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Campus:
CAMPUS BATURITE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
LABORATÓRIO PEDAGÓGICO NA ESCOLA
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Desenvolvimento Humano
Data de Início:
15/08/2022
Previsão de Fim:
30/12/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
1200
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
1400
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Captação de recursos externos
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Redenção
Pacoti
Mulungu
Itapiúna
Guaramiranga
Capistrano
Baturité
Aratuba
Aracoiaba
Acarape
Formas de Avaliação:
Questionário
Relatório
Frequência
Reunião
Seminário
Trabalho em grupo
Debate
Trabalhos Escritos
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Folder
E-mail
Cartaz
Áudio
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Maria Cleide da Silva Ribeiro Leite
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Alana Kelly Miranda Feitosa IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 15/08/2022 30/12/2022
Alisandra Cavalcante Fernandes de Almeida IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 15/08/2022 30/12/2022
Ana Livia Castelo Branco Lima IFCE Integrante Discente IFCE Sim 4 15/08/2022 30/12/2022
Ana Talita da Silva Rodrigues IFCE Integrante Discente IFCE Sim 4 15/08/2022 30/12/2022
Anderson Ferreira Barroso IFCE Integrante Discente IFCE Sim 4 15/08/2022 30/12/2022
Andrea Maria Rocha Rodrigues IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 15/08/2022 30/12/2022
Andrêina Laricy dos Santos Carneiro IFCE Integrante Discente IFCE Sim 4 15/08/2022 30/12/2022
Antonia Gabriela da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Sim 4 15/08/2022 30/12/2022
Antonio Pedro de Araujo Junior IFCE Integrante Discente IFCE Sim 4 15/08/2022 30/12/2022
Antonio Wirly de Souza Lima IFCE Integrante Discente IFCE Sim 4 15/08/2022 30/12/2022
Bruna Kelle Lima Matos IFCE Integrante Discente IFCE Sim 4 15/08/2022 30/12/2022
Carlos Victor Uchoa da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Sim 4 15/08/2022 30/12/2022
Fabiana dos Santos Lima IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 15/08/2022 30/12/2022
Francisca Adriana de Melo Pereira IFCE Integrante Discente IFCE Sim 4 15/08/2022 30/12/2022
Francisca Brena Pereira Lopes IFCE Integrante Discente IFCE Sim 4 15/08/2022 30/12/2022
Francisca Vanessa Gomes Feitoza da Costa IFCE Integrante Discente IFCE Sim 4 15/08/2022 30/12/2022
Francisco Luan Lima Alves IFCE Integrante Discente IFCE Sim 4 15/08/2022 30/12/2022
Glauciane Martins Camurça IFCE Integrante Discente IFCE Sim 4 15/08/2022 30/12/2022
Guilherme Henrique Reboucas Freitas IFCE Integrante Discente IFCE Sim 4 15/08/2022 30/12/2022
Ivna Mara Reis Maciel IFCE Integrante Discente IFCE Sim 4 15/08/2022 30/12/2022
Ivyna Lorrany Pereira Ricardo IFCE Integrante Discente IFCE Sim 4 15/08/2022 30/12/2022
José Wátila Chaves Ferreira IFCE Integrante Discente IFCE Sim 4 15/08/2022 30/12/2022
Karissa dos Santos Farias IFCE Integrante Discente IFCE Sim 4 15/08/2022 30/12/2022
Lauro Inacio de Moura Filho IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 15/08/2022 30/12/2022
Leticia Paiva Erminio IFCE Integrante Discente IFCE Sim 4 15/08/2022 30/12/2022
Lorranny da Silva Cavalcante IFCE Integrante Discente IFCE Sim 4 15/08/2022 30/12/2022
Lucélio Rodrigues Ponte IFCE Integrante Discente IFCE Sim 4 15/08/2022 30/12/2022
Luciana Vitoria Ferreira da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Sim 4 15/08/2022 30/12/2022
Maria Cleide da Silva Ribeiro Leite IFCE Coordenador Docente IFCE Não 3 15/08/2022 30/12/2022
Maria das Gracas Gomes de Lima IFCE Integrante Discente IFCE Sim 4 15/08/2022 30/12/2022
Maria de Fátima Pereira dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Sim 4 15/08/2022 30/12/2022
Maria Edvania Silva Santos IFCE Integrante Discente IFCE Sim 4 15/08/2022 30/12/2022
Maria Franciele do Nascimento Dari IFCE Integrante Discente IFCE Sim 4 15/08/2022 30/12/2022
Maria Rosane Noronha Desidero IFCE CAMPUS BATURITÉ Integrante Sem vínculo Não 2 15/08/2022 30/12/2022
Maria Vilanir Germano Santana IFCE Integrante Discente IFCE Sim 4 15/08/2022 30/12/2022
