Exibir Ação

Campus:
CAMPUS TIANGUA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Projeto AppRecicla para o fortalecimento da Associação dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis de Tianguá
Área Temática:
Tecnologia e Produção
Linha de Extensão:
Resíduos Sólidos
Data de Início:
03/08/2022
Previsão de Fim:
03/12/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
60
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Edital de extensão - fomento para o Acordo de Cooperação IFCE e Cáritas
Programa Institucional
Incubadoras de Empresas
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Tianguá
Formas de Avaliação:
Reunião
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Folder
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Sabrina Kelly Nogueira Falcao Soares
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
David de Miranda Rodrigues IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 03/08/2022 03/12/2022
Francisca Dayane de Araujo de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 03/09/2022 03/12/2022
Gessé Fernandes Martins IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 03/09/2022 03/12/2022
Jose Gerardo Araujo Junior IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 03/08/2022 03/12/2022
Maria de Lourdes Camilo do Nascimento Cáritas Tianguá Integrante Sem vínculo Não 2 03/08/2022 03/12/2022
Phylippe Gomes de Lima Santos IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 03/08/2022 03/12/2022
Sabrina Kelly Nogueira Falcao Soares IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 03/08/2022 03/12/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Cáritas Diocesana de Tianguá Sim Acordo de cooperação 23255.009557/2018-57
Associação dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis de Tianguá Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2.000,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Em tempos de crise socioambiental causado pelo cenário de pandemia que o mundo vive, muitos grupos de catadores e catadoras vêm se organizando de forma a melhorar a qualidade dos produtos segregados, além de aumentar a quantidade de material que é submetido para reciclagem e isso tem impactado na renda familiar daqueles que estão envolvidos no trabalho de coleta e reciclagem. O Projeto AppRecicla para o fortalecimento da Associação dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis de Tianguá visa mapear áreas de coleta de resíduos para a rede de trabalhadores e trabalhadoras que integram a Associação dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis de Tianguá, ao qual atua na Região da Serra da Ibiapaba. Atualmente, e entidade atua com 62 associados(as), de constituição formalizada e com o apoio direto da Cáritas Diocesana de Tianguá. Na tentativa de suprir problemas de Gerenciamento de Coletas de Resíduos, a associação juntamente com a Cáritas e IFCE, a partir dos campi Tianguá, Camocim e Ubajara atuam em parceria no Projeto AppRecicla para Mapeamento de Pontos de Coleta. O Projeto foi planejado em duas fases: a primeira foi o desenvolvimento do aplicativo para mapear pontos de coleta possibilitando uma adesão de pessoas físicas e jurídicas para doação de materiais com potencial para reciclar. A segunda fase será a realização do gerenciamento do aplicativo a partir da adoção de um Plano de Ação Comunitário com a aplicação da ferramenta do Diagrama da Árvore do Problema e oficina de modelagem de negócio seguida do projeto de gestão com o planejamento estratégico e análise dos parâmetros de viabilidade econômico e financeira do negócio. Em suma, o presente projeto de intervenção trata-se de uma continuidade do Projeto AppRecicla executado em 2021 com os recursos de bolsa oriundos do EDITAL 04/2021/PROEXT/IFCE.
Justificativa
O projeto justifica-se pela necessidade de ampliar a adesão de pessoas no fornecimento de materiais recicláveis para a associação. Isso implica socialmente e economicamente na geração de trabalho e renda e ambientalmente na mitigação dos impactos dos ecossistemas locais. Atualmente, a Região da Ibiapaba não apresenta dispositivos que possibilitem recolher os resíduos para espaços localmente adequados de recepção de material com potencial para reciclar. O lixão a ‘céu’ aberto ainda é o destino dos resíduos da região. Nessa área, não existe nenhum preparo do solo para receber o “lixo”. Todo o resíduo é depositado e deixado exposto sem qualquer monitoramento ambiental.
Público Alvo
Sessenta e dois associados(as) que integram a Associação de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis de Tianguá; e População em Geral da Região da Serra da Ibiapaba.
Objetivo Geral
Fortalecer a Associação de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis.
Objetivo Específico
- Mobilizar e sensibilizar associados(as) para adesão de usuários na região; - Empreender na associação utilizando ferramentas de modelagem de negócio e projeto de gestão.
Metodologia
O itinerário metodológico do projeto será realizado em duas etapas: ETAPA I – Planejamento e mobilização – Planejar as ações que serão desenvolvidas no projeto com visitas à Associação e mobilizar os(as) associados(as) para ampla divulgação do AppRecicla junto aos veículos de comunicação locais para adesão de usuários. ETAPA II - Intervenção – Realização do gerenciamento do aplicativo a partir da adoção de um Plano de Ação Comunitário com a aplicação da ferramenta do Diagrama da Árvore do Problema e oficina de modelagem de negócio seguida do projeto de gestão com o planejamento estratégico e análise dos parâmetros de viabilidade econômico e financeira do negócio. A intervenção com a adoção da oficina, como momento formativo, será gerenciada utilizando a Plataforma de Cursos e Eventos, do IFCE/campus Tianguá, através do link https://eventos.tiangua.ifce.edu.br/ com abertura de inscrição e certificação dos catadores(as) da Associação. A oficina irá ocorrer no âmbito da sede da Associação com a participação dos membros da diretoria (grupo gestor) e membros associados(as) que manifestarem interesse em participar. Em ambas as etapas serão realizadas avaliações sistemáticas com reuniões da equipe executora e rodas de conversas com os(as) associados(as). O projeto terá uma parceria interna, através da Incubadora do campus no apoio ao trabalho de marketing digital.