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Campus:
CAMPUS PARACURU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Projeto: "Reciclando o futuro"
Área Temática:
Meio Ambiente
Linha de Extensão:
Resíduos Sólidos
Data de Início:
01/08/2022
Previsão de Fim:
30/12/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
1800
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Paracuru
Formas de Avaliação:
Relatório
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Rodrigo de Salles
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ariel de Alfaia Silva IFCE Integrante Discente IFCE Sim 3 01/08/2022 30/12/2023
Bergson Pascoal Vieira Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 01/08/2022 30/12/2023
Evelaine Maria Batista de Souza IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 01/08/2022 30/12/2023
Isabel Cristina Rodrigues da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 01/08/2022 30/12/2023
Luciana Antonia Araujo de Castro IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/08/2022 30/12/2023
Manuel Ryan Nascimento Nogueira IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 01/08/2022 30/12/2023
Maria Halana Florindo da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 01/08/2022 30/12/2023
Rebeca de Souza Bernardo IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 01/08/2022 30/12/2023
Rodrigo de Salles IFCE Coordenador Docente IFCE Não 3 01/08/2022 30/12/2023
Talita Maria Freitas Almeida Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 01/08/2022 30/12/2023
Thamirys dos Santos Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 01/08/2022 30/12/2023
Yanco Oliveira Pacheco de Nojosa IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 01/08/2022 30/12/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto: “Reciclando o futuro” é uma iniciativa de estudantes e professores do IFCE, Campus Paracuru. Embora ousada, a proposta essencial do projeto é criar uma rede de coleta seletiva de Resíduos Sólidos Urbanos RSU, disponibilizando em cada escola, associação e demais entidades organizadas uma estrutura de armazenamento de produtos com valor econômico, tais como papel, metais e plástico. O projeto “reciclando o futuro” existe desde janeiro de 2018 e baseia-se do no tripé clássico do desenvolvimento sustentável. Do ponto de vista ambiental tem por objetivo destinar à reciclagem dos RSU gerados pelos estudantes das escolas do município de Paracuru, bem como de suas famílias. Já sob o ponto de vista econômico, busca gerar renda aos catadores de RSU, facilitando o acesso à matéria prima e disponibilizando material limpo e livre de riscos a saúde. Finalmente, sob o aspecto social, trata de conscientiza os estudantes sobre a necessidade urgente de destinar adequadamente os RSU, por meio de palestras de educação ambiental.
Justificativa
Dentre os diversos problemas ambientais a questão do lixo é um dos mais preocupantes e diz respeito a cada um de nós. Abordar a problemática da produção e destinação do lixo envolve educar os indivíduos para o exercício da cidadania, assim que demanda soluções criativas para a inclusão do catador de lixo dentro de um processo produtivo e social que contribui para a preservação do meio-ambiente, ao mesmo tempo, busca promover o crescimento econômico e inclusivo desses trabalhadores, que pela sua condição precária estão inscritos o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Dados da décima edição do estudo Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), indicam que o Nordeste é a região que tem a maior quantidade de resíduos sem destinação adequada, encaminhando diariamente 65% do lixo coletado para lixões (ABRELP, 2020). No município de Paracuru, onde será desenvolvido o projeto, constatou-se que não existe aterro sanitário, dessa forma, os RSU são depositados nos lixões de maneira desordenada, ficando exposto e induzindo a proliferação de doenças. A coleta de RSU no município é gerenciada pela Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Obras do Município, sendo o serviço executado por empresas terceirizadas que atendem toda a área urbana, praia e área rural. São coletadas, mensalmente, cerca de 780 toneladas de resíduos sólidos, entre capina, resíduos domésticos, resíduos hospitalares, além de 312 toneladas de entulho de construção. Todos os RSU coletados são transportados, sem separação por tipos de coleta, por caminhões tipo caçamba basculante ou caminhões de lastro, não havendo também controle de pesos por tipo de coleta. Nota-se que grande parte dos resíduos dos Municípios são queimados irregularmente, ou são enterrados, jogados em terrenos baldios, rios, lagos e no mar. Para minimizar esses impactos de forma significativa, a Educação Ambiental, segundo a lei n° 9.795, de 27 de abril de 1999, é um componente essencial e permanente da educação Nacional, devendo estar presente em todos os níveis e modalidades do processo educativo formal e não-formal. Sendo assim, este projeto é inserido nesse contexto, tendo como alvo desenvolver uma metodologia simples e reaplicável, que tratará de elaborar um processo de seleção e destino dos RSU, associado a diminuição da desigualdade social, através da geração de renda aos catadores de lixo.
Público Alvo
Prioritariamente professores e alunos das escolas: IFCE Campus Paracuru Escola Estadual de Ensino Médio Hermínio Barroso Escola Estadual de Ensino Médio Maria Luísa Saboia Escola Estadual de Ensino Profissionalizante Abigail Sampaio
Objetivo Geral
Propor e executar um processo tecnológico social que envolva os professores e alunos das escolas estaduais de ensino médio, os resíduos sólidos urbanos gerados nas residências deste público-alvo e os catadores de lixo.
