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Campus:
CAMPUS AVANÇADO PECÉM
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Clube de Xadrez - IFCE Pecém
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Desporto e Lazer
Data de Início:
13/06/2022
Previsão de Fim:
12/06/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
5
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
30
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
São Gonçalo do Amarante
Caucaia
Formas de Avaliação:
Reunião
Questionário
Pesquisa de Satisfação
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Sistema acadêmico
Redes sociais
Folder
E-mail
Cartaz
Áudio
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Josias Valentim Santana
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Diego de Sousa Leitao IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 13/06/2022 12/06/2023
Fernando Michael Pereira Nobre IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 13/06/2022 12/06/2023
Josias Valentim Santana IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 13/06/2022 31/05/2023
Michael Santos Duarte IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 13/06/2022 12/06/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Projeto de Extensão Clube de Xadrez - IFCE campus Pecém propõe a prática da modalidade do Xadrez com o intuito de contribuir na formação do aluno, na qualificação dos servidores e no intercâmbio com a sociedade. Os avanços tecnológicos vieram oferecer várias possibilidades de intervenção a crianças, adolescentes e adultos, proporcionando a eles o que de mais atual existe na área dos games, programas, aplicativos, e despertando cada vez mais o interesse de todos. São aplicativos de celulares, jogos de vídeo game, jogos de computador. Esse avanço permite, por exemplo, que os participantes joguem de forma virtual e simultânea, bastando estarem conectados a internet, o que vai aumentando o número de adeptos. Além disso, a violência vem aumentando nos grandes centros urbanos e rurais, e consequentemente, por medida de segurança, muitos pais ou responsáveis optam pela opção dos filhos brincarem dentro de casa, ao invés de irem brincar na rua, quadras, parques e locais apropriados para a realização de brincadeiras e a pratica de algumas modalidades esportivas. Diante dos fatos é que se torna importante apresentar as possibilidades dessa proposta cultural. O xadrez é um esporte que possibilita o desenvolvimento de habilidades como memória, concentração, planejamento e tomadas de decisões. Considerado por muitos como um excelente suporte pedagógico, visto que se relaciona com diversas disciplinas, tais como: Matemática; Artes; História; Geografia, além da Ética, etc. Na Matemática explora-se inicialmente o tabuleiro e a movimentação das peças associadas com a Geometria e suas dimensões. Nas Artes, exploram-se as formas das peças através do uso da argila, pintura, técnicas com materiais recicláveis. Na História, pode ser trabalhada a questão da origem do xadrez, a cultura dos seus povos e a relação entre aspectos sociais e políticos. Na Geografia, pode ser abordada a localização onde o jogo de xadrez era praticado. E finalizando, quando se faz referência à Ética, seria quanto à importância das regras e o respeito que deve existir para com o parceiro de jogo. No jogo de Xadrez o desenvolvimento cognitivo é estimulado à partir da inteligência lógica, a interpessoal, a analítica e a criativa, funcionando a todo instante enquanto você tenta encontrar a melhor estratégia para vencer os adversários. Este jogo é uma atividade que podem ser trabalhada em diversas dimensões, por meio de atividades práticas, dinâmicas, on line, na confecção de materiais alternativos, adaptação e criação de novos tipos de jogo. Esse tipo de jogo não atende somente a uma perspectiva de lazer, pois possui também um caráter pedagógico. Buscar entender a estratégia de jogo do oponente, manipulá-lo, descobrir como irá se comportar na próxima rodada, tudo isso é extremamente rico em termos cognitivos, ativando o cérebro e estimulando diversos tipos de inteligência. Dessa forma, este projeto vem contribuir não só ao campus do Pecém, mas com toda comunidade, como sendo uma proposta pedagógica de inserir o jogo de xadrez no processo de ensino-aprendizagem, visando preparar os alunos para que sejam capazes de tomar decisões em situações que exigem o raciocínio rápido, proporcionar aos participantes do projeto conhecer a história e as regras, além de estimular o raciocínio, o desenvolvimento cognitivo e a socialização dos alunos, bem como dos participantes da comunidade local, e em busca de formar cidadãos íntegros através de uma atividade lúdica, mantendo-os com o cérebro ativo e saudável.
Justificativa
As teorias de Piaget e de Vygotsky sobre o desenvolvimento cognitivo da criança servem como ponto de partida para orientar e estimular o educador a incluir os jogos em sua metodologia, de modo a despertar o interesse e a curiosidade dos alunos e, consequentemente, levá-los a alcançar a aprendizagem. Através do jogo o aluno demonstra participação ativa, assim vivenciando a construção de seu próprio conhecimento conscientemente, envolvendo a sensorialidade, a percepção, o afeto, o pensamento e a imaginação. Através do jogo o aluno demonstra participação ativa, assim vivenciando a construção de seu próprio conhecimento conscientemente, envolvendo a sensorialidade, a percepção, o afeto, o pensamento e a imaginação. Considerado o segundo esporte mais praticado no mundo, sendo o primeiro, o futebol, o jogo de xadrez traz benefícios devido suas características e podem desenvolver habilidades diversas a nível intelectual, ajudando no rendimento escolar e desenvolvimento social. O ensino do Xadrez tem como principais benefícios o estímulo da memória, o aumento da capacidade de concentração, a velocidade de raciocínio, a tomada de decisões, ensina o jogador a aceitar a vitória e/ou a derrota de modo que este as visualize não como sinônimo de sucesso e ou de fracasso. Diante dos benefícios comprovados sobre sua influência no desenvolvimento e comportamento humano, justifica-se a criação do projeto de extensão Clube de xadrez - IFCE campus Pecém, como uma das ferramentas do processo ensino-aprendizagem e socialização e desenvolvimento humano, através deste jogo de raciocínio, que irá beneficiar todos os participantes.
