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Campus:
CAMPUS CEDRO
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
(RE)CONSTRUINDO ROTINAS DE ESTUDOS
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Metodologias e Estratégias de Ensino/Aprendizagem
Data de Início:
20/06/2022
Previsão de Fim:
20/09/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
50
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Cedro
Formas de Avaliação:
Trabalho em grupo
Relatório
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Roberta da Silva
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Roberta da Silva IFCE Coordenador Docente IFCE Não 3 20/06/2022 20/09/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O presente projeto destina-se a desenvolver atividades como foco na (re)construção de rotinas de estudos por parte dos discentes, face ao período de ensino remoto e ao retorno às atividades presenciais pós pandemia. Considera-se que o período de suspensão das atividades letivas ocasionou reflexos nas condições de aprendizagem dos alunos, o que pode acentuar o crescimento dos indicadores de insucesso acadêmico, tais como a retenção e evasão escolar.
Justificativa
Compreende-se que um importante determinante do desempenho escolar dos estudantes está relacionado à questão afetiva: emoções, atitudes, interesses\motivações, e, nessa perspectiva, a escola precisa configurar-se como um espaço em que são estabelecidas relações positivas, sobretudo, diante de um contexto marcado por um longo período de isolamento social e afastamento das atividades escolares. Buscar alternativas de enfrentamento dessas questões que se observam presentes por ocasião do retorno às atividades letivas, torna-se necessário. A (re)construção de rotinas de estudo, a partir do contexto de isolamento social e de retorno às atividades letivas, que leve em consideração as questões afetivas que estão implicadas no processo de aprendizagem pode apresenta-se como estratégia de enfrentamento aos baixos indicadores de desempenho escolar e de altos indicadores de evasão e retenção.
Público Alvo
Alunos do ensino fundamental da EMEF Francisca de Jesus Cavalcante.
Objetivo Geral
Desenvolver estratégias para (re)construção de rotinas de estudos junto aos discentes, com enfoque em orientações pedagógicas, no intuito de minimização dos efeitos provocados pelo isolamento social no processo de aprendizagem.
Objetivo Específico
Realizar levantamento diagnóstico junto aos professores que atuam junto ao público atendido acerca das principais demandas relacionadas às rotinas de estudo;  Realizar escuta junto ao público-alvo no que tange às principais dificuldades de (re)construção de rotinas de estudo;  Desenvolver oficinas temáticas mediante as demandas identificadas;  Socializar os resultados observados junto às comunidades escolares.
Metodologia
A articulação com a EMEF Francisca de Jesus Cavalcante, comunidade externa, foi realizada mediante uma participação da proponente em planejamento com professores(as) da referida escola, acerca da temática do presente projeto. Na ocasião, o núcleo gestor manifestou interesse em realizar a atividade junto aos alunos, enviando ofício ao IFCE campus Cedro, registrando a solicitação de desenvolvimento de ações com os estudantes. Na oportunidade, compreende-se oportuno ofertar vagas para a comunidade interna, considerando a relevância da proposta para um melhor desempenho dos estudantes. O desenvolvimento das ações considerará cada grupo de alunos(as), ensino fundamental e ensino médio integrado, adequando a dinâmica das oficinas ao público atendido, cujos desenhos propostos serão adaptados aos grupos com participação efetiva dos estudantes, considerando o protagonismo como aspecto essencial do processo formativo ora apresentado. Planejamento, execução e monitoramento 1- Divulgação e inscrições: 1.1- O projeto será divulgado através das redes sociais, site e e-mails institucionais; 1.2- As inscrições serão realizadas através formulários virtual e físico. 2- Identificação de demandas para (re)construção de rotinas de estudos junto aos docentes 2.1- Aplicação de instrumental on line, através de e-mail, para consulta aos professores que atuam junto ao público atendido; 2.2- Sistematização dos dados coletados; 2.3- Elaboração de material de socialização das demandas identificadas. 3- Realização de escuta junto ao público-alvo no que tange às principais dificuldades de (re)construção de rotinas de estudo: 3.1- Realização de tempestades de ideias junto aos participantes do projeto; 3.2- Realização de roda de conversa para socialização dos dados obtidos junto aos docentes e discentes. Obtidos. 3.3- Elaboração de porfólio para sistematização dos dados 4- Realização de oficinas temáticas: 4.1-Planejamento de oficinas semanais a partir do diagnóstico realizado com docentes e discentes; 4.2- Elaboração de cronograma de oficinais semanais de 2h/a semanais; 4.3- Desenvolvimento das oficinas a partir do cronograma elaborado; 4.4- Produção de diário de bordo individual pelos participantes a cada oficina realizada; 4.5- Realização de dinâmicas de grupo para avaliação de cada oficina realizada. 5- Socialização dos resultados do projeto às comunidades escolares 5.1- Elaboração de relatório das ações desenvolvidas; 5.2- Realização de rodas de conversa com as escolas envolvidas para apresentação dos relatórios.