Objetivo Específico
● Confeccionar estruturas de recebimento dos RSU que possuem valor comercial na cidade de Paracuru (papel, metal e plástico); ● Realizar palestras de conscientização sobre a problemática dos RSU no Brasil, as possibilidades de ação e as políticas públicas que tratam sobre o tema; ● Avaliar os efeitos das estratégias de conscientização adotadas pelo projeto; ● Gerar um documento na forma de artigo científico e/ou cartilha sobre as experiências vividas no projeto.
Metodologia
A estratégia metodológica a ser adotada baseia-se na proposta da pesquisa-ação, que consiste em integrar à pesquisa a ação engajada, unindo o conhecimento teórico, sistemático e de perfil acadêmico ao ativismo prático das ações sociais, realizado pelas comunidades organizadas (LEWIN, 1953; ENGEL, 2000). A “ferramenta metodológica” que viabiliza os objetivos elencados neste projeto é a da educação ambiental, seguindo as estratégias consagradas por este campo de trabalho. Este projeto consiste em cinco Etapas: (1) sensibilização com palestras; (2) implementação de ações práticas, quando os discentes recolherão efetivamente os RSU gerados em sua residência e levarão para um ponto de coleta construído na escola; (3) avaliação da eficiência da metodologia adotada pelo projeto; (4) transferência gratuita dos RSU para os catadores; (5) Transferência da tecnologia e gestão do projeto para as escolas. Todas as etapas serão realizadas durante um semestre letivo, nas três escolas Estaduais do município de Paracuru, quais sejam: Escola Estadual de Ensino Médio Hermínio Barroso, Escola Estadual de Ensino Médio Maria Luísa Saboia e Escola Estadual de Ensino Profissionalizante Abigail Sampaio. Paralelamente e durante toda a duração do projeto as etapas também ocorrerão no IF Campus Paracuru, onde atualmente o projeto encontra-se em atividade. A sensibilização dos alunos ocorrerá por meio de dois ciclos de palestras. O primeiro ciclo ocorrerá logo após a montagem das estruturas de armazenamento dos RSU, através de uma palestra de 50 minutos, apresentando a situação, a problemática e as perspectivas do uso e descarte de RSU no Brasil. O segundo ciclo de palestras ocorrerá logo após a pesagem e doação dos RSU. Neste momento a conscientização tem por principal objetivo demonstrar a quantidade de RSU armazenada pelos membros da escola em relação ao montante esperado. Esta relação será demonstrada por meio de um índice matemático, posteriormente apresentado. A implementação das ações práticas consiste na orientação de como os alunos devem selecionar, limpar e armazenar os RSU nos postos de armazenamento localizados na escola. Os materiais a serem armazenados são: papel, plástico e metais. Devido ao baixo valor econômico e ao risco de acidentes o vidro não será trabalhado neste projeto. A avaliação da metodologia adotada pelo projeto e, consequentemente, a adesão dos membros da escola ao processo de destino adequado dos RSU, será feita por meio de uma equação matemática. A equação consiste em uma regra de três simples, entre a quantidade de resíduos RSU que deveria ser armazenada e a quantidade que de fato foi armazenada pelos alunos, em quilos, durante o período em que as estruturas de armazenamento ficaram expostas, sendo o valor expresso em porcentagem. A equação permitirá uma comparação entre o primeiro e os demais ciclos de armazenamento de RSU. Equação: PRSU ind. x Na x Nh x D ------------100% PRSU e------------------------------------- X Onde: ● PRSU ind. = Peso médio do resíduo sólido urbano (sem considerar o vidro), em quilos, gerado por habitante, dia, do município de Paracuru; ● Na = Número de alunos da escola; ● Nh= Número médio de habitantes por moradia do município de Paracuru; ● D = Dias de armazenamento de RSU; ● PRSU e = Peso total do resíduo sólido urbano, em quilos, armazenados pelos alunos durante o período. Todo RSU arrecadado nas escolas serão doados para um catador ou família de catadores, selecionado(s) previamente pela equipe do projeto. A seleção dos profissionais atendeu aos critérios de terem na coleta e venda dos RSU sua exclusiva fonte de renda, além de possuir um transporte para coleta na escola. Todo material será doado gratuitamente, pois visa estabelecer uma parceria entre a escola e os catadores, na qual os dois grupos se beneficiarão. Os catadores terão acesso à matéria prima limpa, selecionada e acumulada, enquanto a escola terá a manutenção das estruturas de armazenamento dos RSU. A última etapa consiste e designar um responsável em cada uma das três escolas estaduais para dar continuidade ao projeto. Preferencialmente será escolhido um profissional concursado da escola e que tenha acompanhado o projeto durante o semestre cujo projeto esteve em atuação na escola.