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Campus:
CAMPUS UBAJARA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Oasi: Observatório Ambiental da Serra da Ibiapaba
Área Temática:
Meio Ambiente
Linha de Extensão:
Questões Ambientais
Data de Início:
23/06/2022
Previsão de Fim:
13/08/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
200
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
1500
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Reunião
Relatório
Formas de Divulgação:
Cartaz
Site institucional
Redes sociais
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Phylippe Gomes de Lima Santos
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Albertina Gomes da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 29/08/2022 09/11/2022
Ana Carolina de Sousa Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 20/02/2023 07/07/2023
Ana Paula de Aguiar Araujo IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 05/09/2022 23/12/2022
Daniele Ribeiro da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 23/06/2022 01/09/2022
Diana Pereira Rodrigues Monteiro Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 05/09/2022 23/12/2022
Francisca Vanessa Ribeiro do Nascimento IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 23/06/2022 13/07/2022
Francisco Denilson Chaves da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 23/06/2022 30/06/2023
Juliana de Melo Pereira IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 05/09/2022 17/10/2022
Maria Eliane Albuquerque da Costa IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 29/08/2022 09/11/2022
Maria Isabeli Rodrigues de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 06/09/2022 23/12/2022
Maria Renata Gomes Cordeiro IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 23/06/2022 22/09/2022
Maria Samires Sá Barbosa IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 20/02/2023 30/06/2023
Matheus Ferreira Alves IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 29/08/2022 31/08/2022
Phylippe Gomes de Lima Santos IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 23/06/2022 13/08/2023
Raphael Alves Cardeal IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 23/06/2022 23/09/2022
Samile Araújo Azevedo IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 05/09/2022 23/12/2022
Stephanie Brandão Alves IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 05/09/2022 23/12/2022
Tayane de Lima Santos IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 28/02/2023 30/06/2023
Vinicius dos Santos Severiano IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 06/09/2022 23/12/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
ICMBio Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
OFICINA DE APROVEITAMENTO INTEGRAL DA BANANA NO SÍTIO CAJUEIRO, UBAJARA-CE Evento
2ª Semana do Meio Ambiente do IFCE Campus Ubajara Evento
Apresentação
Observatórios são organizações que têm contribuído com a divulgação de dados, a produção de informações, a efetivação de políticas e com a correta prática relativa a diversos segmentos como imprensa, violência, cidades e sustentabilidade. Neste sentido, os Observatórios Ambientais contribuem para a divulgação e publicização de informações relevantes sobre o Meio Ambiente, sejam elas geradas por outros órgãos ou produzidas em seus próprios contextos de pesquisa, para o acompanhamento social das Política Ambientais e auxílio às ações de Educação Ambiental e para a busca de alternativas sustentáveis para suas áreas de atuação. A geração e disponibilização de informações sobre meio ambiente são um dever dos Órgão articulados pelo Sistema Nacional do Meio Ambiente, em suas esferas locais, estaduais e federais, alcançando um dos objetivos da Política Nacional do Meio Ambiente quanto a divulgação de dados e informações ambientais e à formação de uma consciência pública sobre a necessidade de preservação da qualidade ambiental e do equilíbrio ecológico (PNMA, 1981) e a efetivação de instrumentos de Gestão Ambiental como o Sistema Nacional de Informações e a garantia da prestação de informações relativas ao Meio Ambiente, instrumentos estes reproduzidos em muitas políticas estaduais e municipais de meio ambiente. Além disso, a Educação Ambiental faz parte dos princípios da Política Ambiental brasileira, devendo ser garantida a todos os níveis de ensino, inclusive a educação da comunidade, objetivando capacitá-la para participação ativa na defesa do meio ambiente. A educação ambiental é definida pela lei No 9.795/1999, que institui a Política Nacional de Educação Ambiental, como “os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade; (...) é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal” (PNEA, 