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Campus:
CAMPUS ACARAU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
IFCe'Arte - Artesanato e Inclusão Social
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Educação Inclusiva
Data de Início:
20/05/2022
Previsão de Fim:
09/12/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
65
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
130
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Acaraú
Formas de Avaliação:
Pesquisa de Satisfação
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Folder
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Soniamar Zschornack Rodrigues Saraiva
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Antonia Natalia Pedro IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 02/09/2022 09/12/2022
Luiz Gutemberg dos Santos Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 20/05/2022 09/12/2022
Maria Bruna Azevedo de Miranda IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 20/05/2022 09/12/2022
Maria Leiliane Pereira IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 02/09/2022 09/12/2022
Soniamar Zschornack Rodrigues Saraiva IFCE Coordenador Docente IFCE Não 6 20/05/2022 09/12/2022
Suzana Machado Arruda IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 20/05/2022 09/12/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Acaraú Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto IFCe’Arte – Artesanato e Inclusão Social, vem compor mais uma etapa do projeto de extensão desenvolvido no Campus Acaraú, desde 2011, criado com o objetivo de pesquisar e desenvolver novas técnicas e produtos artesanais utilizando como matéria-prima sucata marinha, resíduos de pescado e outros materiais recicláveis, bem como formar multiplicadores, criando uma identidade para o artesanato local, com foco na economia solidária e desenvolvimento local. Ao longo desse período, novas demandas vem sendo identificadas e incorporadas ao projeto, entre elas a utilização do artesanato como ferramenta de inclusão social através de ações direcionadas a alunos e familiares atendidos pela APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Acaraú.
Justificativa
Ao dar início às suas atividades, em 2011, o IFCe’Arte tinha como proposta pesquisar e desenvolver novas técnicas e produtos artesanais utilizando como matéria-prima sucata marinha, resíduos de pescado e outros materiais recicláveis, bem como formar multiplicadores, criando uma identidade para o artesanato local, com foco na economia solidária e desenvolvimento local. Ao longo desse período diversas ações foram sendo desenvolvidas, incluindo a formação de multiplicadores entre os discentes dos diferentes cursos ofertados pelo IFCE, o que vem ocorrendo de forma contínua, bem como da divulgação das atividades em âmbito regional e nacional, através da oferta de cursos e participação em feiras o eventos, além da realização periódica de exposições. Em 2019, a equipe do IFCe'Arte teve a oportunidade de realizar algumas ações em parceria com a então ASPAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Acaraú, ampliando seu horizonte de atuação. .Cientes de que a instrução da diversidade representa uma importante ferramenta no processo de mudança comportamental da sociedade, facilitando a construção de uma realidade mais inclusiva, (THOMAS et al., 2010), e de que esse processo contempla a ressignificação do processo de educar, incluindo a adequação de espaços, o atendimento educacional especializado, a informação e participação das famílias, bem como a sensibilização da sociedade e redes de apoio à inclusão (DUTRA; GRIBOSKI, 2011), acreditamos que o artesanato enquanto atividade lúdica e também como alternativa de geração de renda poderá contribuir no processo de inclusão social, estabelecendo vínculos afetivos e de elevação da auto estima e favorecendo a interação de pessoas com deficiência e de seus familiares com a comunidade acadêmica do IFCE – Campus Acaraú.
Público Alvo
Alunos e familiares de alunos atendidos pela APAE - Acaraú
Objetivo Geral
Utilizar a atividade artesanal para criar espaços de convivência e integração de pessoas com deficiência e de seus familiares com a comunidade acadêmica do IFCE – Campus Acaraú, promovendo a inclusão social e oportunizando o acesso a novas alternativas de geração de trabalho e renda.
Objetivo Específico
- Realizar oficinas de artesanato direcionadas para mães de alunos atendidos pela APAE - Acaraú; - Realizar atividades lúdicas e de criação direcionadas aos alunos atendidos pela APAE - Acaraú, oportunizando a sua participação nas atividades em conjunto com as mães; - Oportunizar aos discentes participantes do projeto a oportunidade de conhecer e conviver com a realidade das pessoas com deficiência, através das ações junto ao público da APAE;
Metodologia
O projeto será desenvolvido a partir da realização periódica de oficinas ( 13 oficinas no total), as quais contarão com atividades específicas direcionadas às mães e familiares doa alunos atendidos pela APAE e de atividades lúdicas e de criação direcionadas aos próprios alunos, para que os mesmos possam acompanhar as mães e se sintam acolhidos no ambiente do IFCE. Paralelamente à realização dessas oficinas a equipe do projetos estará realizando o planejamento e preparação dos materiais a serem utilizados nas mesmas. Essas oficinas serão realizadas em semanas alternadas, sempre às sextas-feiras no horário de 14:30 às 17:30 hs, e contarão com 5 (cinco) vagas, sendo que cada participante poderá vir acompanhada dos seus filhos, o que deverá resultar no atendimento de 10 a 12 pessoas em cada oficina. Nas semanas em que não forem realizadas as oficinas os integrantes do projeto estarão dedicados à pesquisa e criação de novos produtos, os quais deverão compor uma exposição a ser realizada no final das atividades. Serão realizadas ainda excursões para coleta de materiais.