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Campus:
CAMPUS MORADA NOVA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Ela Pode
Área Temática:
Trabalho
Linha de Extensão:
Empreendedorismo
Data de Início:
21/11/2019
Previsão de Fim:
22/11/2019
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
80
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Carga Horária de Execução do Evento:
16
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Morada Nova
Formas de Avaliação:
Pesquisa de Satisfação
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
E-mail
Cartaz
Áudio
Atividades Realizadas:
Palestra
Mesa Redonda
Nome do Responsável:
Luana Dantas Chagas
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Antonia Clarycy Barros Nojosa IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 1 21/11/2019 22/11/2019
Camila de Oliveira Lima Crieatividade Gestão Corporativa Integrante Sem vínculo Não 1 21/11/2019 22/11/2019
Carmen Laenia Almeida Maia de Freitas IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 1 21/11/2019 22/11/2019
Dayane de Andrade Lima IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 21/11/2019 22/11/2019
Fatima Elisdeyne de Araujo Lima IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 1 21/11/2019 22/11/2019
Gina Eugenia Girao IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 1 21/11/2019 22/11/2019
Janaina Bezerra Leandro de Andrade IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 1 21/11/2019 22/11/2019
Kaline Ribeiro de Freitas IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 1 21/11/2019 22/11/2019
Luana Dantas Chagas IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 21/11/2019 22/11/2019
Maira Nobre de Castro IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 1 21/11/2019 22/11/2019
Marcia Campos de Moura Fe IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 1 21/11/2019 22/11/2019
Marciana Alves de Sousa IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 21/11/2019 22/11/2019
Maria Beatriz Claudino Brandao IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 1 21/11/2019 22/11/2019
Norha Kalyna Peixoto Queiroz IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 1 21/11/2019 22/11/2019
Rejane Saraiva de Santiago IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 21/11/2019 22/11/2019
Roberta Chagas Ribeiro Amaro IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 21/11/2019 22/11/2019
Sherley Romeiro Freire IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 21/11/2019 22/11/2019
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Crieatividade Gestão Corporativa Não
Instituto Rede Mulher Empreendedora Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Historicamente, a posição imposta à mulher na sociedade, apesar de todos os avanços ao longo dos anos, ainda tem sido secundária em muitos espaços sociais. Desse modo, muitas vezes a mulher é vítima de injustiças e subordinação, chegando inclusive ao ponto de lhe serem negados direitos que lhe possibilita exercer a cidadania de forma digna e igualitária. Estar subordinada à vontade dos pais, da família, dos patrões sempre significou algo comum na sociedade cuja dominação masculina tem enraizado, internalizado, inculcado a falsa concepção de que a mulher deve desempenhar um papel meramente secundário. Nessa perspectiva, a oferta da capacitação profissional viabilizada pelo Programa Ela Pode cumpre com o compromisso dos IFs de promover a cidadania e a inclusão social. A Capacitação do Programa Ela Pode no campus Morada Nova será realizada com a parceria entre o Instituto Rede Mulher Empreendedora, a Crieatividade Gestão Esportiva, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará e a Google. O programa visa capacitar, no campus de Morada Nova, 100 mulheres, ajudando-as a criar a própria oportunidade econômica, tornando-as confiantes e preparadas para o autodesenvolvimento pessoal e profissional
Justificativa
O empreendedorismo pode ser definido como um processo dinâmico que envolve mudanças, criação e visão para a implementação e desenvolvimento de soluções criativas com novas ideias (KURATKO, 2016). Adicionalmente, a discussão sobre a relação entre o empreendedorismo e temas mais amplos, como o desenvolvimento dos países, destaca a importância da temática para a geração de empregos e para o desenvolvimento econômico e social. Como pauta da proposta desse projeto, a educação para o empreendedorismo deve ser, em primeiro lugar, como a própria designação indica, “educação”. Neste contexto, como tal, o empreendedorismo é uma aprendizagem realizada ao longo da vida; e, assim sendo, a melhor forma de aprender é combinar experiências de vida com atividades educativas formais (TIMMONS; STEVENSON, 1985, apud HENRY; LEITCH, 2005a). Faz-se essencial ter como certo que o currículo, apenas por si e em si, não cria um empreendedor. Faz-se necessário ver que tal caminho deve estar ligado a processos com casos analisados e que as formas de ensinar têm um viés essencial neste percurso. A educação para o empreendedorismo se constitui como essencial para o êxito de um desenvolvimento de base local. Analisar a questão do gênero na perspectiva do empreendedorismo é fundamental