1999), portanto, podendo ser exercida no âmbito curricular ou para a educação do público em geral. Ecoando a Recomendação N. 96 da Conferência de Estocolmo, percebe-se que a Educação Ambiental é uma ferramenta essencial para a preservação ambiental e melhorias na relação homem-natureza. Estas disposições acerca da disponibilização de informações e educação ambiental não nascem sem contextualização. Conferências internacionais ambientais gerais e de educação ambiental ao longo do século XX como Estocolmo (1972), Belgrado (1975), Tibilisi (1977), San José (19aa) e Rio Eco92 (1992) contribuíram para o desenvolvimento de objetivos para a educação ambiental que foram se somando, como (i) permitir que os indivíduos tomem medidas práticas para contribuir com a preservação ambiental, (ii) desenvolvam uma opinião pública bem formada, (iii) percebam sua responsabilidade quanto às questões ambientais, (iv) sejam participantes ativos das medidas de gestão e controle ambiental, (v) enxerguem o meio ambiente em sua totalidade e com focos locais, regionais e globais, bem como (vi) possam desenvolver atividades sustentáveis que gerem renda. A Constituição Federal estabelece que incumbi-se ao poder público e a coletividade o dever de defender e preservar um ambiente ecologicamente equilibrado para as presentes e futura gerações, um direito humano fundamental, sendo portanto um dever compartilhado. Assim, a sociedade deve encontrar mecanismos que colaborem com o cumprimento da Constituição Federal e da Legislação Ambiental Brasileira com vistas à preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental, afirmação dos povos, o desenvolvimento sócio-econômico sustentável e a proteção da dignidade humana e ambiental. Instituições públicas e privadas, indivíduos e coletividades devem se envolver nestes objetivos. A Serra da Ibiapaba, também conhecida como Serra Grande, é rica do ponto de vista ambiental e da riqueza dos povos tradicionais. Envolvendo os municípios de Ubajara, Carnaubal, Ibiapina, São Benedito, Tianguá, Viçosa do Ceará, Croatá da Serra, Guaraciaba do Norte e Ipu, o território compreende cachoeiras, florestas, transições de biomas, expressiva diversidade de fauna e flora, grutas, expoente beleza cênica, pontos turísticos de impacto estadual e nacional, produtos regionais voltados para o mercado interno e externo (exportação), Unidades de Conservação bem como as suas particularidades do ambiente urbano e patrimônio histórico. O projeto do Observatório Ambiental da Serra da Ibiapaba (OASI) se insere neste contexto como um colaborador para a divulgação científica, difusão de dados e informações ambientais e a educação ambiental da comunidade sobre a Serra da Ibiapaba com o objetivo de contribuir com a preservação ambiental, o conhecimento dos aspectos e impactos ambientais, a democratização de informações sobre meio da região. O desenvolvimento do projeto insere o IFCE Campus Ubajara como colaborador do direito de acesso a informação, de forma não-formal (educação ambiental da comunidade), abordando temas relacionados a Preservação Ambiental, Biodiversidade, Saneamento Ambiental, Ecoturismo, Práticas Sustentáveis e a elucidação pública quanto a políticas nacionais tais como Política Nacional do Meio Ambiente, Política Nacional de Resíduos Sólidos, Política Nacional de Recursos Hídricos e Lei de Crimes Ambientais.
Justificativa
O consumo de informações atualmente está muito vinculado às redes sociais, especialmente redes visuais como Instagram e redes de informações flash como o Twitter. Muitas informações sobre o meio ambiente, especialmente informações de caráter local e regional, se encontram geralmente em artigos científicos, publicações técnicas ou painéis de eventos temáticos, deixando de alcançar locais onde o amplo público está. Desta forma, aproveitar ambientes como aqueles para dar publicidade à informações sobre o Meio Ambiente e sensibilizar e engajar pessoas para a promoção da preservação ambiental se torna bastante pertinente, abrindo espaços não-formais para a Educação Ambiental e envolvimento dos diversos setores respectivamente responsáveis das diversas iniciativas. Assim, o Observatório Ambiental da Serra da Ibiapaba se justifica enquanto local digital onde reunem-se informações ambientais diversas sobre o Meio Ambiente da Serra da Ibiapaba através de divulgação científica e acesso a dados relevantes que muitas vezes se encontram com pouca penetração no público em geral, bem como atende a necessidade de o IFCE contribuir com a ciência do direito ao ambiente ecologicamente equilibrado (Constituição Federal) e à Educação Ambiental (PNEA), incumbência também das instituições educativas.
