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Campus:
CAMPUS AVANÇADO PECÉM
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Grupo de Robótica e Automação para difusão de uma educação ativa
Área Temática:
Tecnologia e Produção
Linha de Extensão:
Desenvolvimento Tecnológico
Data de Início:
15/06/2022
Previsão de Fim:
15/06/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
300
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Caucaia
Formas de Avaliação:
Trabalhos Escritos
Trabalho em grupo
Seminário
Reunião
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Sistema acadêmico
Cartaz
Áudio
Redes sociais
Folder
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Gabriela Jordao Lyra
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Antonio Guedes Cavalcante Junior IFCE Integrante Docente IFCE Não 6 15/06/2022 15/06/2023
David Ciarlini Chagas Freitas IFCE Integrante Docente IFCE Não 6 15/06/2022 15/06/2023
Emmanuelly Diogenes Paiva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 15/06/2022 15/06/2023
Francisco Daniel Costa Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 15/06/2022 15/06/2023
Gabriela Jordao Lyra IFCE Coordenador Docente IFCE Não 3 15/06/2022 15/06/2023
Italo Jader Loiola Batista IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 15/06/2022 15/06/2023
Joao Paulo Fernandes da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 15/06/2022 15/06/2023
Michael Santos Duarte IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 15/06/2022 15/06/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Grupo de Robótica e Automação do IFCE Pecém tem como finalidade agremiar interessados e entusiastas de inovações tecnológicas e Robótica para intercâmbio de ideias e informações sobre ciência que estuda o desenvolvimento e a construção de robôs e de sistemas automatizados em suas mais diversas formas, tais como elétrica, eletrônica, controle, física, computação, mecânica, entre outros. Dessa forma estimulando a pesquisa nessa área, e promovendo eventos e minicursos cujo objetivo é a popularização da ciência e da Robótica.
Justificativa
A construção de um robô exige a combinação de diversas áreas o que caracteriza a robótica com sendo multidiciplinar, proporcionando aos alunos: trabalho em equipe, autodesenvolvimento, capacidade de solucionar problemas, senso crítico, integração das disciplinas, exposição de pensamentos e ideias, criatividade, autonomia, responsabilidade e postura empreendedora. Dessa forma se tornará um profissional com uma base sólida de conhecimento e, ao mesmo tempo, criativo para encontrar soluções para os desafios que surgem a cada dia.
Público Alvo
As pessoas de todas as idades, sexo, raça ou escolaridade que demonstrem interesse na área de tecnologia e robótica incluindo estudantes do ensino fundamental e médio de escolas da região. O público será convidado e mobilizado através de contato direto com as escolas assim como divulgação das atividades nos canais oficiais de comunicação do campus.
Objetivo Geral
O Grupo de Robótica tem como objetivo incentivar o aluno a pensar de forma crítica, eficiente, lúdica e prática de forma a solucionar problemas do cotidiano e ser inserido no mercado de trabalho, além de divulgar a instituição IFCE nas escolas da região.
Objetivo Específico
Promover a compreensão da importância da ciência e tecnologia para o cotidiano; Viabilizar o conhecimento científico-tecnológico; Despertar o interesse dos alunos pela área de Automação, Robótica e Eletrônica; Desenvolver minicursos; Promover o raciocínio lógico; Desenvolver a criatividade, autodesenvolvimento e autonomia; Preparar os alunos para construir protótipos automatizados;
Metodologia
Na etapa de planejamento os integrantes do projeto irão articular a participação dos estudantes do campus para atuarem como difusores das atividades do projeto por meio de um processo de seleção. Em seguida serão realizadas reuniões para definição dos temas e datas da oferta dos minicursos, palestras e mostras. Na etapa de execução será primeiro realizada a integração e formação dos estudantes difusores. Feita essa integração e formação os estudantes serão divididos em equipes para desenvolvimento de sistemas automatizados/robôs, onde cada equipe será orientada por um docente integrante do grupo, sendo o acompanhamento feito de forma quinzenal através de encontros/reuniões. Em seguida será realizada uma divulgação das atividades que serão ofertadas para o público externo. Na divulgação ao público externo serão agendadas visitas nas escolas da região onde será apresentado o projeto para os aluno por meio de mostras. Desta forma o público externo será engajado nos minicursos e palestras que poderão ocorrer inclusive nas escolas de acordo a disponibilidade de recursos das instituições. A cada dois meses será organizado um torneio entre as equipes com participação aberta a comunidade externa, onde um desafio terá que ser cumprido, acumulando uma determinada pontuação, assim no final a equipe que tiver maior pontuação é a equipe vencedora. A avaliação do projeto será feita pelo público participante e pela equipe executora. O público participante poderá avaliar o andamento das atividades por meio de instrumentos próprios a serem disponibilizados. Um desses instrumentos será um fórum de discussões, estabelecido no âmbito do classroom, de modo a permitir que todos os membros acessem e exponham seus pareceres, suas opiniões, suas dificuldades e sugestões. Ao final da etapa formativa, o público participante poderá avaliar as ações por meio de respostas a um formulário disponibilizado por meio de uma ferramenta de compartilhamento online. O Projeto será acompanhado pelo Coordenador, o qual terá a incumbência de promover a formação inicial dos participantes e, posteriormente, acompanhar o andamento das atividades por meio de visitas periódicas aos Estabelecimentos parceiros que sediarem as atividades. Essas visitas ocorrerão mediante agendamento prévio, sendo que, na oportunidade, os participantes poderão dirimir suas dúvidas, expor dificuldades e solicitar apoio na resolução de problemas. Também será incumbência do Coordenador acompanhar as discussões no fórum e compilar as respostas obtidas por meio de formulários de pesquisa disponibilizado online.