Exibir Ação

Campus:
CAMPUS BATURITE
Tipo da Ação:
Evento
Título:
GASTRONOMIA FUNCIONAL SUSTENTÁVEL: A COZINHA DO FUTURO INSPIRADA PELA NATUREZA
Área Temática:
Saúde
Linha de Extensão:
Promoção da Saúde
Data de Início:
28/07/2022
Previsão de Fim:
28/07/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
15
Carga Horária de Execução do Evento:
8
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Baturité
Formas de Avaliação:
Questionário
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
E-mail
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Oficina
Minicurso
Nome do Responsável:
Mirele da Silveira Vasconcelos
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Fabiana Bomfim da Rosa IFCE Integrante Discente IFCE Não 8 28/06/2022 28/06/2022
FRANCISCA LIMA GALVÃO UNIVERSIDADE DE FORTALEZA Integrante Sem vínculo Não 8 28/06/2022 28/06/2022
Francisco Anildo de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Sim 8 28/06/2022 28/06/2022
Mirele da Silveira Vasconcelos IFCE Coordenador Docente IFCE Não 8 28/06/2022 28/06/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A transformação para dietas saudáveis até 2050 vai exigir mudanças substanciais na dieta. O consumo geral de frutas, vegetais, nozes e legumes terá que duplicar, e o consumo de alimentos como carne vermelha e açúcar terá que ser reduzido em mais de 50%. Uma dieta rica em alimentos à base de plantas e com menos alimentos de origem animal confere benefícios à saúde e ao meio ambiente (Willett, 2019). Esta reflexão do Prof. Willett da Universidade de Harvard, juntamente aos recentes relatórios da comissão EAT-LANCET 2019 sobre Dietas Saudáveis e Sustentáveis e o relatório “Conectando Prioridades Globais: Biodiversidade e a saúde humana - uma revisão do conhecimento atual” que foi publicada pelo Secretariado da Convenção sobre Diversidade Biológica e a Organização Mundial de Saúde nos traz a tona refletir sobre as ações urgentes necessárias para uma transformação radical do sistema alimentar global.
Justificativa
Existem evidências consideráveis sobre o potencial funcional de alimentos de origem vegetal na promoção da saúde de populações além de resultados de estudos que apoiam a mudança das populações para dietas saudáveis e sustentáveis à base de plantas a fim de reduzir ou eliminar a ingestão de produtos de origem animal e maximizam os impactos favoráveis da “Saúde Única” na saúde humana, animal e ambiental minimizando os impactos até 2050. Nessa perspectiva que promove a produção e o consumo de preparações a base de alimentos mais naturais que possa favorecer á saúde humana e a sustentabilidade é que este projeto de minicurso de extensão foi idealizado.
Público Alvo
Profissionais da área de alimentação (empresários, agricultores, cozinheiros, chefes e auxiliares) profissionais autônomos, empregados, desempregados, e público em geral interessado no assunto.
Objetivo Geral
Apresentar a cozinha à base de plantas e sua interface com a saúde humana e a sustentabilidade planetária
Objetivo Específico
1. Apresentar o potencial funcional dos alimentos de origem vegetal na saúde humana 2. Ressaltar como a cozinha à base de plantas está relacionada a sustentabilidade planetária 3. Elaborar receitas com ingredientes naturais e sustentáveis
Metodologia
Inicialmente será realizada palestra teórica sobre o papel dos alimentos funcionais na saúde humana. Em seguida serão apresentados os ingredientes naturais a serem trabalhados na oficina gastronômica prática para produzir receitas saudáveis e sustentáveis e criar uma apostila com as produções para posterior elaboração de material na forma de E-book que possa ser divulgado gratuitamente para a população através das mídias sociais além de fortalecer o eixo ensino, pesquisa e extensão da instituição (ex: nos canais do projeto "Nutringredientes", sites da instituição, sala de aula, em outros minicursos, etc) . Serão preparadas 10 receitas, as quais tem como base os alimentos vegetais funcionais ricos em fitonutrientes e sua interface com a sustentabilidade dentro de uma proposta desde entradas, lanches, café-da-manhã, prato principal e sobremesas. As receitas valorizam as tendências culinárias contemporâneas com opções veganas, low carb, dietas de restrição de açúcar, sem glúten e sem lactose e a sustentabilidade. O minicurso será divulgado através de visitas a locais estratégicos (unidades de alimentação e nutrição comerciais e ou institucionais, escolas e comunidades) sendo a divulgação do mesmo através do envio de convites por e-mail e contando ainda com articulações entre instituições e entidades interessadas. Esta iniciativa é uma estratégia de educação alimentar e nutricional para pessoas com restrições alimentares, para a comunidade interessada e oportunizará um conhecimento que poderá ser utilizado na vida cotidiana e/ou no mercado de trabalho visto a importância da alimentação saudável e sustentável para a saúde única (animal+humana+ambiental). Vale destacar a importância também para a valorização de produtos da agroeconomia local e sua utilização pelo setor de alimentação.