Exibir Ação

Campus:
CAMPUS SOBRAL
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Podcast Na Ponta da Lança
Área Temática:
Comunicação
Linha de Extensão:
Diversidade Étnico-racial
Data de Início:
01/06/2022
Previsão de Fim:
20/12/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
150
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
NEABIs
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Reunião
Relatório
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
E-mail
Áudio
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Emerson de Melo Freitas
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Anderson Pereira Rodrigues IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/06/2022 20/12/2022
Emerson de Melo Freitas IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 01/06/2022 20/12/2022
Emmanuel Kant da Silveira e Alves IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 01/06/2022 20/12/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O cenário atual das novas mídias e tecnologias está cada dia mais dinâmico e a comunicação tem acompanhado esse processo, proporcionando uma comunicação oral e escrita com novos elementos em áudio, citando os podcasts. A produção do podcast Na Ponta da Lança teve início junto ao NEABI campus Sobral, com apoio da comunicação social do campus, com o objetivo em levar temáticas discutidas no NEABI, para fora do núcleo, envolvendo a comunidade interna e externa por meio de episódios de podcast. A constituição de um projeto de extensão ocorre para conseguir um maior envolvimento de profissionais técnicos e entrevistados na sua produção e a partir desse segundo episódio já nasce como projeto de extensão.
Justificativa
O consumo de informações por meio de podcast é uma realidade que até poucos anos atrás não seria possível pela falta de acesso a internet e aparelhos smartphone capazes de reproduzir infinitas vezes esses conteúdos em áudio. O podcast é um modelo de entrevista em áudio de fácil acesso e reprodução, com ouvintes dos mais variados tipos e estilos. Sendo esse um recurso de grande abrangência de público na abordagem da Educação para as Relações Étnico-Raciais e temas correlatos, com apoio do NEABI no IFCE.
Público Alvo
Consumidores de Podcast em plataformas digitais gratuitas e pagas; Professores, estudantes e pesquisadores da Educação para as Relações Étnico-Raciais e temas correlatos;
Objetivo Geral
Disponibilizar um canal de comunicação direta com professores, técnicos administrativos, terceirizados e estudantes do IFCE e de outras Instituições de Ensino em Sobral e Região sobre as discussões que envolvam a Educação para as Relações Étnico-Raciais e temas correlatos.
Objetivo Específico
- Promover as ações institucionais do NEABI campus Sobral. - Promover formações básicas junto aos membros participantes com técnicas em entrevista e gravação de áudio. - Criar canais de comunicação com discussões sobre Educação para as Relações Étnico-Raciais e temas correlatos.
Metodologia
Inicialmente será ministrado três minicurso, com apoio da equipe organizadora do projeto de extensão. O primeiro mini-curso será: Captação de Áudio e Edição ( Técnico em Audiovisual ), Segundo Minicurso: Letramento Racial e mídias sociais( Professor Emerson) e o terceiro minicurso, Roteiro, Locução e Gravação de Podcast ( Técnico em Audiovisual). As gravações serão realizadas em modelo presencial ou remoto, sempre nas últimas semanas do mês anterior ao lançamento. Ficando as duas primeiras semanas para reunião da equipe, definição dos temas e alinhamentos dos conteúdos, agendamento com os entrevistados, e nas duas últimas semanas gravação com os mesmos. Os temas iniciais a serem abordados, envolvem diretamente questões da educação étnico-raciais discutidas no NEABI, com cada episódio um novo tema em discussão. A edição será feita pelo coordenador do projeto, as vinhetas musicais pelo professor Anderson e a organização de questionários e entrevistas pelo professor Emerson. Os convidados serão escolhidos conforme sua atuação social dentro da temática abordada. A publicação será feita em várias plataformas, citando youtube, anchor, soundcloud ou spotify e nas redes sociais do IFCE Campus Sobral.