunidade interna e externa; Execução de 01 (um) projeto de pesquisa e 01 (um) projeto de extensão, se dará através do planejamento e elaboração de projetos existentes na incubadora; Participação em eventos externos se dará conforme interesse e demanda. Todas essas ações incluem interação com a comunidade interna e externa, no intuito de promovê-las mediante o interesse destas comunidades e para estas comunidades.