Exibir Ação

Campus:
CAMPUS CEDRO
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Projeto Pré Enem
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Educação Inclusiva
Data de Início:
08/08/2022
Previsão de Fim:
11/11/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
35
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
70
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Várzea Alegre
Lavras da Mangabeira
Cedro
Formas de Avaliação:
Pesquisa de Satisfação
Relatório
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Folder
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Regiopidio Goncalves de Lacerda
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Antonio Marcos da Costa Silvano IFCE Integrante Docente IFCE Não 6 08/08/2022 11/11/2022
Regiopidio Goncalves de Lacerda IFCE Coordenador Docente IFCE Não 6 08/08/2022 11/11/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM é uma prova realizada pelo Ministério da Educação para, entre outros fins, avaliar a qualidade do Ensino Médio no país. O certame também é utilizado como principal instrumento de ingresso ao nível superior nas Universidades públicas através do Sistema de Seleção Unificado - SISU assim como é adotado como forma de ingresso pela rede privada de educação superior, em muitos casos substituindo o vestibular tradicional. A aplicação do Exame atingiu a marca de 3,1 milhões de inscritos em 2021 o que o confirma como instrumento de fundamental importância na vida estudantil dos jovens brasileiros que buscam, além de outros elementos, o ingresso no nível superior de ensino. A partir desta observação faz-se necessário sempre uma abordagem especial em relação a este exame por parte das instituições de ensino médio com vistas a proporcionar aos seus discentes as melhores condições de competição no certame em tela.
Justificativa
Considerando as dificuldades impostas pela pandemia do novo coronavírus que, durante aproximadamente dois anos obrigou o afastamento das atividades letivas de forma presencial, que tirou de alunos, professores e demais trabalhadores da educação o convívio no ambiente escolar, impondo o trabalho remoto e dificultando sobremaneira o aprendizado e após analisarmos os desafios em relação a retomada do trabalho presencial, propomos um curso de extensão visando uma preparação adequada dos alunos concluintes dos cursos integrados do Campus Cedro e do ensino médio regular da nossa comunidade escolar. Visando uma melhor preparação do corpo discente do IFCE-Campus Cedro frente a prova do Enem, aproveitando ao máximo as condições humanas e materiais oferecidas pela instituição e buscando ainda cumprir a missão de oferecer ao alunato do campus e à comunidade em geral o que há de melhor no que se refere a preparação para o mundo do trabalho, para a universidade e a formação cidadã o Departamento de pesquisa, Pós-graduação e Inovação junto à Coordenação de Extensão, oferecem o presente curso de extensão voltado para a preparação para o ENEM-2022.
Público Alvo
Principalmente, membros da comunidade que estejam aptos a participar do Exame Nacional do Ensino Médio, inclusive alunos das escolas públicas dos municípios da área de abrangência do campus Cedro que irão concluir o ensino médio no corrente ano.
Objetivo Geral
Proporcionar ao público externo em geral, inclusive alunos das escolas públicas dos municípios da área de abrangência do campus Cedro que irão concluir o ensino médio no corrente ano, assim como os alunos concludentes dos cursos técnicos integrados do IFCE-Cedro uma preparação adequada e consequentemente uma maior capacidade de competitividade no Exame Nacional do Ensino Médio -ENEM/2022.
Objetivo Específico
Possibilitar à comunidade externa da área de abrangência do campus a oportunidade de realizar uma melhor preparação para o exame nacional do ensino médio. Ampliar as perspectivas do corpo discente do IFCE-Cedro em relação à vida estudantil e ingresso ao nível superior Estreitar, ainda mais, os laços entre o IFCE-Cedro e a comunidade que o cerca. Promover através da melhor preparação para o ENEM a possibilidade de verticalização do ensino. Promover uma maior interação e integração entre os discentes do IFCE-Cedro e a comunidade em geral com o Instituto Federal de Educação.
Metodologia
As inscrições serão realizadas entre os dias 26 de julho e 05 de agosto de 2022, presencialmente na recepção do campus Cedro ou através do sítio da instituição. Poderão se inscrever todos os interessados que estiverem aptos a fazer o exame do enem 2022. A divulgação, através dos meios de comunicação do IFCE-Cedro, visita do coordenador do projeto pré-enem às escolas estaduais de ensino médio dos municípios de Várzea Alegre, Cedro e Lavras da Mangabeira e outras formas que poderão ser utilizadas serão iniciadas no mês de junho de 2022, deixando claro qual público apto a participar do projeto, as datas de início e término da ação, o local de inscrição, a documentação necessária para realizá-la e o local de realização das aulas. Para isso mobilizaremos o pessoal do setor de comunicação e recepção do campus. As aulas serão ministradas de segunda à quinta-feira no período da noite, das 19:00h às 21:00h. Serão ministradas aulas de Matemática, Biologia, Física, Química, Português, Inglês, Espanhol, Literatura, Redação, Geografia, História, Sociologia, Filosofia e atualidades, além de laboratório de Redação. Durante o projeto, com a participação da Coordenação Técnico pedagógica do campus, serão realizados seminários de orientação vocacional, assim como palestras com os coordenadores dos cursos superiores em funcionamento no Campus Cedro (Licenciatura em Física e Matemática, Sistemas de Informação, Mecatrônica e Engenharia Elétrica). Será realizada uma visita guiada junto com os alunos inscritos no projeto, afim de que haja o conhecimento da estrutura física do campus, laboratórios, biblioteca, salas de aula, auditórios, restaurante, instalações esportivas etc. para que os alunos tenham conhecimento do que o campus pode oferecer aos alunos que ingressam nos cursos superiores da instituição. As aulas abordarão um tema específico contido na matriz curricular do Exame Nacional do Ensino Médio detalhado de acordo com as habilidades e competências específicas de cada área, preferencialmente de forma interdisciplinar e contextualizadas com comentário e resolução de exercícios. Quando possível, as aulas serão ministradas por mais de um professor de disciplinas afins para que a contextualização dos conteúdos e a interdisciplinaridade estejam sempre presentes facilitando o aprendizado e dando uma maior dinâmica ao trabalho. O material a ser utilizado em cada aula deverá ser disponibilizado com antecedência para o aluno, mesmo que de forma virtual, para que o mesmo tenha contato prévio com os exercícios e conteúdos a serem aplicados para melhor aproveitamento do tempo de estudo domiciliar. A elaboração do material será de responsabilidade de cada professor integrante do projeto, que deverá enviá-lo ao coordenador da ação para que este tome as providências necessárias para confecção e distribuição para os alunos. Além das aulas serão realizados debates, palestras, seminários e mesas redondas acerca do ENEM, tanto no que se refere ao exame em si: metodologia, novidades, importância etc., quanto aos seus conteúdos e temas transversais como meio ambiente, globalização, geopolítica etc. As atividades do curso serão intensificadas com a proximidade do exame a fim de fazer com que o público alvo do curso tenha uma melhor preparação e motivação para a prova.