Exibir Ação

Campus:
CAMPUS JUAZEIRO DO NORTE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
QUINTAIS AGROECOLÓGICOS
Área Temática:
Meio Ambiente
Linha de Extensão:
Agroecologia e Agroextrativismo
Data de Início:
16/05/2022
Previsão de Fim:
14/03/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Milagres
Juazeiro do Norte
Crato
Barbalha
Formas de Avaliação:
Pesquisa de Satisfação
Participação
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Francisco Hugo Hermogenes de Alencar
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Amay Fernandes Silva Souza IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 16/05/2022 09/12/2022
Francisco Hugo Hermogenes de Alencar IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 16/05/2022 14/03/2023
Girlaine Souza da Silva Alencar IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 16/05/2022 14/03/2023
Joao Paulo Ferreira de Lacerda IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 16/05/2022 09/12/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A agroecologia se constitui como uma alternativa ao cultivo agrícola convencional, partindo do conhecimento holístico e sustentável dos recursos naturais. Apresenta-se como um contraponto ao modelo de produção convencional, sem a utilização de agrotóxicos e fertilizantes químicos. O sistema agroecológico, busca transformar os sistemas alimentares e agrícolas, integrando práticas orgânicas, biodinâmicas e permacultura na produção de alimentos, contribuindo para a segurança alimentar e nutricional restaurando os serviços ecossistêmicos e a biodiversidade, essenciais para a agricultura sustentável. O objetivo deste Projeto é implantar Sistemas Agroecológicos no Cariri cearense e serão necessários no mínimo dois bolsistas.
Justificativa
O Brasil há anos é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo. Isto não é somente devido ao país ser um dos maiores produtores de alimento do Planeta, mas porque o agricultor tornou-se dependente destes venenos. Além do mais, usa venenos que foram proibidos em vários países do mundo, contaminando o solo, as águas, os animais e o Homem. É urgente e necessário que haja uma reconexão do homem do campo com a natureza. É nesta perspectiva que surge a agroecologia, ciência holística, baseada na sistematização e consolidação dos saberes e conhecimentos populares (empíricos e tradicionais) em conhecimentos científicos, visando o manejo ecologicamente responsável dos recursos naturais, a sociodiversidade, o resgate dos princípios naturais de cultivo e o redirecionamento da agricultura convencional. Este Projeto foi pensado na perspectiva de disseminar práticas agroecológicas com a implantação de Sistemas agroecológicos em quintais e sítios do Cariri cearense, partindo da necessidade de reconectar o Homem à Natureza.
Público Alvo
População em geral do Cariri cearense.
Objetivo Geral
Implantar Sistemas Agroecológicos no Cariri cearense.
Objetivo Específico
• Organizar sistemas agroecológicos em quintais, sítios do Cariri cearense; • Cultivar plantas medicinais, frutíferas e plantas nativas em sítios e quintais do Cariri cearense; • Disseminar práticas e conhecimentos agroecológicos no Cariri cearense; • Estimular a interação homem-natureza.
Metodologia
Inicialmente serão selecionados no mínimo dois bolsistas do curso de Engenharia Ambiental e em seguida será realizado um treinamento para atuarem no Projeto. Será realizada a divulgação e seleção dos locais de implantação dos Sistemas Agroecológicos. Em seguida haverá a escolha das espécies e o plantio na área. O controle fitossanitário será feito mediante a aplicação de defensivos naturais alternativos devido ao baixo custo e menor impacto ambiental, só serão utilizados adubos orgânicos. Serão utilizadas técnicas de irrigação adaptadas ao Semiárido, objetivando o uso racional da água. Haverá monitoramento periódico das áreas pelos bolsistas, com substituição de mudas, quando necessário e visitas dos alunos das disciplinas de Agroecologia, Sustentabilidade no Semiárido e Recuperação de Áreas Degradadas do curso de Engenharia Ambiental.