Exibir Ação

Campus:
CAMPUS TIANGUA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
PROJETO DE EXTENSÃO FORTALECENDO E DIVULGANDO AÇÕES EMPREENDEDORAS DA INCUBADORA DO IFCE CAMPUS TIANGUÁ
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Empreendedorismo
Data de Início:
01/08/2022
Previsão de Fim:
31/12/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
300
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Edital de extensão - fomento para Incubadoras
Programa Institucional
Incubadoras de Empresas
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Tianguá
Formas de Avaliação:
Reunião
Relatório
Participação
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Folder
E-mail
Cartaz
Áudio
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Necio de Lima Veras
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Iarla Darly Sousa de Araújo IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 01/08/2022 31/12/2022
Necio de Lima Veras IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 01/08/2022 31/12/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2.400,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A incubadora do IFCE é uma ferramenta pedagógica que possibilita impactos positivos na região a partir da contribuição na geração de novos negócios, movimentação da economia local e o despertar do interesse da cultura empreendedora da região. O Programa de Incubação de Empresas do IFCE é coordenado pela PROEXT e também integra o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) por meio do planejamento estratégico do campus com objetivos, metas e ações, concentrando-se em um programa de incubação em três modalidades: pré-incubação, incubação residente e não-residente. Este projeto busca conseguir o suporte discente para o fortalecimento e divulgação das ações executadas pela incubadora de empresas no âmbito do empreendedorismo como práticas constantes no campus IFCE/Tianguá. Ao fortalecer a Incubadora de Empresas do campus, atua-se especialmente no apoio aos alunos e egressos dos cursos regulares da instituição, que tenham uma ideia de negócio a fim de transformá-la em oportunidade para inserção no mercado. A incubadora oferta consultoria, orientação técnica e gerencial, laboratórios compartilhados e infraestrutura básica composta de recepção, acesso à internet e uma sala de reuniões. Além disso, a incubadora conta com o apoio do Programa Núcleo de Práticas em Engenharia e Desenvolvimento de Software - NUPREDS por meio da possibilidade de parceiras e usos compartilhado de recursos tecnológicos, como o laboratório e os equipamentos de informática. Partindo da necessidade de receber cooperação para a realização de atividades relacionadas com o tema empreendedorismo, sobretudo, de demandas da Incubadora, o presente projeto trata da oferta de bolsa para atuação discente em atividades ligadas aos serviços ofertados pela incubadora do campus de Tianguá. Entende-se por cooperação a realização de atividades relacionadas com o tema empreendedorismo, com atuação na divulgação, organização e desenvolvimento de ações empreendedoras, tais como minicursos, palestras, oficinas e atualização de mídias sociais. Espera-se, assim, além de obter suporte à incubadora a partir de suas demandas, contribuir com a formação do discente que atuará na condição de bolsista.
Justificativa
O projeto atuará frente às ações da incubadora no campus na medida em que a mesma contempla um espaço empreendedor na perspectiva de fornecer suporte aos alunos e egressos dos cursos regulares da instituição, que tenham uma ideia de negócio a fim de transformá-la em oportunidade e que venha atender aos desafios do mercado da região. A incubadora visa promover a permanência do aluno e egresso na região em que eles estão inseridos, na medida em que o mesmo terá a oportunidade de orquestrar um negócio atuando na região, gerando trabalho e renda e contribuindo para o desenvolvimento local. Dessa forma, a incubadora é relevante, ainda, pois está alinhada à vocação produtiva, social, empresarial e cultural da região, a saber, nos segmentos do agronegócio, tecnologia de informação, educação e serviços frente às empresas nascentes oriundas de clientes orquestrados de alunos e egressos da instituição, que atendam a uma proposta de negócio a ser configurada na região. A incubadora, todavia, está atrelada à pesquisa aplicada junto ao núcleo de pesquisa do campus de Tianguá em parceria interna com a coordenação de pesquisa, na medida em que estará aproximando-se de empresas da região e identificando soluções tecnológicas. A incubadora engloba um universo de aproximadamente 1000 discentes e 500 egressos, todos considerados potenciais empreendedores sob a óptica da incubadora. Assim, na impossibilidade atual de contratação ou deslocamento de um técnico para esse tipo de atividade de suporte e apoio para a incubadora, existe a demanda de que algum bolsista possa prestar suporte, mediante orientação na realização de suas atividades, promoção de minicursos, divulgação em mídias sociais e desenvolvimento de ações empreendedoras.
Público Alvo
Alunos Egressos
Objetivo Geral
Contribuir para o desenvolvimento da cultura empreendedora e de inovação no campus do IFCE Tianguá por meio da atuação da incubadora de empresas, especialmente quanto ao suporte às ações vinculadas aos serviços ofertados ao público de discentes e egressos do campus.
Objetivo Específico
a) Disseminar a política empreendedora do campus. b) Ampliar a prospecção do empreendedorismo na comunidade interna com alunos, servidores e comunidade externa junto aos alunos egressos. c) Estimular a inovação tecnológica em direção à propriedade intelectual por meio da discussão científica entre alunos do campus, empresas locais e instituições de ensino externas pertencentes à macro região do projeto. d) Incentivar o surgimento de ideias empreendedoras a partir de eventos internos e externos ao campus junto à comunidade. e) Propiciar a aprendizagem pelo uso, individual ou coletivo, de ambientes produtivos do Campus. f) Divulgar as ações realizadas e conteúdos educativos nas mídias sociais oficiais da incubadora.
Metodologia
O bolsista atuará vinculado à incubadora do campus, apoiando ações estratégicas adotadas como etapas processuais em conformidade com o Plano de Ação da Incubadora durante cinco meses. O bolsista organizará e participará de atividades como entrevistas, divulgações, monitoramentos, realização de eventos e reuniões, além de poder propor cursos, treinamentos ou eventos com base em demandas identificadas. O monitoramento das atividades será por meio de reuniões, relatórios e acompanhamento na realização das atividades, gerando para cada atividade/ação desenvolvida um resultado parcial.