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Campus:
CAMPUS HORIZONTE
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Workshop Designer Educacional
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Formação de Professores
Data de Início:
13/06/2022
Previsão de Fim:
17/06/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
2000
Carga Horária de Execução do Evento:
20
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Testes Objetivos
Pesquisa de Satisfação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
E-mail
Atividades Realizadas:
Apresentação
Palestra
Nome do Responsável:
Alanna Oliveira Pereira Carvalho
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Alanna Oliveira Pereira Carvalho IFCE Coordenador Docente IFCE Não 2 13/06/2022 17/06/2022
Brendo Dutra Barbosa IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 23/05/2022 17/06/2022
Felisbela Sousa de Vasconcelos IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 23/05/2022 17/06/2022
Igor de Moraes Paim IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 13/05/2022 17/06/2022
Iraci de Oliveira Moraes Schmidlin IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 13/05/2022 17/06/2022
Marcia Roxana da Silva Regis Arruda IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 13/05/2022 17/06/2022
Maria Leticia Venancio de Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 23/05/2022 17/06/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Centro de Referência em Educação a Distância - CREaD Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O workshop "Designer Educacional" é uma ação formativa que participa do Programa Saberes e Competências Docentes (processo de validação pela PROEXT desde Abril/2022), coordenado pela profa. Alanna Carvalho em parceria com o Centro de Referência em Educação a Distância - CREaD. O workshop busca contribuir na formação docente diante do desenvolvimento das competências tecnológicas necessárias à contemporaneidade. O “novo” formato de ensino que adveio com a pandemia da COVID-19, ora presencial, ora híbrido e ora à distância, necessita do docente um olhar sensível às diferentes estratégias, recursos e materiais para uso em sala de aula, que por sua vez, não está mais limitante, mas pode ser “navegável” nas novas tecnologias. Ressalta-se que por mais dinâmica e flexível que se possa ser, a formação seja inicial ou continuada, necessita de um percurso orientador. Considera-se então, a expertise docente diante do eloquente uso de materiais digitais, impressos, softwares e outras tecnologias que agregam a aprendizagem do educando. A formação inicial da grande maioria dos docentes que hoje estão em sala de aula não alcançaram na prática as mudanças advindas com as novas tecnologias, ainda mais com as novas metodologias a partir do ensino remoto ou não presencial, com a pandemia da COVID-19. As competências tecnológicas, mencionadas na Resolução CNE/CP nº 1 de 27 de outubro de 2020 que dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada), participam das competências gerais docentes, estimadas não somente aos docentes que atuam na educação básica, mas àqueles que atuam na formação destes profissionais. Com isso, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, por meio do Centro de Referência em Educação a Distância - CREaD decide investir em ações e desenvolvimento de soluções que buscam formar não somente o docente da instituição, mas àqueles que também são formados por ela, conectando as competências tecnológicas aos saberes docentes em uma uma relação indissociável entre teoria e prática. Este Workshop, fruto desta investida, agrega especificamente na competência de “Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas docentes, como recurso pedagógico e como ferramenta de formação, para comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e potencializar as aprendizagens” (BRASIL, 2020), quando traz ao docente a formação necessária para desenhar percursos formativos e de saberes necessários ao aprendizado significativo do estudante. O objetivo deste evento é portanto formar o docente ou profissional da educação para criar e produzir desenhos e itinerários formativos educacionais que atinjam objetivos de aprendizagem significativos, utilizando-se das novas tecnologias como meio e fim para tal.. Serão 20h (vinte horas) de atividades que inserem-se de forma síncrona e assíncrona no caminho formativo desenhado, serão desenvolvidas estratégias como lives, vídeo aulas, leituras e outras atividades. O workshop será publicizado pelas mídias institucionais e dos atores envolvidos com professores da educação básica, técnica e tecnológica de instituições de ensino públicas e privadas, professores universitários, gestores e coordenadores pedagógicos de instituições de ensino e educadores em geral que buscam profissionalizar-se na docência. Buscando atingir tanto o público interno do IFCE quanto o externo, configurando-se portanto, em uma ação de extensão que em sua equipe de execução envolve alunos, técnicos e professores.
