Exibir Ação

Campus:
CAMPUS ACARAU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Atividades aquáticas e qualidade de vida - Aproximando o IFCE da comunidade local
Área Temática:
Saúde
Linha de Extensão:
Promoção da Saúde
Data de Início:
18/11/2019
Previsão de Fim:
18/11/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Acaraú
Formas de Avaliação:
Questionário
Pesquisa de Satisfação
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Folder
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Juliana Martins Pereira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Juliana Martins Pereira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 18/11/2019 18/11/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Na atualidade, observamos que a preocupação com a saúde e com a adoção de um estio de vida ativo tem aumentado. São muitas as fontes de informação que destacam a importância de nos alimentarmos de maneira saudável e de praticarmos alguma atividade física. Nesse sentido, é importante salientar que essas preocupações não se restringem à uma fase da vida, sendo que desde a infância até a terceira idade os benefícios da prática regular de atividades físicas são inúmeros. Segundo Gonçalves (2001), em 2025, 15% da população brasileira estará acima dos 60 anos, nesse período haverá um aumento de 6.5% de idosos ao ano. Esse mesmo autor relata que: “Para combater a inércia à qual os idosos estão confinados, nada melhor que o movimento. É uma forma de adiar o repouso absoluto”. O envelhecimento ocorre por alterações biológicas, psicológicas e sociais, que é diferente de pessoa para pessoa, já que isso depende do cotidiano de cada indivíduo. No processo de envelhecimento acontece a degeneração da função e estrutura dos sistemas orgânicos e das células. Com o aumento da idade, existe a tendência do aumento do peso corporal, diminuição da estatura, aumento da gordura corporal, diminuição da taxa de metabolismo basal, diminuição da massa muscular e da massa óssea (PAULA, 2010). Segundo Matsudo (2001): “A taxa de envelhecimento é a mudança na função dos órgãos e sistemas por unidade de tempo, sendo que apresenta um crescimento exponencial após os 40 anos de idade”. Uma das mais evidentes alterações é a mudança nas dimensões corporais, havendo mudança na estatura, no peso e na composição corporal. Entre os 25 a 65 anos de idade há uma perda de massa magra ou massa livre de gordura, de 10 a 16% por contas das perdas de massa óssea, no músculo esquelético e de água corporal total, por conta do envelhecimento". Assim, definimos os idosos como público alvo para as práticas aquáticas. No entanto, isso não impedirá a participação de jovens e adultos que procurem o projeto, desde que hajam vagas.
Justificativa
Observamos que com o aumento da expectativa de vida o número de idosos tem aumentado mundialmente, no entanto, ainda são poucas as iniciativas para que esse público continue ativo e integrado à sociedade. É comum ouvirmos relatos de idosos que sentem-se sozinhos, ainda mais quando perdem seu companheiro. Nesse sentido, o presente projeto justifica-se por aliar a prática de exercícios físicos ao convívio social fundamental para essa fase da vida. Em contrapartida, é importante salientar que o projeto, embora tenha como público alvo os idosos, não restringirá a participação de jovens e adultos.
Público Alvo
Jovens, adultos e idosos da comunidade local
Objetivo Geral
Oferecer alternativas para a prática de exercícios físicos (natação e hidroginástica) devidamente supervisionada por profissional de Educação Física para a comunidade local, tendo como público alvo principal os idosos.
Objetivo Específico
Melhoria da qualidade de vida e sociabilização dos moradores de Acaraú por meio da prática da natação e hidroginástica; Melhoria da qualidade de vida de servidores e alunos do campus por meio da prática da natação e hidroginástica.
Metodologia
Serão ofertadas aulas de hidroginástica às quartas, quintas e sextas feiras. Devido à alta procura, formaremos duas turmas com, no máximo, 40 alunos em cada uma. Os horários serão das 7:00 às 7:50 e das 8:00 às 8:50. Das 9:00 às 9:30 serão oferecidas aulas de natação. Cabe ressaltar que esse horário é válido para o semestre 2019.2, podendo sofrer alterações quando houver mudança no horário da docente responsável. Para as turmas de hidroginástica, o primeiro horário será direcionado ao público avançado, que já é ativo e pratica hidroginástica e o segundo horário será voltado para os alunos iniciantes. Já a turma de natação será formada, preferencialmente, por alunos inciantes.