Público Alvo
As pessoas de todas as idades, sexo, raça ou escolaridade que demonstrem interesse no conhecimento e prática do xadrez, incluindo estudantes do ensino fundamental e médio de escolas da região. O público será convidado e mobilizado através de contato direto com as escolas assim como divulgação das atividades nos canais oficiais de comunicação do campus.
Objetivo Geral
Estimular a prática e promover o ensino do xadrez, favorecendo a integração social dos envolvidos, de forma que melhore o nível de atenção, concentração, memorização, criatividade, paciência, autocontrole, facilitando o processo de aprendizagem dos participantes incentivando o aluno a pensar de forma crítica, eficiente, lúdica e prática de forma a solucionar problemas do cotidiano e ser inserido no mercado de trabalho, além de divulgar a instituição IFCE nas escolas da região.
Objetivo Específico
- Apresentar as regras, estratégias, curiosidades da modalidade de Xadrez; - Promover o ensino e a aprendizagem do jogo de Xadrez; - Fomentar a prática e disseminação da prática da modalidade de Xadrez; - Melhorar o convívio social dos participantes, através do jogo de Xadrez; - Promover momentos de descontração e alegria dos participantes, através das partidas/torneios/eventos de Xadrez; - Estabelecer uma relação de ensino e aprendizagem entre os participantes; - Melhorar o nível de raciocínio lógico dos participantes de forma que contribua no processo ensino-aprendizagem na sala de aula e na vida cotidiana; - Estimular a concentração, a memória e o raciocínio lógico dos interessados no projeto. - Desenvolver minicursos; - Desenvolver a criatividade, autodesenvolvimento e autonomia.
Metodologia
Na etapa de planejamento os integrantes do projeto irão articular a participação dos estudantes do campus para atuarem como difusores das atividades do projeto por meio de um processo de seleção. Em seguida serão realizadas reuniões para definição dos temas e datas da oferta dos minicursos, palestras e torneios. Na etapa de execução será primeiro realizada a integração e formação dos estudantes difusores onde será apresentado um breve histórico do Xadrez, sua importância (na melhoria do raciocínio, aprendizagem e concentração), objetivos do jogo, identificação do tabuleiro, bem como da movimentação das peças, registro de posição, promoção, estudo e análise de partidas, dentre outros. Feita essa integração e formação, os estudantes serão divididos em equipes para desenvolvimento e aperfeiçoamento das técnicas de jogo, bem como para o ciclo de estudos e análises de finais e aberturas. Em seguida será realizada uma divulgação das atividades que serão ofertadas para o público externo. Na divulgação ao público externo serão agendadas visitas nas escolas da região onde será apresentado o projeto para os aluno por meio de palestras, desta forma, o público externo será engajado nos minicursos e torneios que poderão ocorrer inclusive nas escolas de acordo a disponibilidade de recursos das instituições. A cada três meses será organizado um torneio entre as equipes com participação aberta a comunidade externa, criando assim um "rating" interno do clube, assim ao final do projeto, os três participantes que tiverem a maior pontuação receberão certificação e troféu, o e quarto e quinto com maior pontuação receberão medalhas. A avaliação do projeto será feita pelo público participante e pela equipe executora. O público participante poderá avaliar o andamento das atividades por meio de instrumentos próprios a serem disponibilizados. Um desses instrumentos será um fórum de discussões, estabelecido no âmbito do classroom, de modo a permitir que todos os membros acessem e exponham seus pareceres, suas opiniões, suas dificuldades e sugestões. Ao final da etapa formativa, o público participante poderá avaliar as ações por meio de respostas a um formulário disponibilizado por meio de uma ferramenta de compartilhamento online. O Projeto será acompanhado pelo Coordenador, o qual terá a incumbência de promover a formação inicial dos participantes e, posteriormente, acompanhar o andamento das atividades por meio de visitas periódicas aos Estabelecimentos parceiros que sediarem as atividades. Essas visitas ocorrerão mediante agendamento prévio, sendo que, na oportunidade, os participantes poderão dirimir suas dúvidas, expor dificuldades e solicitar apoio na resolução de problemas. Também será incumbência do Coordenador acompanhar as discussões no fórum e compilar as respostas obtidas por meio de formulários de pesquisa disponibilizado online.