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Campus:
CAMPUS ACARAU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Educom em Jeri
Área Temática:
Meio Ambiente
Linha de Extensão:
Mídias
Data de Início:
01/06/2022
Previsão de Fim:
24/05/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
500
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Jijoca de Jericoacoara
Acaraú
Formas de Avaliação:
Trabalho em grupo
Reunião
Relatório
Pesquisa de Satisfação
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Folder
E-mail
Cartaz
Áudio
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Amauricia Lopes Rocha Brandao
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Amauricia Lopes Rocha Brandao IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 01/06/2022 24/05/2023
Ana Alice Andrade Soares IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 01/06/2022 24/05/2023
Ana Gabriela Sousa Carvalho IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 01/06/2022 24/05/2023
Ana Rita Cunha IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 01/06/2022 24/05/2023
Antonia Natalia Pedro IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 01/06/2022 24/05/2023
Bianca Nascimento Araújo IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 01/06/2022 24/05/2023
Diego Matiussi Previatto IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/06/2022 24/05/2023
Eliza Nascimento de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 01/06/2022 24/05/2023
Ingrid Hoara Carvalho Vaz da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/06/2022 24/05/2023
Jose Moacir de Carvalho Araujo Junior IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/06/2022 24/05/2023
Maria Jéssica Paulo Alves IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 01/06/2022 24/05/2023
Maria Leiliane Pereira IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 01/06/2022 24/05/2023
Rafaela Camargo Maia IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/06/2022 24/05/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Parna de Jeriocoacoara Sim Acordo de parceria 02123.001666/2022-38
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A educomunicação é um campo do conhecimento que ainda se encontra em consolidação no país. A importância desta dá-se pelo desenvolvimento do protagonismo estudantil. Segundo Citelli (2007), quando a educação assume um papel dialógico, esta promove “fluxos comunicativos que integram diferentes tipos de vozes e lugares onde os discursos são produzidos”. Nos últimos anos, a humanidade possui como desafio despertar a consciência sustentável, desta forma, a Educomunicação Socioambiental é reconhecida pelo Programa Nacional de Educação Ambiental - PRONEA como um conjunto de ações e valores de "dimensão pedagógica dos processos comunicativos ambientais, marcados pelo dialogismo, pela participação e pelo trabalho coletivo. A indissociabilidade entre questões sociais e ambientais no fazer-pensar dos atos educativos e comunicativos é ressaltada pelo termo socioambiental. A dimensão pedagógica, nesse caso em particular, tem foco no “como” se gera os saberes e “o que” se aprende na produção cultural, na interação social e com a natureza". (PRONEA, 2008, p. 10). Desta forma, é imprescindível que o pensar nos ideias sustentáveis esteja relacionado, também, ao entorno daqueles que estejam envolvidos com as atividades educomunicativas. Conforme Citelli (2004), a educação deve promover uma comunicação ambiental circulante que ultrapasse os muros da escola, e possa mediar ações com os agentes que promovam atividades econômicas, e assim, promover a percepção do meio ambiente aos nexos da realidade que abrangente o entorno dos agentes envolvidos. Ressalta-se assim, a necessidade de promover ações educomunicativas no Parque Nacional de Jericoacoara, um dos destinos internacionais mais procurados do Nordeste. E o IFCE Campus Acaraú, com a oferta da disciplina optativa irá contribuir com a democratização do conhecimento acerca do descarte adequado de resíduos sólidos.
Justificativa
“De acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), aproximadamente 160 mil toneladas de resíduos sólidos urbanos são geradas por dia no Brasil. Do total de resíduos gerados, cerca de 30-40% são passíveis de reutilização e reciclagem, porém apenas 13% deles são efetivamente encaminhados para a reciclagem”, argumenta o senador Valentim (AGÊNCIA SENADO, 2021). Com isso, observa-se a necessidade de maior engajamento entre poder público, privado, junto a comunidade para que estas ações possam ser realizadas de maneira mais efetiva, resultando em resultados positivos como amenizar a poluição dos lençóis freáticos, solo e dos habitats marinhos, e ao mesmo tempo, criar uma fonte de renda para a população com o aproveitamento de materiais ainda possíveis de reaproveitamento. No caso de Jericoacoara tais ações também provocarão engajamento entre população local e atividade turística, por meio de imagem positiva do local como lugar de preocupado com uma das maiores causas a serem discutidas neste século, que estão ligadas a sustentabilidade no planeta. Além disso, ressalta-se que é urgente ações como estas sejam executadas em locais que desempenham atividade turística e, especialmente, quando este local está localizado em um Parque Nacional. Uma vez que acumulação de resíduos sólidos nestes ambientes impactará negativamente com a poluição da faixa de área no litoral de Jericoacoara, que será arrastada para dentro do mar, impossibilitando o plano de ação desenvolvido pela ONU em parceria com a PNUMA denominado Campanha Mares Limpos, que defende o direito de um ambiente saudável com oceanos livres de poluição, a divulgação é feita por meio das hashtags #CombaterAPoluiçãoPlástica, #MaresLimpos e #DeLivreDePlástico quando o foco é na poluição gerada pelo setor de entrega de alimentos e bebidas (UNEP, 2021).