Justificativa
Além do que fora apresentado, o presente workshop é parte da etapa 2 de desenvolvimento de cursos e ações de formação continuada que se vinculam às temáticas de Metodologias Ativas, Tecnologias da Informação e da Comunicação na Educação, Saberes Profissionais Docentes, Ensino por Competências, Inovação Educacional, Avaliação da Aprendizagem e Educação Profissional e Tecnológica do Programa Saberes e Competências Docentes cadastrado no SIGPROEXT. Como ação de extensão, o evento visa, em parceria com o Centro de Referência em Educação a Distância - CREaD formar o docente ou profissional da educação para criar e produzir desenhos e itinerários formativos educacionais que atinjam objetivos de aprendizagem significativos, utilizando-se das novas tecnologias como meio e fim para tal.. Esta ação se legitima diante da necessidade atual em capacitar o corpo docente e pedagógico da rede IFCE na oferta de cursos técnicos à distância. Para tanto, a parceria com o CREaD faz-se condição sine qua non para a sua exequibilidade. A escolha pelo evento e a temática que o mesmo apresente, bem como, a metodologia que o embasa, se justifica pela observância das normativas previstas na Resolução nº 15 de 18 de fevereiro de 2019 que versa sobre o Regulamento dos Cursos de Formação Inicial e Continuada, bem como, a Resolução nº 1 de 27 de outubro de 2020 que versa sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada). O desenvolvimento de competências e habilidades tecnológicas do professor só se fará mediante formação e prática. Para tanto, antes da prática em cursos na modalidade EaD é papel do IFCE formar o seu corpo docente em nível de formação continuada. Vislumbrando a necessidade que emana não somente do IFCE mas de outras instituições que queiram e estejam implantando práticas pedagógicas em EaD, a oferta em extensão faz-se significativa ao entender a missão institucional do IFCE. A exemplo dos eventos e cursos lançados outrora pelo campus Horizonte, há potencialidade na participação de profissionais da educação municipais e estaduais do Ceará e de outros estados. Justifica-se ainda que a expertise da proponente do evento, bem como, dos atores envolvidos na equipe de execução em novas tecnologias, produção de materiais e metodologias ativas é alicerce da proposta aqui apresentada.
Público Alvo
Estima-se que sejam atendidos até 1500 (um mil e quinhentos) professores da educação básica, técnico e tecnológica de instituições de ensino públicas e privadas, professores universitários, gestores e coordenadores pedagógicos de instituições de ensino e educadores em geral que buscam profissionalizar-se na docência. Esse quantitativo esperado justifica-se pelo Censo de 2019 que tem no Ceará um total de 19.148 professores atuantes no ensino médio, além de se ter 93 instituições de educação superior sendo 82 destas de cursos em EaD, o que aumenta ainda mais a demanda pela temática e workshop.
Objetivo Geral
Formar o docente ou profissional da educação para criar e produzir desenhos e itinerários formativos educacionais que atinjam objetivos de aprendizagem significativos, utilizando-se das novas tecnologias como meio e fim para tal.
Objetivo Específico
- Apresentar as perspectivas de aprendizagem a partir dos modelos pedagógicos de um desenho educacional formativo - Caracterizar o planejamento didático a partir de uma matriz instrucional de referência - Compreender a comunicação e uso da linguagem na EaD
Metodologia
O workshop Design Educacional será planejado pela professora Alanna do campus Horizonte em parceria com o Centro de Referência em Educação a Distância - CREaD e os estudantes licenciados em Física do IFCE Campus Horizonte. Serão utilizadas 20h (vinte horas) para o desenvolvimento da ementa: Modelos Pedagógicos; Planejamento Didático; Matriz Instrucional; Comunicação e Linguagem. Os participantes deste evento serão professores, gestores e profissionais da educação tanto da rede interna quanto externa ao IFCE, contando também com o público potencial de licenciandos e estudantes dos cursos de Docência. Serão realizados cards de divulgação, chamadas nas redes sociais, emails institucionais e interlocução junto aos gestores das redes e campi para inscrição e adesão das comunidades interna e externas esperadas. A metodologia utilizada será dividida em momentos síncronos e assíncronos, completamente a distância, divididos em: 10h (dez horas) de apresentação síncrona e interativa por meio de lives no Youtube por meio do canal do CREaD com plataforma de transmissão StreamYard, com duas horas na segunda, terça, quarta, quinta e sexta-feira das 14h às 16h; 2h (duas horas) de leituras e material complementar assíncronos de referência disponível na pasta do Google Drive compartilhada via e-mail institucional do Cread e dos atores envolvidos; 4h (quatro horas) de vídeo aulas assíncronas para integralizar os conteúdos abordados com links disponíveis na descrição da live de referência; 4h (quatro horas) de atividades assíncronas do tipo Teste no formulário Google via e-mail institucional do Cread para fins de aproveitamento da aprendizagem no workshop e também de avaliação do próprio evento. As informações e links necessários para a comunicação dos cursistas e acesso aos materiais (leituras, vídeo aulas, atividades, etc) serão disponibilizados na descrição das lives, trazendo maior autonomia aos participantes e também um espaço flexível de acesso. A avaliação de satisfação dos participantes do evento será por meio do Google Forms apresentada como atividade no evento, contabilizando carga horária e participação assíncrona. Neste modelo de avaliação além de questões relativas ao assunto abordado serão considerados aspectos do evento, do conteúdo, da metodologia e recursos utilizados em uma escala de satisfação (Likert). O workshop deverá ocorrer entre os dias 13 a 17 de junho de 2022. O evento será divulgado nas redes sociais do campus, no site oficial institucional do IFCE e do campus Horizonte e através do envio de emails aos servidores e estudantes do IFCE. As inscrições serão realizadas por meio do Google Forms no link: https://bit.ly/inscricaoworkshopDE. Apesar de ser um evento online, o participante poderá informar-se de forma presencial ou à distância no campus Horizonte, proponente do evento. Ressalta-se que esta mesma metodologia foi experimentada no curso do Laboratório Digital Educacional da Universidade Federal do Ceará e o resultado foi satisfatório com mais de duzentas mil inscrições e certificações ao longo dos três últimos anos (2019, 2020 e 2021).