Exibir Ação

Campus:
CAMPUS IGUATU
Tipo da Ação:
Evento
Título:
FÓRUM LOCAL DE SUPERVISÃO DE ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Educação Profissional
Data de Início:
25/05/2022
Previsão de Fim:
25/05/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
25
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
35
Carga Horária de Execução do Evento:
4
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Acopiara
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
E-mail
Atividades Realizadas:
Forúm
Nome do Responsável:
Moiza Siberia Silva de Medeiros
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Juliana Hilario Maranhao IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 25/05/2022 25/05/2022
Moiza Siberia Silva de Medeiros IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 25/05/2022 25/05/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Secretaria de Assistência Social de Acopiara Não
Prefeitura Municipal de Acopiara Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A proposta de realização de encontros descentralizados em formato de fóruns, busca garantir a permanente qualidade no processo de supervisão do Estágio em Serviço Social. O Fórum Local de Supervisão de Estágio em Serviço Social é um espaço de discussão teórico-política sobre o estágio supervisionado em Serviço Social na sua importância para a formação profissional de qualidade e o exercício profissional, mediante o encontro e a socialização de experiências entre estagiários/as assistentes sociais supervisoras/es de campo, professores/as supervisoras/es acadêmicos.
Justificativa
O Fórum Local de Estágio Supervisionado em Serviço Social é um espaço político-pedagógico que visa as trocas de experiências e discussões que perpassam o estágio, entre os profissionais assistentes sociais, estudantes estagiárias (os) e docentes do Curso de Serviço Social do IFCE Campus Iguatu, que se encontram na supervisão acadêmica do estágio. Caracteriza-se como um lugar de reflexões e proposições, no que se refere a superação dos limites impostos à formação profissional e ao trabalho profissional na experiência de estágio, com vistas à defesa e a sua consolidação como atividade teórico-prática privilegiada que capacita nossas (os) estagiárias (os) nas dimensões teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa e contribui no desenvolvimento de competências necessárias ao futuro exercício da profissão. Desta maneira, o estágio se caracteriza como instrumento fundamental na formação da análise crítica e da capacidade interventiva, propositiva e investigativa da (o) estudante, qualificando o processo de formação profissional. De acordo com a Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), o fórum é um espaço de “[...] articulação coletiva de estratégias na reafirmação do caráter acadêmicopolítico-profissional da supervisão em Serviço Social na indissociabilidade entre estágio e supervisão acadêmica e de campo” e de formação permanente dos sujeitos envolvidos no estágio, possibilitando uma maior integração entre o Curso de Serviço Social do IFCE e os campos de trabalho/ estágio.
Público Alvo
Supervisoras/es de campo de Estágio Supervisionado em Serviço Social I e II que atuam nas políticas sociais do Município de Acopiara Estudantes- estagiário de Serviço Social
Objetivo Geral
Contribuir para a garantia da permanente qualidade no processo de supervisão do Estágio em Serviço Social
Objetivo Específico
Refletir sobre os desafios contemporâneos da formação e do exercício profissional, estimulando a discussão do estágio em Serviço Social; Fomentar as trocas de experiências e discussões que perpassam o estágio e promover a interlocução entre os/as profissionais, estudantes e docentes. Fortalecer o estágio como lócus estratégico de formação e do exercício profissiona
Metodologia
A partir dos Parâmetros para Organização dos Fóruns de Supervisão de Estágio em Serviço Social, que sinaliza a importância deste espaço garantir momentos para análise de conjuntura, mas também proporcione o exercício de apreensão das contradições e particularidades da realidade local exercitem a apreensão de suas expressões particulares na realidade local. Além disso, esses “[...] espaços podem e devem deliberar sobre estratégias de materialização e aprimoramento das experiências de supervisão, de acordo com as particularidades locais, regionais e estaduais”. E a pauta/programação dos encontros podem ser construídas coletivamente entre os/as supervisores/as de campo, supervisores/as acadêmicos e os/as estudantes tendo como referência as demandas da realidade. Dito isso, segue uma proposta de programação. Apresentação de onde estamos vindo, qual nosso espaço sócio ocupacional e o que esperamos desse encontro. (30 min) Partilha dos campos de estágio, priorizando os principais desafios do cotidiano profissional, bem como as potências. (60 min) Debate considerando elementos conjunturais e o tema da Semana do/da Assistente Social deste ano. (20 min) Encerramento cultivando o “Esperançar”. (10 min)