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Campus:
CAMPUS CEDRO
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Escrita Científica: Passos Iniciais
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Metodologias e Estratégias de Ensino/Aprendizagem
Data de Início:
25/08/2022
Previsão de Fim:
14/12/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
30
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Várzea Alegre
Lavras da Mangabeira
Iguatu
Icó
Cedro
Formas de Avaliação:
Seminário
Trabalhos Escritos
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Redes sociais
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Efraim de Alcantara Matos
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Carlos Magno Oliveira Junior IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 25/08/2022 14/12/2022
Efraim de Alcantara Matos IFCE Coordenador Docente IFCE Não 3 25/08/2022 14/12/2022
Francisco Jose de Lima IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 25/08/2022 14/12/2022
Joao Nunes de Araujo Neto IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 25/08/2022 14/12/2022
Jose Olinda da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 25/08/2022 14/12/2022
Raquel de Oliveira Santos Lira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 25/08/2022 14/12/2022
Roberta da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 25/08/2022 14/12/2022
Rosana Maria Cavalcanti Soares IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 25/08/2022 14/12/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O desenvolvimento científico se dá em diversas frentes e em vários ambientes distintos. Um destes são as instituições públicas de ensino, pesquisa e extensão como os Institutos Federais. Nessa perspectiva, assume-se que “a iniciação científica pode ser um espaço de produção criativa com valor educativo e pedagógico” (BRIDI, 2010, p. 184). Logo, são inúmeros os desafios que estudantes do ensino superior precisam enfrentar, seja em cursos de licenciatura ou bacharelado. Dentre os obstáculos que se apresentam, um bastante comum nos relatos dos estudantes é a escrita acadêmica. Entre os desafios que vão emergindo, a escrita científica de projetos, artigos e/ou trabalho de conclusão dos cursos de graduação se apresenta como um bastante incômodo às/aos estudantes. Dentre tantas oportunidades que as instituições podem ofertar, oficinas se mostram como espaços formativos que podem abordar elementos da escrita científica proporcionando um conjunto de conhecimentos, procedimentos, e técnicas que podem contribuir para sanar essas intempéries formativas que os sujeitos venham a sentir. Nesse sentido, o Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem (GIPEA), por meio de suas linhas de pesquisa, propõe a realização do Projeto de Extensão: Oficina – Passos iniciais na escrita científica. Propondo-se a tratar Escrita Científica como algo prazeroso, possível e com linguagem adequada a estudantes de cursos superiores, cuja finalidade será propor espaços de interlocuções sobre aspectos da parte inicial da escrita científica, propiciando momentos de estudos e discussões sobre Bases de Dados, Normalização de Trabalhos Acadêmicos e Introdução. O projeto abordará diversas vertentes e em diferentes contextos dando aos participantes a oportunidade de conhecer os passos iniciais da investigação científica. As ações ocorrerão no campus Cedro do IFCE, atendendo a profissionais que tenham nível superior e estudantes de graduação e pós-graduação da comunidade interna e externa.
Justificativa
A escrita de documentos científicos, sejam eles artigos, resumos simples ou expandidos, relatórios e/ou trabalhos de conclusão de curso, tem se apresentado como um desafio aos estudantes de cursos superiores. A educação básica não parece ter priorizado a redação ou leitura de tais gêneros textuais em seus currículos e segue-se essa dificuldade/limitação ao ensino superior. Constatado o problema, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Cedro, por meio de seus departamentos, coordenações e colegiados, precisam traçar caminhos que auxiliem os estudantes quanto a permanência e êxito, culminando na conclusão de seus objetivos, promovendoespaços formativos que que contribuam com seu desenvolvimento acadêmico. Destarte, constituir ações de base acadêmica e científica que possam contribuir para o diálogo sobre temáticas que contribuam para a construção do conhecimento destes, auxiliando na formação dos alunos do ensino superior, basilando a apropriação de saberes a partir dos processos de ensino e aprendizagem por meio da busca por aperfeiçoamento e atualização (MACHADO; LIMA, 2021). A partir dessas questões, a realização do projeto mostra-se como espaço capaz de promover ensino e aprendizagem, abordando elementos estruturantes de Bases de Dados, Normalização de Trabalhos Acadêmicos e Introdução.
Público Alvo
Estudantes de cursos graduação e pós-graduação de instituições de ensino superior de cidades da região no entorno de Cedro, a saber: Várzea Alegre, Iguatu, Lavras da Mangabeira e Icó. Profissionais com nível superior que desejem ampliar as discussões acerca da temática.
Objetivo Geral
Promover acesso às bases teóricas e práticas da escrita científica.
Objetivo Específico
Favorecer a compreensão de elementos estruturantes de um texto científico e o desenvolvimento de habilidades para a escrita científica de atividades acadêmicas; Compreender levantamento e sistematização de literatura a partir de bases de dados científicas; Conhecer ferramentas e bases teóricas da lógica para busca de material científico.
Metodologia
As oficinas se estabelecerão por meio de diálogos sobre as bases teóricas da pesquisa em seus contextos iniciais. As oficinas serão desenvolvidas mediante articulação com as atividades de pesquisa que os participantes desejem desenvolver. Planejamento: Reunião do grupo para discutir textos utilizados, ações e abordagens a serem realizadas nas oficinas. Divulgação e Mobilização: Serão utilizadas mídias sociais como Facebook e Instagram, sendo solicitada à comunicação e gestão do campus a ampla divulgação do projeto. Inscrições e Critérios para Participação: Inscrição feita na recepção do IFCE Campus Cedro, sendo validadas as primeiras trinta que atendam aos critérios de participação que são: Possuir matrícula em instituição de ensino superior ou diploma de graduação. Atividades: Serão planejadas, executadas e avaliadas pelo grupo responsável pelo projeto, conforme descrito no plano de trabalho. Oficina 01 – Linguagem e mecanismos de busca em bases de dados – Teórica, dia 25/08 às 13h Oficina 02 – Linguagem e mecanismos de busca em bases de dados – Execução prática, dia 08/09 às 13h Oficina 03 – Normalização de trabalhos acadêmicos – Teórica e Prática, dia 06/10 às 13h Oficina 04 – Introdução – elementos estruturantes – Teórica, dia 27/10 às 13h Oficina 05 – Introdução – elementos estruturantes – Prática, dia 09/11 às 13h Oficina 06 – Objetivos de Pesquisa – Teórica e Prática, dia 23/11 às 13h