Exibir Ação

Campus:
CAMPUS CRATEUS
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Crateús Instrumental-Fusion-Jazz (Crateús IFJazz) - 2022/2023
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Música
Data de Início:
26/10/2022
Previsão de Fim:
30/06/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
500
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Crateús
Formas de Avaliação:
Relatório
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Folder
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Cesar Augustus Diniz Silva
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Antonio Uenio Paiva Araujo IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 26/10/2022 30/06/2023
Cesar Augustus Diniz Silva IFCE Coordenador Docente IFCE Não 3 26/10/2022 30/06/2023
Francisco Mateus Sousa Soares IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 26/10/2022 30/06/2023
Marcos Antonio Monte Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 26/10/2022 30/06/2023
Maria Rita Sousa Costa IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 26/10/2022 30/06/2023
Ranyheli Rocha IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 26/10/2022 30/06/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto Crateús Instrumental-Fusion-Jazz (Crateús IFJazz) consiste na formação e desenvolvimento de um grupo voltado à prática de música instrumental, notadamente o Jazz e a Música Instrumental Brasileira, que servirá tanto como laboratório para as atividades práticas da Licenciatura em Música do IFCE campus Crateús (prática instrumental, regência, composição e arranjo, linguagem e estruturação musical), bem como corpo artístico formativo para os músicos de sopros e percussão da cidade de Crateús e entorno. Com apresentações musicais frequentes, o grupo ainda fortalecerá o cenário artístico e musical do campus e da região.
Justificativa
A formação de um grupo instrumental estável no campus de Crateús pode contribuir de maneira significativa tanto para as atividades do curso de Licenciatura em Música, servindo como laboratório para diversas práticas curriculares, bem como para o fortalecimento do cenário cultural da região. Haja vista o grande número de bandas de sopros no Ceará e na região de Crateús (FUNARTE, 2017), o Crateús IFJazz torna-se também importante instrumento de formação técnica para esses músicos, que poderão ter contato com um novo repertório e desenvolver um trabalho técnico e teórico-auditivo direcionado (VECCHIA, 2008, 2011, 2012). A prática do repertório, geralmente designado como música instrumental (BASTOS e PIEDADE, 2007), que inclui solos e improvisos individuais, é recorrentemente reconhecida como uma metodologia para o desenvolvido da técnica e criatividade musical (BARRETT, 1998). O projeto ainda proporciona a formação de público para o futuro ingresso no curso de Licenciatura em Música do campus (SWANWICK, 2003). Além disso, o projeto visa ocupar o campus com apresentações artísticas, fortalecendo a vertente cultural do IFCE campus Crateús e proporcionando à comunidade interna e externa ao campus momentos formativos por meio da apreciação musical, contribuindo assim para o estreitamento da relação entre a comunidade e o Instituto.
Público Alvo
Músicos e instrumentistas de sopros e percussão das bandas de música da região (Banda Municipal de Crateús Expedito Paiva, Banda Municipal de Ipaporanga Manoel de Quadro Mendes, Banda Municipal de Poranga Maestro Lázaro Freire, Banda Municipal de Nova Russas Tibiricá Teixeira Freitas, Banda Municipal de Ipueiras Joaquim Catunda Sobrinho, Banda Municipal de Catunda, Banda Municipal de Ararendá José Ribamar Paiva). Comunidade em geral nas apresentações musicais.
Objetivo Geral
Desenvolver um grupo musical voltado à prática e interpretação de música instrumental no campus de Crateús
Objetivo Específico
Auxiliar na formação dos licenciandos em música, proporcionando momentos de integração entre teoria e prática; Auxiliar na formação técnica dos músicos de sopros e percussão da região; Fortalecer a vertente cultural e artística do IFCE campus Crateús; Produzir e compartilhar conhecimento artístico e musical.
Metodologia
O projeto na formação do grupo e encontros semanais para ensaio e prática do repertório. Engloba ainda a produção de material específico para o grupo (arranjos, composições e métodos) e apresentações musicais frequentes. O projeto será dividido em três etapas. Etapa 01: mobilização e inscrições. De 26 a 31 de outubro serão elaborados materiais de divulgação, reserva do espaço de trabalho no campus, preparação do material inicial de trabalho e agendamento das visitas da próxima ação. De 02 a 09 de novembro de 2022 serão realizadas as inscrições no projeto. Ocorrerá a divulgação do projeto, em especial, nas bandas e instituições com possíveis interessados. O coordenador do projeto visitará os espaços e buscará parceria com as entidades. Etapa 02: trabalho musical. Trata-se do cerne do projeto. Ocorrerão nas quartas-feiras, das 15:00-17:00 ensaios semanais no laboratório de música e tecnologia do IFCE campus de Crateús os ensaios do conjunto. O ensaio abordará questões técnicas dos instrumentos, desenvolvimento da linguagem do jazz e trabalho de repertório. Os ensaios ocorrerão de 09 de novembro de 2022 a 28 de junho de 2023. Ensaios extras poderão ser agendados mediante necessidade para apresentações específicas. Etapa 03: apresentações musicais. Serão agendadas três apresentações musicais específicas para divulgação do trabalho, duas no IFCE (dezembro 2022 e março 2023) e outra no Teatro Municipal (junho 2023). Outras apresentações serão organizadas com as instituições parceiras, as bandas municipais, junto a eventos da cidade. Serão buscadas parcerias com escolas da rede pública de ensino para participação das apresentações.