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Campus:
CAMPUS AVANÇADO DE JAGUARUANA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
FORJA - AMBIENTE LÚDICO PARA CRIAÇÃO DE JOGOS DE TABULEIRO
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Desporto e Lazer
Data de Início:
08/06/2022
Previsão de Fim:
30/06/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
30
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Jaguaruana
Formas de Avaliação:
Trabalho em grupo
Reunião
Relatório
Participação
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Samuel Levi Silva de Oliveira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Daniel Diego Lacerda Cirilo IFCE Integrante Docente IFCE Não 4 01/08/2022 16/12/2022
Marcos Savio Gomes Cardoso IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 08/06/2022 16/12/2022
Samuel Levi Silva de Oliveira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 3 08/06/2022 30/06/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Ao longo dos últimos anos, a indústria de jogos tem apresentado crescimento tanto em termos de demanda, quanto de oferta. Nos dias de hoje, é possível encontrar jogos inseridos nos mais variados contextos: como forma de entretenimento entre amigos, como metodologia de aprendizagem em cursos de programação para crianças ou até mesmo como forma de avaliação em disciplinas. Nas instituições de ensino de nível técnico e superior, é cada vez mais comum encontrar alunos de cursos de T.I. justificando seu interesse pela área com frases como “Quando me formar, quero trabalhar com jogos.” Os cursos técnicos e superiores da área, aqui na região, oferecem diversos suportes para alunos com esse perfil. Habilidades como programação e design são estimuladas desde os primeiros semestres dos cursos. No entanto, durante o processo de desenvolvimento de um jogo, é necessário lidar constantemente com atividades que vão além do que é visto em sala de aula. Como exemplo, podemos citar as atividades de raciocínio lógico que servirão para determinar as regras, restrições e objetivos dos jogadores. Ao conjunto dessas atividades, damos o nome de mecânicas de jogo. Para se compreender as diversas mecânicas presentes nos jogos, desde os cotidianos até os de grande produção, o indivíduo deve conhecê-las e ter noção de como cada uma das mecânicas impactam na jogabilidade de tais produtos. Dessa forma torna-se importante o descobrimento das mecânicas e o conhecimento de seus funcionamentos para assim criar jogos mais polidos e agradáveis para seus jogadores. Diante desse contexto, esse projeto de extensão possibilita aos alunos e a comunidade em geral, adquirir conhecimentos de mecânicas de jogos, indispensáveis a quem tem interesse pela área de desenvolvimento de jogos.
Justificativa
A motivação para este projeto está em possibilitar aos alunos e comunidade em geral adquirir conhecimentos indispensáveis a criação de um jogo, e que não estão presentes nas ementas dos cursos acessíveis à eles na cidade. Além disso, busca-se também proporcionar a interação interpessoal e o desenvolvimento das habilidades de comunicação, empatia e o pensamento lógico por meio da proposição de diversos jogos lúdicos e a formação de equipes para trabalhos. Esta fase de criação de laços e aprendizado é demorada e requer tempo, portanto há a necessidade de se executar a ação como projeto. A interação constante é fundamental para, além da capacitação e criação de laços interpessoais, difundir o nome da instituição e do campus na cidade, principalmente com a participação do público externo. Este projeto é uma oportunidade a mais de inserção dos jovens da cidade na instituição para que eles possam também, porventura, se matricular nos cursos oferecidos pelo campus.
Público Alvo
Membros da comunidade local que tenham interesse na área de desenvolvimento de jogos. Nosso foco é prover espaço dentro do campus para 10 a 20 jovens de 16 a 30 anos moradores das regiões centrais da cidade, mais precisamente os bairros do Centro, Juazeiro, Tabuleiro, Cardeais, Caatinguinha, Lagoa Vermelha e Córrego do Machado.
Objetivo Geral
Capacitar os participantes de forma lúdica para o desenvolvimento de jogos de tabuleiro e cartas
Objetivo Específico
- Distinguir os tipos e mecânicas dos jogos; - Promover a inclusão e socialização dos estudantes; - Proporcionar conhecimento formal sobre mecânicas de jogos para a criação de novos jogos; - Testar jogos desenvolvidos pelos próprios participantes. - Continuar o desenvolvimento do jogo Cinéma.
Metodologia
Os primeiros meses do funcionamento do projeto (Maio-Junho/22) serão dedicados para a publicidade entre a comunidade interna e externa. Esta ação será feita pelos participantes do projeto. A partir de Julho de 2022 a Dezembro do mesmo ano serão organizados encontros presenciais semanais de no máximo 4 horas de duração. Eles ocorrerão em sala dedicada para o projeto e terão a presença de um professor monitor para o acompanhamento das atividades. Os encontros têm por objetivo apresentar novos jogos e mecânicas e fazer uso deles. As atividades serão: ensinar a jogar os jogos disponíveis, jogar com os participantes, ensinar mecânicas novas e como dominá-las, discutir as mecânicas, gêneros e tipos do jogo, discutir quais pontos positivos e negativos do jogo e propor novas regras e mecânicas para aperfeiçoamento do jogo. Durante esses encontros serão feitas listas de presença e preenchimento de questionários para coleta de dados a respeito das impressões dos participantes a cerca dos jogos e suas mecânicas, mais a frente explicadas. A partir de Janeiro de 2023 até o término do projeto serão organizados dois encontros semanais com os participantes. Cada encontro terá duração de 2 horas. Os dias da semana nos quais tais encontros acontecerão serão às quarta (em horário noturno) e sextas-feiras (em horário vespertino). Ambos os encontros acontecerão no próprio campus Jaguaruana. Estes encontros serão dedicados para o desenvolvimento de jogos autorais dos participantes e da continuação do jogo Cinéma, previamente desenvolvido no projeto Ludoruon e Ludoruana. Os encontros serão mediados pelo coordenador do projeto e, em alguns casos, por estudantes por ele pré-determinados. Cada encontro será dividido de modo que os 30 minutos iniciais sejam de conteúdo expositivo, seguido de 1h30min de prática e acompanhamento por parte do mediador. Durante esses encontros serão feitas listas de presença e preenchimento de questionários para coleta de dados a respeito das impressões dos participantes acerca dos jogos e suas mecânicas. É importante ressaltar que todos os encontros terão lista de presença, que deverá ser preenchida pelo participante ainda em sala. Os questionários, por sua vez, serão disponibilizados ao fim de cada semana de encontro (sendo 1 questionário por semana) por meio de email e poderá ser respondido a distância pelos alunos participantes. Tais questionários serão curtos e objetivos (no máximo 5 questões) e seu intuito será captar percepções e sugestões dos participantes.