Marilene Alves Ferreira IFCE Integrante Discente IFCE Sim 4 15/08/2022 30/12/2022
Mayla Arcelino da Silva Pereira IFCE Integrante Discente IFCE Sim 4 15/08/2022 30/12/2022
Naylson da Silva Gomes IFCE Integrante Discente IFCE Sim 4 15/08/2022 30/12/2022
Rafaela Macedo Magalhaes de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Sim 4 15/08/2022 30/12/2022
Renata Manfredine Nascimento de Souza IFCE Integrante Discente IFCE Sim 4 15/08/2022 30/12/2022
Ruan Jeferson de Freitas Benvindo IFCE Integrante Discente IFCE Sim 4 15/08/2022 30/12/2022
Sabrina Nogueira Rodrigues IFCE Integrante Discente IFCE Sim 4 15/08/2022 30/12/2022
Vanessa da Silva Santos IFCE Integrante Discente IFCE Sim 4 15/08/2022 30/12/2022
Viviane de Brito Nogueira IFCE Integrante Discente IFCE Sim 4 15/08/2022 30/12/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Escolas Públicas de Educação Básicas Sim Outro (E-mail comunicado e cópia do projeto) 23484.001442/2022-05
Secretarias Municipais de Educação - SME Sim Outro (E-mail comunicado e cópia do projeto) 23484.001440/2022-16
Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE 8 – Baturité, Sim Outro (Ofício, cópia do projeto extraída da Plataforma Sigproext e Plano de Trabalho ) 23484.001440/2022-16
Orçamento:
Conta Valor
Equipamento e Material Permanente 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 100.000,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Baturité, propõe-se a realizar o Projeto “Laboratório Pedagógico na Escola” que objetiva Contribuir na melhoria dos indicadores escolares de estudantes do ensino fundamental, no ensino de língua portuguesa e de língua inglesa, através do engajamento de licenciados do curso de Letras/Inglês, por meio de oficinas pedagógicas junto às escolas públicas do Maciço de Baturité. O contexto da pandemia do coronavírus agravou consideravelmente o déficit escolar nos níveis de ensino, atingindo, sobretudo, os estudantes do ensino fundamental (1º ao 9ºanos) em decorrência do ensino remoto emergencial em meio à exclusão digital. Nos últimos dois anos, o Brasil deixou de alfabetizar 2,4 milhões de crianças entre seis e sete anos, segundo dados do portal de notícias G1 em fevereiro de 2022 (SANTOS, 2022). Este projeto busca aplicar atividades práticas voltados ao ensino de língua inglesa e de língua portuguesa, tendo em vista a melhoria dos indicadores de escolares.
Justificativa
A pandemia do coronavírus asseverou ainda mais as desigualdades, e com ela, o déficit de aprendizagem em todos os níveis e modalidades de ensino. Os estudantes do ensino fundamental (1º ao 9º anos) foram, sem dúvida, os mais atingidos, uma vez que muitos não contaram com equipamentos eletrônicos e o acesso à rede mundial de computadores durante o ensino remoto emergencial. Nesta exclusão digital, com o avanço da vulnerabilidade social, o Brasil disparou nos indicadores de déficit escolar, atingindo o percentual de 65% das crianças entre 6 e 7 que deixaram de ser alfabetizadas (SANTOS, 2022). Nesta conjuntura, este projeto buscará aplicar atividades práticas voltadas ao ensino de língua inglesa e de língua portuguesa, com a finalidade de contribuir na melhoria destes indicadores de escolares
Público Alvo
Alunos do Ensino Fundamental (1º ao 9º) Professores Ensino Fundamental (1º ao 9º) Gestores e Coordenadores Pedagógicos - Ensino Fundamental (1º ao 9º)
Objetivo Geral
Contribuir na melhoria dos indicadores escolares de estudantes do ensino fundamental, no ensino de língua portuguesa e da língua inglesa, através do engajamento de licenciados do curso de Letras/Inglês, por meio de oficinas pedagógicas junto às escolas públicas do Maciço de Baturité
Objetivo Específico
• Favorecer o aprendizado de língua inglesa nos anos iniciais do ensino fundamental nas escolas públicas do Maciço de Baturité; • Realizar atividades pedagógicas em língua portuguesa e no ensino de inglês para a melhoria dos indicadores educacionais de estudantes do ensino fundamental, junto as escolas públicas do maciço de Baturité • Potencializar o percurso formativo de licenciandos, tendo a sala de aula do ensino fundamental, como laboratório pedagógico.
