Exibir Ação

Campus:
CAMPUS ARACATI
Tipo da Ação:
Evento
Título:
ORIENTAÇÃO ÉTICA PARA NEGÓCIOS VISANDO O INCENTIVO AO FORTALECIMENTO DE NEGÓCIOS EMPREENDEDORES NO MUNICIPIO DE ARACATI
Área Temática:
Trabalho
Linha de Extensão:
Empreendedorismo
Data de Início:
30/06/2022
Previsão de Fim:
30/06/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
20
Carga Horária de Execução do Evento:
2
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Participação
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Apresentação
Encontro
Nome do Responsável:
Marcia de Negreiros Viana
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Marcia de Negreiros Viana IFCE Coordenador Docente IFCE Não 2 21/05/2022 21/05/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Dialogar e debater com representantes da Comunidade Vila da Volta do Município de Aracati, em especial micro e pequenos empresários, sobre as ações que possam ser implementadas e reforçadas voltadas a condução da Ética nos Negócios dentro da comunidade para o fortalecimento de negócios formais.
Justificativa
Dialogar e debater com representantes da comunidade Vila da Volta, em especial os ligados ao Instituto Estrela do Mar de Arte e Cultura envolvidos na criação recentemente de negócios (cafeteria e loja) a temática Ética nos Negócios para que os mesmos possam se apropriar e/ou reforçar conceitos relevantes que contribuirão no cotidiano dos negócios em relação ao respeito aos indivíduos, cumprimento de legislações, resolução de conflitos, bem-estar social, boas práticas comportamentais, relacionamento interpessoal, etc.
Público Alvo
Representantes da Comunidade Vila da Volta do Município de Aracati, em especial micro e pequenos empresários.
Objetivo Geral
Orientar como conduzir eticamente os negócios visando o fortalecimento dos mesmos dentro do mercado em relação à importância da temática, os desafios éticos, o desenvolvimento de habilidades e competências para a prevenção e resolução pacífica de conflitos e o pensamento crítico de reflexivo.
Objetivo Específico
-- Apresentar a importância da temática ética nos negócios; - Levantar os desafios éticos os quais os negócios estão sendo impactados; - Suscitar o desenvolvimento de habilidades e competências para a prevenção e resolução pacífica de conflitos (políticos, sociais, culturais, econômicos, jurídico e religiosos); e - Estimular o pensamento crítico e reflexivo em relação ao comportamento da equipe em relação ao inter-relacionamento ao desenvolvimento dos negócios sobre o prisma da ética.
Metodologia
No primeiro momento ocorrerá uma divulgação do evento por meio das redes sociais utilizando principalmente o e-mail, instagram e whatsApp os quais vêm sendo os canais de comunicação mais utilizados e eficazes com os representantes da comunidade e ligados ao Instituto Estrela do Mar de Arte e Cultura. A execução do evento ocorrerá por meio de palestra expositiva utilizando o google meet e se fará uma lista de presença com os participantes do evento. Será enviado por e-mail e whatsApp o link do evento que será realizado pelo google meet para os interessados em participar E por último, haverá uma interatividade por meio de debate com os participantes do evento por meio de mediação de docentes do IFCE campus Aracati) com a docente externa convida Prof.ª Dr.ª Ana Bárbara da Silva Nascimento (ID Lattes: 1380132748243477) que tem amplo conhecimento da temática e já participou de uma ação de extensão junto ao IFCE em parceria com a SEFAZ/CE com a temática Educação para a Ética em 2020, trazendo grandes contribuições para o IFCE. O evento terá como mediadores o Prof. Me.. Edson Vieira de Paula Júnior e a Prof.ª Dr.ª Márcia de Negreiros Viana referente ao dialogo sobre a temática a ser exposta. O Roteiro da Palestra Ética nos Negócios a ser realizada será: 1. Visão geral sobre a Ética 2. Se comportar bem faz bem; 3. Ética como forma de autocuidado; 4. Ética como formação de proteção; 5. Errar rápido e corrigir rápido; 6. Evitando e contornando conflitos (políticos, sociais, culturais, econômicos, jurídicos e religiosos); e 7. Qual é a hora de pedir auxílio/ajuda?