Exibir Ação

Campus:
CAMPUS TABULEIRO
Tipo da Ação:
Evento
Título:
MINICURSO DE REDAÇÃO II 2022
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Alfabetização, Leitura e Escrita
Data de Início:
22/08/2022
Previsão de Fim:
26/08/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
1000
Carga Horária de Execução do Evento:
4
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Testes Objetivos
Reunião
Pesquisa de Satisfação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Minicurso
Nome do Responsável:
Ritacy de Azevedo Teles
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ritacy de Azevedo Teles IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 22/08/2022 26/08/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O MINICURSO DE REDAÇÃO I 2022 visa a promover a aprendizagem de conhecimentos de ortografia necessários ao êxito do estudante no atendimento à competência I na redação ENEM, tendo como conteúdo o uso dos acentos agudo, circunflexo e grave.
Justificativa
Os conhecimentos ortográficos são exigidos em ocasiões em que os indivíduos precisam expressar-se pela escrita, sendo um dos critérios de avaliação que poderão definir resultados na Competência I da redação ENEM, maior certame de acesso à universidade no país.
Público Alvo
Estudantes de outros "campi" do Instituto Federal do Ceará e de outras escolas, além de outros indivíduos que desejem se beneficiar do estudo da ortografia da Língua Portuguesa para obter êxito na Competência I da redação ENEM e em outras ocasiões de escrita.
Objetivo Geral
Contribuir para a aquisição de conhecimentos ortográficos por estudantes e outros indivíduos para a adequação formal de sua redação no ENEM e, por extensão, de outros textos escritos.
Objetivo Específico
Promover o aprendizado do emprego dos acentos agudo, circunflexo e grave para seu uso adequado na redação ENEM e em outros textos.
Metodologia
O minicurso terá duração de 4 (quatro) horas. Serão disponibilizados aos alunos vídeos curtos de 10 a 30 minutos que totalizarão 50% do tempo total do evento e, complementarmente, serão disponibilizados materiais de estudos para acompanhamento dos vídeos, aprofundamento dos conteúdos e resolução de questões, das quais serão postados gabaritos e comentários. O minicurso será disponibilizado no canal You Tube, e os alunos matriculados poderão expressar dúvidas, comentários e sugestões, inclusive pelo preenchimento de formulários eletrônicos, sendo possível, a partir de sua observação, a construção de respostas pela professora. Os vídeos serão disponibilizados no primeiro dia do evento, além de material de estudo e questões. Gabaritos e comentários serão dispostos apenas no último dia do minicurso, bem como respostas e comentários extras da professora, a fim de que os alunos tentem fazer exercícios sem consulta antecipada de respostas. Para a cooptação de alunos, serão feitas inscrições através de formulário eletrônico, podendo-se observar o público beneficiado, suas regiões, faixas etárias, pretensões para o ensino superior, origem escolar e outras informações relevantes para o aprimoramento da ação. O minicurso deverá ser divulgado com antecedência não só no seu "campus" de origem, mas também nos demais do IFCE e de outros IFs do país, bem como em escolas públicas de Ensino Médio de diversas regiões e em seus municípios. Para isso, será necessário contar com as ferramentas de comunicação institucionais e empreender divulgações em outras escolas e em grupos de docentes e discentes.