Público Alvo
Discentes e docentes do 7º e 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Consolação, pais dos alunos.
Objetivo Geral
Democratizar do conhecimento sobre o processo de produção e descarte do resíduo sólido, por meio da produção de jingles, de fanzines e de vídeos e fotografias pelos discentes de Jericoacoara. Com o propósito conscientizar sobre a redução, reutilização e descarte do resíduo sólido, desmitificando a confusa ideia de que tudo que não nos serve mais se torna lixo. Os discentes participantes desta primeira etapa passaram por processo de seleção, tornando-se participantes do Programa de Voluntários do ICM-Bio. Para esta primeira etapa que serão a promoção de Oficinas e Worshop para compor o Evento da Semana do Meio Ambiente do Parna Jeri, assim como para as demais ações, propostas para a continuidade das oficinas e workshops desenvolvidos com a Escola de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Consolação em Jericoacoara, o planejamento das atividades acontecerão de forma remota no IFCE Campus Acaraú, com reuniões para discussão do formato e temáticas aplicadas nas Oficinas e Workshops. Neste momento, também acontecerá a divisão das duplas responsáveis por ministrar as Oficinas e Workshops, sendo definido que estes deverão confeccionar os cartazes para divulgação das atividades, o ICMBio junto as escolas farão essa ponte com o público-alvo, que poderá conforme estipulado na atividade, ser destinado aos alunos como aos pais e ainda, funcionários das escolas participantes, pois além da escola que participará da primeira ações, já existem duas escolas que desejam participar deste projeto, ainda durante a sua execução.
Objetivo Específico
Estabelecer metas e novas estratégias para o descarte eficiente dos resíduos sólidos, a partir das ações educomunicativa desenvolvidas com a comunidade local; Realizar as ações educomunicativa e por meio do engajamento dos estudantes de Jericoacoara impactar o trade turísticos sobre as questões referentes ao descarte inadequado dos resíduos sólidos; Debater sobre a utilização adequada dos resíduos sólidos através das mídias digitais; Promover a compreensão e diferenciação acerca de lixo, resíduo sólido e dejeto; Propiciar o envolvimento entre a academia e comunidade local;
Metodologia
As ações do projeto acontecerão mensalmente, no período de junho/2022 a junho/2023, com exceção aos meses de julho e janeiro, que corresponde as férias dos docentes. Inicialmente, o projeto conta com oito alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, que realizam a disciplina optativa de Educomunicação. A primeira atividade será durante a semana do Meio Ambiente realizada pelo Parque Nacional de Jericoacoara – ICMBio, com a realização de Oficinas de Produção de Jingle, Oficina de Produção de Fanzine, Oficina de fotografia e vídeos em smartphones, para os alunos do 7º ao 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Consolação em Jericoacoara. Paralelamente, os pais dos discentes também serão contemplados com uma visita técnica a Cooperativa de Catadores de Jericoacoara, local onde os resíduos sólidos são processados para a reciclagem. Na ocasião, haverá uma Oficina de reciclagem e reutilização de resíduos sólidos. Este momento, também será uma oportunidade de firmar parceria com a escola para a continuação do projeto a partir do mês de agosto ao final do projeto. Posteriormente, as oficinas também serão ministradas em escola de ensino fundamental do Mangue Seco e na sede de Jijoca de Jericoacoara. As inscrições se dará por meio de formulário criado no Google Forms, que será enviado as escolas junto com os cartazes de divulgação, a seleção do público externo se dará pela ordem de inscrição, estando as vagas limitadas a público de 30 pessoas. O acompanhamento e avaliação da ação pela equipe e pelos participantes, acontecerá de forma parcial com a percepção sobre a participação e protagonismo dos membros da ação, para a avaliação parcial dos participantes externos também será considerado a participação, somado a assiduidade e engajamento com as atividades. E por fim, para a avaliação final, os membros da ação apresentarão os resultados e análise dos mesmo, com o propósito de publicação de artigo com a experiência para que esta seja conhecida em outras instituições de ensino, servindo de estimulo para a continuidade de sua aplicação em outros lugares. E com relação ao público externo, estes responderão questionários e apresentarão um produto final, como peças educomunicativas - jingles, fanzines, vídeos, ebook fotográficos etc - de acordo com o propósito de cada oficina.