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Campus:
CAMPUS CRATEUS
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Coro Cênico Karatis 2022
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Música
Data de Início:
01/08/2022
Previsão de Fim:
31/12/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
40
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
350
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Crateús
Formas de Avaliação:
Trabalho em grupo
Reunião
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Folder
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Joao Paulo Ribeiro de Holanda
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Anderson Leandro Ferreira do Nascimento IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 01/08/2022 31/12/2022
Antonia Fiama Teixeira do Nascimento IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 01/08/2022 31/12/2022
Deyzi Kellem Cardoso Gomes IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 01/08/2022 31/12/2022
Ethel Alves Melo IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 01/08/2022 31/12/2022
Francisco Jeferson Paulino Santiago IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 01/08/2022 31/12/2022
Joao Paulo Ribeiro de Holanda IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 01/08/2022 22/12/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto tem por objetivo a manutenção de um Coro Cênico no IFCE - Campus de Crateús, com encontros/ensaios semanais, que promovam a interdisciplinaridade (dialogando com as performances corporais do teatro) e transdisciplinaridade (na locução com a percussão corporal e o acompanhamento de instrumentos musicais adjutores ao canto coral). O intuito maior é utilizar o coral como meio de difusão e sociabilização cultural, além dos seus sentidos sensíveis, estéticos, técnicos e performáticos.
Justificativa
O canto coral como organismo coletivo humanizador, difusor de cultura, arte e sensibilidade estética vêm sendo utilizado desde as eras mais remotas da história da humanidade com seu poder de integração e transcendência no que tange a esfera dos saberes sensíveis (GOMES, 2015). De modo que percebemos a necessidade de manter iniciativas como estas no sertão de Crateús considerando o alto fator de sociabilidade e a escassez de projetos como estes, tendo em vista a interlocução do campus com a comunidade, que podem ser estabelecidos nesse harmonioso encontro de interesses. Pois na sociedade atual, inclusive a brasileira, assim como a população dos sertões de Crateús e municípios vizinhos observamos facilmente uma sede, desejo, de uma arte não mercadológica (ADORNO, 1989) que faça a fuga desse mercantilismo global avassalador que desconsidera individualidades e extingue a coletividade, restando apenas um cidadão padrão robótico e insensível. Fator verificável há tempos nas próprias audiências públicas realizadas pelo IFCE Crateús, onde os cursos de maior interesse seriam Licenciatura em Música e Licenciatura em Teatro, desse modo o coral surgiria como resposta a essa demanda da própria comunidade circundante imediata e intermunicipal. Nesse fluxo o coral aliado à sua técnica vocal seria um instigador promotor de autoconhecimento e a sensibilidade que permitem o encontro consigo mesmo e o mundo circundante (COELHO, 1999), a oportunidade de cada um descobrir-se e assumir-se como instrumento, instrumentista e luthier. Ainda vale ressaltar que aliado a vivência coral estética, performática e transcendente, algumas ressonâncias em potenciais de felling educacional são verificáveis nos envolvidos nesses processos de ensino e aprendizagem, tais como: o desenvolvimento motor nas questões de lateralidade, psicomotricidade geral e fina, raciocínio lógico matemático, processos mnemônicos e associativos, (re)interpretação e (re)significação de signos e símbolos linguísticos e musicais, liderança, trabalho coletivo, disciplina, concentração, desinibição, prontidão física, ludicidade e movimento.
Público Alvo
Qualquer indivíduo com a idade igual ou superior a 15 anos. Parte do alunado consiste em integrantes dos anos anteriores, por se tratar de uma atividade de extensão continuada, estes vão desde donas de casa até dentistas, professores e médicos da região do sertão de Crateús. Os novos integrantes serão aceitos por indicação até o preenchimento total de 40 vagas.
Objetivo Geral
Por meio do coral difundir e promover sociabilização cultural, além dos seus sentidos sensíveis, estéticos, técnicos e performáticos.
Objetivo Específico
Estudar música em seus múltiplos aspectos e funções na sociedade, porém ressaltando sempre o sentido do fazer música musicalmente (SWANWICK, 2003); • Compartilhar metodologias e vivências em canto e suas técnicas; • Promover vivências e culminâncias esporádicas para apresentar em praças escolas, teatros e demais dispositivos culturais da cidade;
Metodologia
O projeto irá funcionar com dois encontros semanais de 2h, nas terças e quintas-feiras, das 17h30min às 19h30min. Qualquer indivíduo com a idade igual ou superior a 15 anos poderá compor o coro. Parte desse alunado, já, consiste em integrantes dos anos anteriores (Cerca de 28 integrantes), por se tratar de uma atividade de extensão continuada, estes vão desde donas de casa até dentistas, professores e médicos da região do sertão de Crateús. Os novos integrantes serão aceitos por indicação e processo avaliativo via audição até o preenchimento total de 40 vagas. O anúncio dessas 12 remanescentes será feito via mídias oficias do campus. Em um primeiro momento iremos abordar aspectos musicalizadores gerais para uma melhor apreensão dos conteúdos técnicos e performáticos do canto coletivo. Dando sequencia ao trabalho daremos ênfase ao conteúdo específico do canto coral aliado a performance cênica-corporal e o estudo de repertório, começaremos com canções simples, cânones com motes clássicos e seguiremos para canções em uníssono, duas vozes, três vozes até chegar ao ideal de quatro vozes simultâneas. Ao finalizar um processo de construção de repertório entre 5 a 7 músicas aprendidas pelos componentes do coro dar-se-á o momento da performance pública que poderá ser realizada em teatros, igrejas, praças, auditórios e demais dispositivos culturais que nos forem solícitos e propícios. Esse momento também constará como parte do processo avaliativo, somando-se a assiduidade e envolvimento com o projeto e uma auto avaliação ao final do ciclo de cada apresentações.