Exibir Ação

Campus:
CAMPUS AVANÇADO PECÉM
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
A INSERÇÃO DOS EGRESSOS DO CAMPUS NAS INDÚSTRIAS DO COMPLEXO PORTUÁRIO DO PECÉM
Área Temática:
Tecnologia e Produção
Linha de Extensão:
Emprego e Renda
Data de Início:
01/08/2022
Previsão de Fim:
19/12/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
200
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Edital de extensão - fomento para o Programa de Acompanhamento de Egressos
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Relatório
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Candida Salete Rodrigues Melo
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Candida Salete Rodrigues Melo IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 01/08/2022 19/12/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 400,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A existência de um campus do IFCE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará), localizado na área do complexo de indústrias do Pecém tornou possível um trabalho direcionado a atender a necessidade de mão de obra especializada para o mercado local. Funcionando desde 2016, a oferta dos cursos técnicos acontece semestralmente em automação industrial, eletromecânica, eletrotécnica, segurança do trabalho e química. Além disso, existem cursos rápidos de extensão na modalidade FIC (Formação Inicial e Continuada), conforme as carências das indústrias locais. A região do Pecém e entorno possuem, além do Porto, diversas empresas e indústrias multinacionais e/ou transacionais de grande porte que demandam dos seus funcionários mão de obra especializada em diversas áreas. O campus Pecém capacita jovens da localidade e entorno em cursos técnicos, conforme demanda local, o que resulta em contratações de muitos dos seus egressos pelas empresas mencionadas acima. Foi pensando nas informações citadas anteriormente que decidimos criar o projeto A inserção dos egressos do campus nas indústrias do complexo portuário do Pecém. A iniciativa tem a finalidade de catalogar dados sobre como e o quanto o mercado local está absorvendo a mão de obra que o campus forma e disponibilizar esses dados através do site do IFCE. Durante a execução do projeto, entraremos em contato com nossos egressos para obtermos informações quantitativas e qualitativas sobre as áreas que nossos ex-alunos estão sendo utilizados pelas indústrias locais. Esses dados irão alimentar um banco de dados para acesso tanto pela comunidade acadêmica quanto externa. Ao final do projeto, teremos as informações colhidas catalogadas e disponíveis para acesso on-line.
Justificativa
A região do Pecém conta com indústrias transnacionais/multinacionais e o Porto, hoje com parceria com o de Roterdã, na Holanda, e necessita de profissionais com formação técnica em várias áreas. Para suprir a demanda local, o IFCE - campus Pecém oferta cursos técnicos em automação industrial, eletrotécnica, eletromecânica, segurança do trabalho e química. Os alunos egressos desses cursos são inseridos no mercado de trabalho da região e precisam ser acompanhados para que, entre outras finalidades, a instituição possa lançar um olhar crítico sobre si, e fazer uma autoavaliação sobre seu processo de formação, com foco em seus pontos fortes e fragilidades. O levantamento de dados sobre esses ex-alunos e empresas em que atuam, assim como a disponibilidade dessa informação de forma on-line, norteará tomadas de decisões em relação ao pensar e agir institucional, sempre com o objetivo de melhorar as ofertas para a comunidade. Foi pensando nesse aprimoramento que decidimos desenvolver um projeto de levantamento de dados sobres os egressos do campus do Pecém, disponibilizando essas informações em um ambiente virtual com coleta de dados contínua, disponibilizada no próprio site do IFCE.
Público Alvo
Alunos egressos do campus Pecém
Objetivo Geral
O projeto tem como objetivo principal o levantamento de informação sobre os egressos do campus Pecém, com foco no quanto e em como esses ex-alunos se encontram inseridos no mercado de trabalho da região. Os dados quantitativos serão disponibilizados ao público em geral no site do IFCE, e nortearão tomadas de decisões futuras na melhoria de oferta de cursos à comunidade. Além disso, criaremos um ambiente on-line para dados dos futuros egressos, com possibilidade de alimentação contínua.
Objetivo Específico
• Coletar informações sobre os alunos egressos do campus Pecém e suas inserções nas indústrias do complexo portuário; • Organizar e disponibilizar de forma quantitativa, através do site do IFCE Pecém, os dados coletados na investigação; • Preparar um ambiente virtual para coleta de informações constantes sobre os egressos; • Implementar e manter atualizado sistema de comunicação com os egressos, a partir de dados e registros atualizados; • Nortear tomadas de decisões futuras para melhorar e oferta de cursos para a comunidade.
Metodologia
Com o objetivo de levantar informações quantitativas sobre a inserção dos egressos dos cursos técnicos do campus Pecém nas indústrias da área, disponibilizá-las em ambiente virtual do campus (site www.ifce.edu.br/pecem), e obter dados qualitativos sobre os ex-alunos com coleta de informações de forma contínua, o projeto seguirá a metodologia descrita a seguir. O primeiro passo será a abertura de edital para seleção de um monitor que irá trabalhar auxiliando o coordenador do projeto. Em seguida, serão levantados dados de contato dos egressos do campus Pecém, tais como e-mail, whatsapp e telefone, para disponibilizarmos um formulário a ser preenchido pelos mesmos sobre suas atuações na área do curso que finalizaram e em que empresas se encontram, caso estejam inseridos no mercado de trabalho. Com esse material, prepararemos, além de um quadro com dados quantitativos que serão disponibilizados no site do IFCE, uma tabela para ser alimentada continuamente com informações dos ex-alunos e que terá a função de nortear futuras tomadas de decisões em relação aos cursos que ofertamos. Além disso, convidaremos alguns egressos que responderam os questionários, para participarem de uma conversa sobre a inserção no mercado de trabalho com atuais alunos dos cursos técnicos. Essa fase de catalogação de dados do projeto deve prolongar-se por um mês e, finalizados, esses dados ficarão disponíveis para consulta, de forma virtual, por qualquer pessoa que tiver interesse pelos mesmos. O bolsista terá o papel de entrar em contato com os egressos, enviar o questionário para os mesmos, catalogar os dados recebidos, ajudar na organização do encontro com os egressos e a comunidade interna, dar suporte na preparação do material que ficará no site, assim como outras atividades relacionadas a levantamento de informação utilizadas no banco de dados.