Metodologia
Contribuir na melhoria dos indicadores escolares em língua portuguesa e língua inglesa de estudantes do ensino fundamental (1º ao 9º) em colaboração com escolas de educação básica a parti do engajamento de licenciandos do curso de Letras/Inglês do campus Baturité Detalhamento das Atividades 1ª Fase – Divulgação, articulação e seleção Seleção de bolsistas do IFCE (02 a 30/05/2022) Reuniões virtuais para divulgação/sensibilização com os seguimentos: Gestores do IFCE e da CREDE-08 - (02 a 30/06/2022) Gestores do IFCE e gestores escolares (direção e coordenação pedagógica para indicação/seleção das escolas contempladas) - (02 a 30/06/2022) Professores do ensino fundamental - (02 a 30/06/2022) 2ª Fase – Divulgação das escolas contempladas – até 30/06/2022 1) Critérios de seleção das escolas: perfil socioeconômico: público-alvo em situação vulnerável; Menor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), na língua portuguesa; escolas sem a oferta do ensino de língua inglesa do 1º ao 5ºano, bem como, precariedade da oferta no ensino fundamental (1º ao 9º). 2) Cadastramento da Instituição beneficiada – Julho/2022 Dados de identificação institucional, do/a docente(s) responsável(eis) pelo acompanhamento, identificação da(s) turma(s) número de aluno, podendo ser atendido séries do (1º ao 9º), com a estimativa entre 30 a 35 alunos por turma. 3) Público-participante - Alunos do IFCE – 40 bolsistas - (interno), Alunos do Ensino Fundamental ( 1º ao 9º anos) a ser contemplados conforme seleção das 40 turmas com matrícula estimada entre 30 a 35 alunos por turma, totalizando a participação mínima, de 1.200 e máxima de 1.400. Obs: O público será especificamente definido, a partir da seleção dos participantes e das escolas a ser contemplada. (Normalmente, as escolas de educação básica são organizadas sob as normas da gestão municipal). Algumas podem ofertar os anos iniciais, ou somente anos finais, ou ainda, o ensino fundamental completo dependendo da localização, do povoamento da comunidade, da estruturação física, dentre outros fatores. 4) Aplicabilidade das Oficinas pedagógicas, ocorrerá quinzenalmente, no ensino de língua inglesa, na língua portuguesa ou em ambas, conforme demandado pelas escolas (comunidade externa). A carga horária em sala de aula será de 2h por Oficina, e 16h mensais (incluindo realização das oficinas, elaboração de materiais, estudos e planejamento). Ao todo, serão contemplados 40 bolsistas do IFCE, por um período de cinco meses, com o pagamento de bolsas no valor de R$ 500,00 (quinhentos reais por mês) com recurso externo, originário da Emenda Parlamentar nº 41470006, no valor de R$ 100.000,00. 5) Cronograma de Ação As Oficinas acontecerão de forma presencial em sala de aula, sob o acompanhamento do/a professor/a titular da turma contemplada; Será feito o agendamento das oficinas, junto às escolas incluindo os sábados letivos como prioritário no período de agosto a dezembro (conforme calendário escolar dos municípios). É oportuno destacar que a prioridade para o sábado letivo foi uma descoberta com base em outra ação de extensão dessa natureza. Observou-se aceitação máxima, pelos beneficiários( professores , coordenadores e estudantes), uma vez que as Oficinas integram atividades práticas e lúdicas, aliviando o excesso do trabalho docente e dinamicidade das vivências estudantis. 3ª Fase – Realização das Oficinas conforme o calendário das escolas, bem como, o planejamento/alinhamento das Propostas Pedagógicas submetidas por ocasião da inscrição. 1) Descrição das atividades a serem desenvolvidas Formação, ambientação e observação diagnóstica; Elaboração da Proposta de Intervenção Pedagógica; Elaboração de Planos de Aulas; Elaboração de Materiais didático-pedagógicos concatenados aos conteúdos dos planos de aula; Aplicação das oficinas sob o acompanhamento do professor/a responsável na unidade de ensino; Participação em reuniões - colegiado conselho de classe, agremiações, reunião de pais e demais atividades que envolvam a comunidade escolar; Participação em atividades científico-artístico-culturais; Participação em atividades pedagógicas (reunião, encontro, dentre outras ações da escola), caso sejam necessário. Escrita de relatórios, relatos de experiências, organização e sistematização de outros documentos utilizados para o registro das atividades realizadas. 2)Sistemática de Avaliação Roda de Conversa entre coordenação do projeto e bolsistas do IFCE; Reunião de alinhamento/planejamento/replanejamento; Aplicação de questionário com os estudantes do ensino fundamental (1º ao 9º anos por turma atendida), ao final de cada oficina, isto é, após o conteúdo trabalhado. Reunião de avaliação com os professores titulares das escolas contempladas, e responsáveis pelo acompanhamento das Oficinas. Culminância do Projeto – Seminário – Partilha das Experiências