para a discussão sobre o papel da mulher na sociedade. Contudo, essa questão é subvalorizada no debate sobre economia e justiça econômica, provavelmente devido à própria minimização da questão do gênero no pensamento hegemônico. À medida que as mulheres criam seus negócios, surge também a dificuldade com relação à falta de tempo para si mesma, já que um novo empreendimento demanda uma dedicação intensa, evidenciando a dificuldade em conciliar trabalho e família (CRAMER et al, 2001). Dessa forma, mulheres enfrentam a falta de suporte por causa do conflito existente entre o trabalho e os papéis familiares, principalmente quando os filhos são pequenos. Isso traz consequências negativas nas relações familiares e desestímulo quanto à abertura de negócios pela mulher. A proporção de trabalhadores em ocupações com tempo parcial (até 30 horas semanais) é maior entre as mulheres (28,2%) do que entre os homens (14,1%). Isso pode estar relacionado à predominância feminina nos cuidados de pessoas e afazeres domésticos, aos quais as mulheres trabalhadoras dedicavam 73% mais horas do que os homens. Em 2016, desagregando-se a população ocupada do país por sexo, as mulheres dedicavam 18,1 horas semanais aos cuidados de pessoas ou afazeres domésticos – cerca de 73% a mais de horas do que os homens (10,5 horas semanais). Desse modo, políticas públicas precisam elaborar mecanismos voltados a um maior equilíbrio entre trabalho e família. Além disso, é preciso que haja maior engajamento governamental no sentido de proporcionar capacitação e formação gerencial, principalmente no que tange ao desenvolvimento e gerenciamento dos negócios. O presente evento, a capacitação ELA PODE, se trata de uma das tentativas de superação das diferentes desigualdades enfrentadas pelas mulheres. Esta formação visa empoderar as mulheres para a aquisição de competências empreendedoras e de liderança; promove a ampliação do espaço e a visibilidade das mulheres com vistas a possibilitar o rompimento de várias barreiras sociais; propõe a construção de competências voltadas para o encorajamento do crescimento pessoal e profissional, ajudando-as a conquistar independência financeira e de decisão sobre seus negócios e vida. Compreendemos que o aprimoramento da aprendizagem relacionada às práticas econômico-produtivas podem contribuir significativamente com a formação qualitativa e com o desenvolvimento do público envolvido nas ações previstas nesse projeto. Assim como ocorre no âmbito dos Institutos Federais, este projeto se propõe a ultrapassar a compreensão do processo educativo como mera instrumentalização para o mercado de trabalho. Desse modo, agrega a essa perspectiva uma formação contextualizada, repleta de conhecimentos, princípios e valores que potencializam a ação humana na busca de caminhos de vida mais dignos, articulando ao processo educativo conteúdos, práticas ligadas à técnica, ciência, tecnologia e cultura, de modo a possibilitar perspectivas de emancipação humana. Nesse sentido, é imprescindível fomentar ações que possibilitem o domínio das técnicas dos processos produtivos e do empreendedorismo, passando pela aquisição de conhecimentos, habilidades e experiências que desenvolvam a capacidade criativa, crítica e inovadora.
Público Alvo
Mulheres em vulnerabilidade emocional, social e/ou econômica, ou que estejam buscando emprego ou apoio para empreender (ou fazer crescer/reposicionar seu negócio).
Objetivo Geral
Capacitar mulheres (público interno e externo) para: -o empreender na vida e nos negócios; -o possibilitar seu acesso ao mercado de trabalho; -o melhorar sua vida econômica e social.
Objetivo Específico
-Estimular o desenvolvimento de competências socioemocionais (soft skills), tais como: motivação, autoestima, autoconfiança, assertividade, foco e tomada de decisão. -Apresentar a Rede Mulher Empreendedora (RME) e o Instituto Rede Mulher Empreendedora enquanto plataforma que empodera as mulheres e oferece benefícios (por exemplo: site com conteúdo relevante e de qualidade, dicas e notícias; eventos de networking, cursos, materiais, inspiração) e parcerias com empresas que acreditam na causa do empreendedorismo feminino para levar oportunidades e facilidades às mulheres. -Divulgar o curso on-line do Instituto RME, a ser oferecido gratuitamente para as participantes do Ela Pode, com conteúdo focado na prática, 100% aplicável ao negócio da empreendedora, independente da fase em que o negócio esteja. -Capacitar mulheres na cidade de Morada Nova, CE.
Metodologia
O processo metodológico será desenvolvido em etapas que irão perpassar por: a) Realização de Capacitações vinculadas à temática de liderança, educação financeira, imagem pessoal, networking, negociação e vendas, uso de ferramentas digitais. Para tal, considerou-se duas etapas: preparação e execução. Na etapa de preparação, serão realizadas tarefas como definição de data, programação, responsáveis, recursos necessários, facilitadoras, apoiadores, solicitações, convidados, captação de recursos, criação de material de divulgação, etc. A etapa de execução refere-se a realização do evento, que envolve tarefas como credenciamento, recepção do público, capacitação e fornecimento de lanches.