Público Alvo
Moradores dos municípios da Serra da Ibiapaba, das zonas urbanas e rurais, que utilizem redes sociais como meios de acesso a informação e que estejam interessados em questões ambiental voltadas ao seu território. Interessados em informações ambientais da Serra da Ibiapaba.
Objetivo Geral
Criar uma Observatório ambiental para um banco de informações, divulgação científica, reunião e difusão de dados e informações ambientais e a educação ambiental não formal sobre a Serra da Ibiapaba.
Objetivo Específico
Conscientizar a população da Serra da Ibiapaba e interessados sobre as questões ambientais pertinentes ao seu território.
Metodologia
O projeto OASI se desenvolverá pela criação de uma página na web (site) que: (i) reunirá os links de direcionamento para as informações ambientais da Serra da Ibiapaba divididos em eixos ou seções temáticos; (ii) apresentará dados de fontes externas em formato simplificado, com infográficos e esquemas visuais que os tornem mais compreensíveis; (iii) publicação de artigos com informações de novas publicações sobre o meio ambiente da região. As seções temáticas serão: biodiversidade (fauna e flora), saneamento ambiental (Sistema de Abastecimento de Água, Sistema de Esgotamento Sanitário, Sistema de Drenagem Urbana, Gestão e Gerenciamento de Resíduos Sólidos), recursos hídricos, resíduos sólidos, energia e tecnologias limpas, produção sustentável, licenciamento ambiental e ecoturismo. Sites e sistemas de órgãos como MMA, IBAMA, ICMBIO, ANA, IGBE, SEMA, SEMACE, FUNCEME, IPECE, SRH/COGERH e Órgãos locais ambientalmente competentes serão fonte de informações, muitos com potencial de parcerias futuras inter-institucionais. Os links de direcionamento serão para relatórios, sistemas, documentos, artigos e demais fontes primárias de informação. Esta será a plataforma do Projeto, facilitando a busca de informações e acesso a dados sobre o território. Para gerar engajamento e ampliar o impacto quanto a divulgação científica e educação ambiental, o OASI terá o contato primário com potenciais usuários através de um perfil no Instagram, visto que este permite interação com o público e a prestação de informações mais dinâmicas. Percebendo que muitos indivíduos consomem informações através das plataformas de redes sociais, o projeto utilizará a rede para uma maior aproximação do público com as informações do Observatório, sendo um perfil confiável de informação. As publicações serão administradas por uma equipe de bolsistas voluntários, com curadoria de dados e publicações (stories, feed, reels e vídeos). As postagens serão realizadas conforme grupos temáticos, como espécies de programas-tema que refletirão as seções do site, e postados com uma programação semanal. A atuação discente, pensando na curricularização da extensão, envolverá os estudantes das disciplinas de Educação Ambiental do campus Ubajara. Neste ambiente, no que diz respeito a educação ambiental e a difusão de conhecimentos, tecnologias e informações sobre a questão ambiental, serão realizadas também palestras, oficinas e minicursos relacionadas as informações reunidas no âmbito do OASI, incluindo a organização da Semana do Meio Ambiente 2023 do IFCE Campus Ubajara. Complementando estas duas frentes de atuação com o intuito de permitir a integração de profissionais e estudantes do IFCE com a sociedade local, o Observatório: (i) identificará oportunidades de representação institucional do campus Ubajara em comissões e comitês externos relacionados a questão ambiental (ex.: Conselhos Municipais de Defesa do Meio Ambiente - Condema; Comitês de Bacias Hidrográficas; Comitês de Unidades de Conservação; Comitês regionais de sustentabilidade) e (ii) envolverá profissionais e representantes comunitários alinhados aos objetivos do Observatório para compor as equipes de artigos sobre a questão ambiental local. As ações em conjunto do projeto contribuirão para participação nas ações de preservação ambiental na Serra da Ibiapaba. O cronograma de trabalho com duração inicial de 1 ano constará com: I - (day 1) criação e publicação do perfil no Instagram; II - (day 1) seleção de voluntários; III - (day 1 até mês 6) Criação e Alimentação do Site; IV - (mês 6) Lançamento do Site; V - (contínuo) Identificação de Oportunidades de Parceria e Representação Institucional Externa; VI - (mês 10) Cadastro e convites para membros colaboradores externos; VII (Contínuo e mês 12) Avaliações periódicas e relatório final.