Exibir Ação

Campus:
CAMPUS MARACANAU
Tipo da Ação:
Evento
Título:
QUÍMICA É TECH, QUÍMICA É POP, QUÍMICA É TUDO: DESPERTAR DA QUÍMICA ATRAVÉS DE EXPERIMENTOS
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Espaços de ciência
Data de Início:
27/06/2022
Previsão de Fim:
01/07/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Carga Horária de Execução do Evento:
40
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Mostra
Nome do Responsável:
Juliana de Brito Marques do Nascimento
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Cláudia Silva Gondim IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 27/06/2022 01/07/2022
Gleiciane Saraiva Maia da Hora IFCE Integrante Discente IFCE Não 40 27/06/2022 01/07/2022
Jose Rodrigues do Nascimento Neto IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 27/06/2022 01/07/2022
Juliana de Brito Marques do Nascimento IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 27/06/2022 01/07/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto química é TECH, química é POP, química é TUDO: Despertar da química através de experimentos, propõe aos participantes despertar o gosto pelas ciências através de uma mostra de vídeos de experimentos de química para o ensino fundamental e médio. A metodologia usada será a confecção e publicização de vídeos educativos de experimentos do conteúdo de sala de aula abordado no ensino fundamental do 9 o ano e ensino médio 1º ano e o material gerado, ser usado na abertura de uma rede social Instagram. O objetivo desse projeto é a busca por despertar nos jovens o gosto pela ciência através de experimentos onde os mesmos podem testar os experimentos e participar dos mesmos ativamente.
Justificativa
A razão pela qual esse projeto se baseia é o fato da dificuldade que os alunos apresentam em aprender e se interessar pela matéria de química. Alguns alunos não gostam da matéria ou gostam pouco, falam que é difícil e complicada, falam que é uma matéria de difícil compreensão. É um tema muito atual e vem sendo discutido bastante devido ao baixo rendimento escolar em tal matéria. Os alunos muitas vezes desmotivados precisam de estímulos que desperte o interesse, portanto propomos unir a teoria à prática dos assuntos abordados em classe, através de experimentos simples do dia-a-dia, para atrair a atenção e construir o conhecimento através de práticas simples onde os alunos possam participar ativamente na repetição em casa ou os professores de química levarem esses experimentos para suas aulas e relaciona-las ao cotidiano da classe. Contudo, experimentos de química desempenham um papel fundamental para o Ensino e aprendizado e podem despertar não só o interesse e o gosto pela disciplina, mas podem direcionar os interessados em ingressar na carreira de químico licenciado ou bacharel.
Público Alvo
estudantes de Ensino fundamental ou ensino médio, até mesmo usuários em geral da rede social Instagram que se interessassem pelo assunto.
Objetivo Geral
Despertar o interesse pela disciplina de química por meio de experimentos do cotidiano relacionando-os com o dia-a-dia.
Objetivo Específico
Habilitar os estudantes a realizar práticas simples de química. Estimular o interesse pelos experimentos de química. Despertar a vontade de fazer e aprender os experimentos de química.
Metodologia
Os projetos escolares dão oportunidade aos estudantes, independente do nível de ensino em que está matriculado, vivenciar de forma diversa vários aspectos do meio em que está inserido, favorecendo além da interdisciplinaridade, a contextualização, a prática, a experimentação que são de grande relevância na formação escolar do estudante. Trabalhar com projetos é uma forma de melhorar a qualidade de aprendizagem, em especial no campo da Química, que neste caso, por se tratar de um projeto específico, quando o docente quer trabalhar com a prática em sala de aula. Entre os mais diversos conteúdos em que os estudantes apresentam dificuldades de assimilação, pelo fato de muitas vezes o docente de Química utilizar apenas como meio de ensino o livro didático, o quadro e o pincel, essa metodologia diferenciada, fazendo uso do lúdico, da prática faz com que a aprendizagem possa ser de qualidade e significativa. A metodologia utilizada será a gravação de experimentos relacionados aos conteúdos de Química, tais experimentos tem um nível de fácil execução, os materiais utilizados serão de baixo custo e de fácil manipulação. A divulgação será por meio da realização de uma mostra destes experimentos na rede social Instagram e a contabilização do alcance de pessoas beneficiadas será a quantidade de pedidos de amizade na rede social, likes e comentários.