Exibir Ação

Campus:
CAMPUS MARACANAU
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Projeto Draga Limpa: uma parceria com o Instituto Verde Luz
Área Temática:
Meio Ambiente
Linha de Extensão:
Resíduos Sólidos
Data de Início:
20/06/2022
Previsão de Fim:
25/06/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
50
Carga Horária de Execução do Evento:
40
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Fortaleza
Formas de Avaliação:
Pesquisa de Satisfação
Participação
Debate
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Campanha
Nome do Responsável:
Juliana de Brito Marques do Nascimento
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Hemilly Miranda Pereira IFCE Integrante Discente IFCE Não 40 20/06/2022 25/06/2022
Joao Carlos Aragao Ferro de Melo IFCE Integrante Discente IFCE Não 40 20/06/2022 25/06/2022
Jose Rodrigues do Nascimento Neto IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 20/06/2022 25/06/2022
Juliana de Brito Marques do Nascimento IFCE Coordenador Docente IFCE Não 5 20/06/2022 25/06/2022
Kadidja Fideralina Barbosa de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 40 20/06/2022 25/06/2022
Maryana Oliveira Uchoa IFCE Integrante Discente IFCE Não 40 20/06/2022 25/06/2022
Victor Conde Ferreira IFCE Integrante Discente IFCE Não 40 20/06/2022 25/06/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Instituto Verde Luz Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Projeto Draga Limpa é uma parceria de alunos do IFCE com o Instituto Verdeluz que realizará uma oficina de montagem e instalação de bitucas e lixeiras de material reciclável com moradores da comunidade do Poço da Draga na praia homônima de Fortaleza - CE. O projeto terá cunho educativo ambiental nos moradores voluntários e, de forma indireta, nos banhistas que frequentemente dispõem resíduos sólidos, principalmente bitucas de cigarro, na faixa de areia da praia da comunidade, o que resultará numa redução significativa do volume de resíduos recolhidos na faixa de areia em uma coleta posterior à oficina, com ênfase no número de bitucas, beneficiando tanto os moradores quanto os banhistas, que poderão dispor de um ambiente mais limpo e paisagístico.
Justificativa
Comumente pode-se ser observado o acúmulo de resíduos sólidos nas faixas litorâneas, a acumulação de lixo, muitas vezes, ocorre pelo descarte inadequado dos frequentadores da região, sendo, a população parte responsável deste problema, devido principalmente à destinação incorreta de seus resíduos que, muitas vezes, são lançados deliberadamente na praia e no mar, gerando a chamada poluição difusa. Entre os resíduos mais comuns, estão as bitucas de cigarro, comumente observadas na região do Poço da Draga. Em virtude da facilidade no acesso dos usuários ao consumo deste produto, assim como, a sua curta vida útil o ajudam a serem rapidamente 4 descartados após seu término de uso, sendo quase ou imediatamente substituído por outro, dependendo do grau de dependência do ou dos usuários. As bitucas de cigarro representam perigo ambiental por trazerem compostos químicos tóxicos ao meio ambiente, danos preocupantes à vida marinha bem como à qualidade da água e contribuem para a poluição visual da praia, caso não sejam recolhidos em tempo hábil e descartadas corretamente, desse modo, surge a urgência na elaboração de medidas alternativas e mitigadoras por parte dos usuários da região, realizando um trabalho de educação, informação e coordenação de ações como campanhas de descarte adequado, conscientização, entre outras, que vão demandar o envolvimento compartilhado entre os usuários.
Público Alvo
Frequentadores temporários da região do Poço da Draga e Moradores da comunidade.
Objetivo Geral
Redução dos resíduos sólidos dispostos na orla da praia e da comunidade do Poço da Draga - Fortaleza/CE.
Objetivo Específico
Propor a educação ambiental para os usuários do Poço da Dragra a fim de diminuir a disposição de bitucas de cigarro ao longo da praia; ● Promover oficina de criação e instalação de bituqueiras e lixeiras na faixa de praia; ● Realizar uma coleta de resíduos sólidos na orla da praia.
Metodologia
A educação ambiental é o norte do projeto. Com a ação, o intuito é que os moradores e comerciantes da comunidade do Poço da Draga possam atuar como educadores ambientais, no sentido de instruir e orientar os frequentadores da praia a manterem o ambiente limpo fazendo uso das lixeiras e bituqueiras dispostas no local. Além disso, também se faz necessário que os moradores de outros bairros da cidade tomem conhecimento das lutas e resistências travadas pela comunidade do Poço da Draga e a coleta de resíduos tem a função de propiciar essa aproximação. Em uma primeira etapa, deverá ser realizada uma oficina, na qual serão recolhidos materiais a serem utilizados na confecção das lixeiras e bituqueiras. Parte dos componentes já pertencem a moradores da região ou são resíduos que serão reaproveitados para essa atividade. Em seguida, será realizada uma coleta de resíduos na praia do Poço da Draga, aberta ao público e divulgada em redes sociais. Na ocasião da coleta, as lixeiras e bituqueiras deverão estar instaladas. Os participantes receberão o material a ser utilizado na atividade e serão instruídos de como proceder na coleta, a fim de facilitar a separação e reciclagem dos resíduos, assim como evitar qualquer risco de acidente. Após a coleta, que durará uma hora, os participantes pesarão os resíduos coletados e haverá a realização de uma roda de conversa, na qual eles irão ouvir e interagir com os moradores e comerciantes da comunidade.